? Bi-bi! Tá querendo realizar o sonho de ter uma moto para chamar de sua? Trabalhar, ir para o trampo ou pegar uma estrada no fim de semana? Então chegou ao lugar certo! Veja abaixo como tirar e comprar uma moto — nova ou usada — e confira as dicas para escolher o melhor modelo.

Como escolher a primeira moto?

Antes de partir para a compra, é recomendável saber qual tipo de motocicleta faz mais sentido para você. E não estamos falando de uma marca ou modelo em específico, mas sim sobre consumo de combustível, praticidade e outros pontos importantes.

Ao pesquisar sobre a melhor moto para iniciantes, lembre-se de analisar:

• Tipo de motocicleta — Motoneta (cub), street, trail e scooter são alguns dos modelos que podem agradar aos motociclistas de primeira viagem. Ainda assim, é preciso escolher qual se adapta melhor ao que você procura: um veículo compacto, grande, confortável, etc.

• Consumo de combustível — além dos cuidados básicos que você deve ter com a sua moto para evitar o consumo exagerado de combustível, procure saber quantos km o modelo escolhido faz por litro.

• Uso do veículo — o seu objetivo é trabalhar, estudar, usar a moto aos fins de semana para passeio ou todas as alternativas anteriores? Analise qual o propósito da motocicleta e de que maneira ela vai agilizar a sua vida.

• Praticidade no dia a dia ou lazer — vamos usar a moto esportiva, grande e chamativa como exemplo. Ela é o sonho de muitos pilotos por aí, especialmente os fãs de estrada. Mas, para quem tem pouco tempo para viajar ou precisa de um automóvel mais simples para o corre do dia a dia, o modelo acaba sendo menos prático.

• Porte físico do piloto — para não se arrepender da compra, busque ver a motocicleta pessoalmente, tome seu tempo para subir e se sentir confortável. Modelos como scooter, por exemplo, funcionam bem para pessoas de baixa estatura, mas não para as mais altas, devido ao espaço limitado para pernas.

? Leia também: Vai pegar dinheiro emprestado? O que você precisa saber antes.

Como comprar uma moto?

Depois de garantir que a sua habilitação está em dia e escolher o modelo de moto que faça sentido para a sua rotina e para o seu bolso, chegou o momento de começar a pesquisa de mercado.

Com esse tipo de pesquisa, você consegue avaliar quais distribuidoras estão com as melhores condições de venda. Além disso, vale considerar também a compra de motos usadas, ao invés de novas.

Quando decidir a compra, preste atenção:

• Fique atento às tentativas de golpe na internet, especialmente em sites de anúncios;
• Confira se as informações do vendedor e da moto são verdadeiras e batem com o anúncio;
• Em casos de compra direto com o dono, marque a entrega do veículo em local público;
• Não realize pagamentos antes da finalização dos documentos;
• Garanta a transferência de documentação para o novo dono antes da entrega da motocicleta.

Moto nova ou moto usada? Qual leva a melhor?

Tá em dúvida se compra uma motocicleta usada ou nova? A gente te ajuda! Saiba o as vantagens e desvantagens de cada uma para a sua vida financeira:

Comprar uma moto nova:

Atualmente, existem três maneiras de comprar uma moto zero: por consórcio, por financiamento ou à vista. A principal vantagem é que você terá um automóvel de fábrica, com garantia e, muitas vezes, com seguro e documentação em dia.

Os cuidados, a manutenção e o pagamento das parcelas (em caso de financiamento ou consórcio) ficam sob a sua responsabilidade.

Comprar uma moto semi-nova ou usada:

A vantagem desse tipo de compra é o valor pago no final. Uma motocicleta, mesmo que nova, é desvalorizada pelo mercado ao ser vendida. Já as usadas, por serem mais em conta, são acessíveis para quem não tem condições de adquirir uma moto nova.

A desvantagem, ou pontos de atenção que você deve ficar de olho, tem relação com problemas técnicos no veículo, documentação atrasada ou pagamento à vista — dependendo de como foi negociada a venda com o antigo proprietário.

? Leia também: Como sair das dívidas até o fim do ano? Veja o passo a passo.

Educação financeira sem sofrimento? Só aqui.

Alcançar a independência financeira não deve ser um sonho distante. E, para te ajudar nesse objetivo, seja para mostrar dicas para tirar uma moto ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Baixe aqui o app da Superdigital, abra a sua conta de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Dê adeus à burocracia!