Todo mundo já ouviu dizer, ao menos uma vez, que dinheiro extra não cai do céu, certo? Mas nem sempre é assim. Apesar de não existir uma chuva milagrosa que traga dinheiro tão fácil, existem alguns valores que são direito de cada cidadão e que você pode estar perdendo. Para não vacilar mais, separamos algumas fontes de dinheiro que você pode ter e não sabia. Preparado?

1º tipo de dinheiro extra: CPF na nota

Uma ida ao mercado e a famosa frase “CPF na nota?” aparece. Em muitos casos, é comum deixar passar, seja pela pressa ou por não estar afim. Mas você sabia que o CPF na nota fiscal também é uma oportunidade de dinheiro extra? Pois é!

Criado com o objetivo de diminuir os problemas de sonegação fiscal, o CPF na nota conta com muitas vantagens (que podem variar de acordo com a sua região), entre elas: desconto no IPTU e IPVA, sorteios, doações e resgate do valor acumulado. É sua chance de juntar uma graninha de forma simples e rápida.

Mas como consultar quanto tenho para receber? Cada estado tem normas e regras para receber o dinheiro retido dos impostos. Em São Paulo, por exemplo, basta acessar o site da Nota Fiscal Paulista, informar seu CPF ou CNPJ e clicar em “Consultar” para saber quanto poderá sacar. Fácil, né?

? Nome Sujo: entenda o que significa e como impacta sua vida.

2º tipo de dinheiro extra: cashback

O termo pode parecer complicado, mas seu significado em inglês é bem direto ao ponto: dinheiro de volta. Isso mesmo. O cashback ganhou forças lá fora há algum tempo e tem crescido bastante por aqui. Hoje, é comum encontrar promoções, especialmente em datas especiais, que pedem o cadastro do usuário para participar do programa de fidelidade e receber uma certa quantia de dinheiro de volta.

Para receber o cashback é preciso se cadastrar em alguma das empresas que oferecem o serviço. Depois de realizar as suas compras, fique de olho na quantidade de dinheiro que você pode ter de volta. Na maioria dos casos, os valores são cumulativos, mas com um valor mínimo para resgate.

? Como gastar dinheiro de forma saudável em 5 passos.

3º tipo de dinheiro extra: saque do FGTS

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) também é um tipo de dinheiro extra que você pode estar perdendo. Caso a empresa que você trabalha tenha falido, você tenha sido demitido recentemente ou possua alguma conta inativa, fique atento! Você pode ter direito ao saque do FGTS.

Mas como funciona o saque do FGTS? Ele serve como uma garantia para o trabalhador, especialmente em casos de demissão. Para evitar complicações, fique esperto para saber se a sua empresa tem depositado o FGTS de forma correta.

? Como antecipar o Auxílio Emergencial de forma simples e rápida.

4º tipo de dinheiro extra: PIS/Pasep

O PIS/Pasep é um fundo que reúne todas as contribuições (em dinheiro) de funcionários públicos ou de empresas privadas. Depois, esses valores são distribuídos aos trabalhadores, segundo a média de salário de cada um e o tempo de trabalho.

Por exemplo: se você trabalhou os 12 meses de 2019 para empresa privada (com carteira assinada) ou como funcionário público, vai receber o valor máximo de R$ 1.100 (um salário mínimo) em 2020. E aí, já foi receber o seu deste ano?

? Calendário PIS 2020/2021: Saiba quem tem direito e como consultar.

5º tipo de dinheiro extra: restituição do imposto

A restituição é uma maneira de recuperar uma parte do valor pago em impostos. Para isso, você precisa fazer a sua declaração de Imposto de Renda e anotar os principais gastos e lucros que teve no ano. Depois, você recebe (ou paga) um valor específico.

Mas como saber quanto vou receber de restituição? Logo quando você completa a sua declaração, a frase “imposto a restituir” aparece ao lado. Esse mesmo valor será a quantia exata da sua restituição. Por isso, lembre-se de completá-la o quanto antes. Combinado?

? Ainda não declarou o Imposto de Renda? Confira o guia 2021 completo.

Seja um cliente Superdigital

Você sabia que na Superdigital é possível abrir uma conta digital em minutos? E o melhor: sem consulta no SPC/Serasa, score ou comprovação de renda, tudo simples e rápido! Baixe o aplicativo (na Google Play ou na App Store).