Esperar o momento certo é uma das dicas mais comuns para quem quer abrir uma empresa e não tem certeza de quando começar. E não é à toa: fornecedores, clientes, local e mercadoria são apenas alguns pontos com os quais o empreendedor precisa se preocupar.

Mas, para saber como abrir uma empresa, a Superdigital reuniu algumas dicas que podem te ajudar a chegar a uma resposta, além de soluções para gerenciar melhor os negócios. Preparado? Então bora, chefia!

Quando abrir uma empresa?

Conheça o seu produto

A primeira dica para quem quer abrir uma empresa é conhecer o produto que vai ser vendido de cor e salteado. Dessa forma, você conseguirá definir um plano de vendas e os motivos para um cliente comprar da sua empresa.

Além disso, conhecendo melhor o seu produto, você saberá lidar com imprevistos ligados a fornecedores, caso a produção seja terceirizada, e poderá calcular o preço de maneira justa para o seu bolso e o do cliente.

Tenha um bom orçamento

Falando em bolso e preço, ter um bom orçamento é fundamental para alavancar um projeto. Leve em consideração os principais gastos do seu negócio: locação e despesas (água, luz, internet) para lojas físicas, material para produção, embalagens, troco etc.

Crie um perfil do seu cliente

Nada de criar perfil em redes sociais, beleza? “Persona” nada mais é do que um retrato fictício construído com base em informações e comportamentos do cliente mais próximo ou fiel à marca, ou à empresa.

Quando definida, a persona se torna referência para a empresa e traz dados demográficos, atitudes, interesses, comportamento e valores que auxiliam nas escolhas relacionadas ao produto ou serviço.

? Leia também: Fiado só amanhã! Como cobrar um cliente que não paga?

Fique de olho na concorrência

É como diz o ditado: “camarão que dorme a onda leva”. Depois de entender melhor o produto que você quer vender, não se esqueça de buscar por possíveis concorrentes — o que eles fazem, como vendem e o que têm a oferecer.

Independentemente do que a concorrência faça ou deixe de fazer, mantenha a sua essência e seu diferencial de pé. Por outro lado, fique atento a possíveis mudanças relacionadas à marca, aos valores e produtos que possam refletir no seu negócio.

Saiba lidar com imprevistos

Quem é ou já foi empreendedor, sabe: administrar um negócio é saber lidar com imprevistos. Atrasos na entrega, clientes que não pagam, tentativas de golpes e por aí vai.

Apesar de serem comuns de acontecer, é importante não deixar virar uma rotina. Planeje com antecedência e crie planos A, B e C em caso de emergência. Assim, você minimiza os efeitos e garante mais segurança ao seu negócio.

Segurança em primeiro lugar

Outro ponto para quem busca dicas para abrir uma empresa, e terá que lidar com o público, seja pessoalmente ou online, é estar atento a golpes e fraudes que possam afetar a sua empresa.

Câmeras, softwares e ferramentas de segurança, além de treinamentos para os funcionários, são algumas alternativas que previnem ataques de criminosos.

Veja como abrir uma empresa:

Agora que você já sabe quando é a melhor época para começar um negócio, chegamos à etapa de abrir a empresa:

Escolha o tipo de empresa que você quer ser: MEI, ME, EPP, Médio ou Grande porte. Na maioria das vezes, os empreendedores escolhem o MEI (Microempreendedor Individual). Essa opção funciona muito bem para aqueles que estão começando o próprio negócio agora.

Depois de escolher o tipo de empresa, abra o seu CNPJ. Nesta etapa, você escolhe o segmento do seu negócio (vestuário, alimentação etc).

Escolha o seu regime tributário (as leis que determinam quais tributos e cobranças a empresa deve pagar). Sendo elas: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Caso tenha algum sócio, é importante criar um Contrato Social com os interessados. Essa parte é fundamental para abrir uma pequena empresa, ok? Já que ela vai definir as principais regras e acordos sobre a empresa.

Separe os documentos necessários para efetuar o registro na Junta Comercial, responsável por armazenar, organizar e realizar essas documentações.

Se a sua empresa tiver um local definido, não se esqueça do alvará de localização e funcionamento. Por fim, faça a sua Inscrição Estadual, também obrigatória para empresas físicas.

? Leia também: É na faixa! Conheça o Pix para empresas na Superdigital.

Existe o momento certo para empreender?

A resposta vai depender dos 6 pontos que citamos acima. Isso porque, segundo uma pesquisa realizada pela Locaweb, 41% dos brasileiros passaram a comprar de PMEs (Pequenas e Médias Empresas) em 2021 — o que indica um bom momento para investir.

Mas, apesar do cenário positivo, é preciso levar em consideração as limitações e condições que você tem disponíveis hoje, além de um objetivo claro e estruturado para os negócios voarem, combinado? ?

? Leia também: Como administrar uma empresa? 6 dicas para o seu negócio.

A Superdigital está aqui para descomplicar sua vida.

Seja para mostrar dicas para abrir uma empresa ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Abra a sua conta digital de maneira rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Quer saber como? É só baixar o app da Superdigital neste link, se cadastrar e começar a usar!

Psiu! Não vá embora ainda, confira mais conteúdos e leve o seu negócio ao sucesso:

Como fazer um bom controle financeiro empresarial?

7 benefícios do cartão empresarial para a sua empresa.