É como dizem: o golpe tá aí… cai quem quer. Mas e quando esse golpe acontece dentro da empresa? Como identificar que alguém está te passando para trás? Confira todas as dicas que a Superdigital separou para você proteger o seu negócio e evitar possíveis fraudes e prejuízos financeiros. Bora lá?

Entenda o que é fraude empresarial:

Antes de mais nada, é preciso entender o que é e como funciona uma fraude empresarial. Muito utilizada entre termos jurídicos para se referir a golpes que acontecem em uma empresa, a fraude pode surgir por meio de funcionários, terceirizados, ex-funcionários, outras pessoas ligadas ao negócio e criminosos especialistas no assunto.

Ela pode afetar não só financeiramente, como também causar desconfiança dentro do quadro de funcionários, entre parceiros, sócios e clientes. Além de gerar uma má reputação à empresa no geral.

Tipos de golpes que podem afetar a sua empresa:

Os tipos de fraudes que podem acontecer são os mais diversos, desde pequenos furtos de mercadorias até o vazamento de informações sigilosas. Entre os mais comuns, estão:

Boletos, notas e cheques falsos — sim, quem lida com clientes deve estar atento aos meios de pagamentos aceitos, sejam eles boletos, cartões de crédito ou débito, Pix e cheques. Até mesmo notas falsas não devem passar despercebidas.

? Cuidados: seja rigoroso e defina bem como deseja receber os pagamentos. Para cada meio, existe uma maneira de evitar golpes financeiros. Saiba mais sobre cada um deles abaixo:

? 4 tipos de golpe com cartão que você não sabia.
? Pix com segurança: saiba como identificar golpes e fraudes.

Furto e desvio de dinheiro — seja por pessoas que têm acesso ao fluxo do caixa, às contas bancárias ou senhas dos cartões da empresa, o furto de dinheiro pode ser feito aos poucos, o que demora a ser percebido, ou de uma vez, mas nem sempre fácil de rastrear.

? Cuidados: deixe apenas alguém de confiança com acesso ao dinheiro. Seja rigoroso ao montar a sua equipe, que irá lidar com este tema diretamente. Em especial os profissionais de finanças e segurança. Evite amigos ou parentes envolvidos, caso seja um negócio independente, familiar ou pequeno.

Roubo ou vazamento de dados — quem se lembra do megavazamento de dados que aconteceu este ano e causou preocupação não só em empreendedores, mas principalmente em clientes? Pois é, mais comum do que parece, ele tem causado preocupação em muitas empresas devido à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

? Cuidados: quando se trata de dados privados, a recomendação é reforçar a segurança dessas informações. Invista em ferramentas seguras para evitar ataques de hackers ou criminosos, e reconsidere quais dados podem passar despercebidos pela empresa (RG, CPF, endereço, sexo, etc.).

Furto e roubo de mercadorias — esse tipo de golpe acontece em especial com lojas ou empresas que possuem um estoque ou uma grande variedade de produtos — o que pode dificultar o controle do que entra e sai.

? Cuidados: crie um controle de acesso às mercadorias, considere câmeras de segurança e apenas pessoas autorizadas. Dessa forma, será possível ter uma noção do que foi desfalcado e por quem.

Corrupção — outro tema polêmico, dentro das fraudes empresariais, é a corrupção. Inclusive, ela tem sido uma das principais preocupações das empresas em 2021, aponta o Relatório Global de Fraude e Risco Kroll 2021.

? Cuidados: busque criar um código de conduta, reveja os procedimentos de entrevistas e contratações de funcionários. Não se esqueça de criar um comitê e um canal de denúncias para evitar mais irregularidades e impor penalidades para essa fraude.

Conheça a solução Superdigital para empresas:

Seja para mostrar como proteger a sua empresa de fraudes ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Já pensou em diminuir o tempo que você gasta realizando pagamentos e outras burocracias em filas de banco? Aqui, você pode fazer tudo isso enquanto toma um café. Vamos conversar melhor?

​​Diga adeus à burocracia!

Utilize o Link Getpay da Getnet e receba os pagamentos das suas vendas em um clique! É só criar um link da compra, enviar para o cliente (seja por redes sociais, WhatsApp ou email) e receber em até dois dias.

E pode ficar tranquilo: todo processo é feito em segurança e com comprovante da venda ao final. Conheça todos os planos aqui e não fique de fora dessa!