Falar sobre dinheiro, grana, dindin ainda é um grande tabu, certo? Mas trocar ideias sobre esse assunto é muito importante para se organizar financeiramente e conseguir ter visão de tudo que entra e sai na sua conta, independentemente do quanto ganha. Quer saber como fazer isso? Então se liga nas dicas zicas sobre educação financeira que a Superdigital separou para você.

Qual a importância da educação financeira?

Conhecer mais sobre educação financeira, mesmo que seja apenas o básico, é algo que pode ajudar (e muito!) a sua vida, já que esse assunto pode trazer diversos benefícios, tais como:

✅ Fazer melhores escolhas na hora das compras;
Quitar as dívidas ou ficar bem longe delas;
✅ Cortar gastos desnecessários;
✅ Organizar as despesas fixas e variáveis;
✅ Manter o nome limpo e o score alto;
✅ Incentivar outras pessoas a se educarem financeiramente.

Mas, e aí, o que é educação financeira?

A educação financeira nada mais é do que conhecimentos e atitudes que estão relacionados com seu controle de gastos e com as suas finanças pessoais. Ou seja: sabe aquele amigo que recebe pouco, mas parece sempre estar suave, ostentando, sem boletos atrasados? ? Ele pode entender de educação financeira.

Além disso, o jeito como você planeja o uso do seu dinheiro no dia a dia influencia muito no que você terá no futuro.

Parece uma resenha chata, mas você vai perceber que, quando a educação financeira for colocada em prática na sua vida, ela vai poder mudar a maneira como você lida com o dinheiro. Tudo isso de um jeito tranquilo e simples, sem passar por nenhum perrengue.

? Leia também: Confira o desafio Superdigital e junte dinheiro em semanas.

Educação financeira é mais do que investir

É comum achar que educação financeira é sobre investimentos, mas isso não é totalmente verdade. Ela também funciona para:

• Quem não consegue juntar dinheiro;
• Quem tem interesse em gastar de forma saudável;
Quem precisa pedir um empréstimo, mas tem medo;
• Quem está com as contas atrasadas;
Quem precisa de uma renda extra.

São várias possibilidades! E não só você, mas milhares de brasileiros passam pela mesma situação. O importante é fechar o mês no azul, sem precisar esquentar a cabeça e se preocupar.

Dicas de educação financeira que você precisa conhecer

Sabendo lidar com o seu dinheiro por meio da educação financeira, você pode organizar melhor seus gastos do dia a dia, ficar longe de dívidas e ter a inteligência que precisa para planejar um futuro cada vez melhor.

Com as nossas dicas você vai ver como dá pra chegar lá. ? Olha só:

Gaste menos do que você ganha — o primeiro passo é sempre fiscalizar os seus gastos e lucros, assim, você consegue medir se está gastando mais do que deve e se o que recebe é o suficiente para cobrir essas despesas.

Defina uma meta realista — nada de fazer muitos planos que fogem do seu bolso, beleza? O recomendado é começar com as metas mais próximas de se realizar, sejam elas: limpar o nome, pagar uma dívida pendurada, etc. Mas fique tranquilo, depois de passar essas fases, tá permitido ser mais ousado nas próximas. ?

Pense no seu futuro — ter a moto do ano, um pisante caro e dinheiro de sobra é o sonho de muita galera por aí, mas será que esse sonho é necessário agora? Lembre-se das metas que você definiu e tente focar principalmente nisso.

Não desista no primeiro desafio — alguns obstáculos podem surgir no caminho de quem busca uma educação financeira simples e efetiva. Apesar disso, tente manter o otimismo e siga com o seu objetivo, busque alternativas financeiras e peça ajuda de um especialista se necessário.

? Leia também: Veja como fazer uma planilha de gastos e organizar seu orçamento.

? Psiu, não vá embora ainda!

Aqui, no blog da Superdigital, você vai ver muito conteúdo sobre educação financeira como este e muito mais que ainda está por vir! Acompanhe a gente aqui e aproveite.

Ah, e você sabia que é possível abrir a sua conta digital de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa? É só baixar o app da Superdigital neste link, se cadastrar e começar a usar! ?