Já imaginou ser o seu próprio chefe e fazer algo que você gosta? Existem muitas profissões que oferecem essa possibilidade, mas poucas ganham tanta atenção do público quanto os influenciadores. Já sabe o que é o influencer ou quer se tornar um e precisa de umas dicas? Então você chegou ao lugar certo.

Para aumentar a suas chances de ser um digital influencer e mandar bem no que você escolher fazer, a Superdigital trouxe as principais informações de faturamento, tipos de influenciadores e até dicas para começar no ramo com o pé direito.

O que é influencer? E digital influencer?

Você é daqueles que acreditam que digital influencer, influenciador, criador de conteúdo e blogueiros são a mesma coisa? Hmmm, não é bem assim. Ainda que todos estejam em plataformas online e, muitas vezes, recebam patrocínios, eles têm algumas diferenças.

Blogueiros, por exemplo, como o próprio nome indica, focam em conteúdos em plataformas online de publicação, os chamados blogs. Apesar de também serem presentes nas redes sociais.

Os criadores de conteúdo, por outro lado, transformam o que eles têm a oferecer em vídeos que geram engajamento do público. Na maioria das vezes, os vídeos têm um tom mais descontraído e são maiores do que alguns stories, por exemplo.

Mas e os influencers? Também chamados de influenciadores e digital influencers (ou influenciadores digitais), eles surgiram nas redes sociais, algumas já extintas, como o falecido Vine, e outras que agora têm mais usuários, como o TikTok.

A principal característica dos influencers é ter uma quantidade de seguidores mais alta do que os perfis tradicionais. Isso acontece pela origem do influenciador (participante de reality, web celebridade, etc.), pelo tipo de conteúdo que ele posta e também pela sua especialidade (humor, maternidade, finanças, etc.).

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Quanto ganha um influencer? 

Tudo vai depender do número de seguidores, quanto cada influenciador cobra, tipo e quantidade de conteúdo que será postado (story, post no feed, etc.) e quanto a marca está disposta a desembolsar.

Os influenciadores podem ser divididos em:

• Nano-influencers: possuem uma base baixa de seguidores (aproximadamente 1.000), mas com uma boa interação com o público.

• Micro-influencers: a base é acima dos 1.000 seguidores, podendo chegar até 100 mil. Normalmente focam em um tema específico que será o pilar do seu conteúdo e da sua audiência.

• Macro-influencers: acima de 1.000 seguidores e até 1 milhão (acima disso, existe a categoria mega-influenciadores). Normalmente estão há mais tempo nas redes sociais ou conquistaram sua base por meio de outras fontes de audiência ou por se sobressairem no assunto.

Com base nesses números, os influenciadores são chamados para fazerem o famoso “publi” e receberem os mimos das empresas.

Segundo apurou o UOL, o faturamento mensal pode chegar até R$ 100 mil para macro-influenciadores, R$ 30 mil para micro-influenciadores e R$ 15 mil para uma base mais reduzida.

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Como ser influenciador digital?

O primeiro passo para se tornar um influenciador é saber o que você vai oferecer para sua base de seguidores. Manja de tecnologia, gosta de falar sobre moda e beleza ou é um cozinheiro de primeira? Então você já tem sobre o que falar nas redes.

Mas, ainda que você tenha experiência e saiba do que tá falando, vale seguir alguns passos importantes para conquistar mais pessoas e aumentar o seu engajamento, fundamental para ser um influenciador.

1. Seja você mesmo — essa pode parecer clichê, mas é a primeira dica para ter seguidores fiéis e alcançar mais pessoas que curtam o seu conteúdo e, claro, a sua personalidade. Evite copiar outros influenciadores ou forçar características que não tem a ver com você, combinado?

2. Organize a sua página — seja o perfil, o feed ou a rede que escolher, é preciso que o seguidor encontre as principais informações sobre você sem dificuldade.

Comece reunindo informações como: nome, ramo, páginas ou sites que você possui, além de destaques que mostram o que você faz.

3. Use as ferramentas que as redes têm a oferecer — além dos destaques, lembre-se de experimentar outras opções, efeitos e até publicações que fogem do básico. Dessa forma, você mostra o que sabe fazer bem, mas de uma maneira mais criativa.

4. Engaje com os seguidores e outras páginas — responder comentários de um seguidor ou interagir com outros influencers ou outras páginas pode parecer pouco, mas, acredite, será essencial para a sua caminhada como influencer.

5. Defina uma frequência de publicações — sabe a primeira dica que demos para ser um influencer? O mesmo vale aqui. Crie uma rotina de publicação que seja organizada, dessa forma você se mantém presente nas redes e ainda gera engajamento com a sua base.

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