Já imaginou se os produtos que estão perto do vencimento fossem vendidos por um preço mais em conta? E, se consumidos no tempo certo, eles não passariam de alimentos em dia e sem risco à saúde? Pois esse comércio já existe e tem nome. 

Entenda abaixo como funcionam essas lojas, também conhecidas como “vencidinhos”, por que elas são importantes para a segurança alimentar do brasileiro e quais cuidados ter ao partir para as compras.

O que são os “vencidinhos”?

Você provavelmente deu um pulo no supermercado, apenas para pegar o essencial, e acabou se assustando com o valor final das compras, certo? A crise econômica, a alta da inflação e o aperto financeiro são alguns dos motivos para esse susto.

Uma alternativa para driblar o preço alto dos alimentos, enquanto procura por mais opções, é comprar nos chamados “vencidinhos” — lojas que comercializam exclusivamente produtos perto do vencimento. 

Esse tipo de comércio já existe há anos, mas ganhou força com a chegada da pandemia e o aumento da insegurança alimentar.

Insegurança alimentar? Sim. O termo se refere ao acesso à comida de forma estável e em boa qualidade. Segundo a ​​Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), atualmente, no Brasil, são 116,8 milhões de pessoas na situação de insegurança alimentar.

? Leia também: Veja 13 dicas de como economizar na alimentação.

E como funciona a venda de produtos perto do vencimento?

Os mercados que vendem produtos perto do vencimento formam parceria com fábricas que têm itens perto da validade e que serão 1) descartados ou 2) vendidos por um valor menor do que o normal. É nesse momento que os donos dos “vencidinhos” entram em cena, compram e depois revendem a mercadoria por um preço mais barato.

É permitido comprar?

Sim, comprar produtos perto do vencimento é permitido, desde que eles estejam dentro do prazo certo — só é considerado crime o comércio de produtos que passaram da data de validade, já que apresentariam um risco de saúde ao consumidor.

? Leia também: Quais são os alimentos da estação? Calendário mês a mês 2022.

Dicas para economizar nas compras:

A primeira recomendação para não sair no prejuízo ou arriscar o seu bem-estar é conferir se a data de validade ainda está em dia. Também não é recomendado estocar ou guardar por muito tempo esses itens — lembre-se de que a data de validade é sempre muito próxima.

Agora, se você não sabe como encontrar esse tipo de comércio, uma dica de ouro é abrir o app ou site de localização e buscar por “vencidinhos perto de mim”. Com isso, o mapa mostrará os mercados próximos a você que oferecem esse tipo de serviço.

? Leia também: Da compra ao congelador: como evitar o desperdício alimentar.

A Superdigital está aqui para descomplicar sua vida.

Seja para mostrar como funciona a venda de produtos perto do vencimento ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Abra a sua conta digital de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Quer saber como? É só baixar o app da Superdigital neste link, se cadastrar e começar a usar!