Com a chegada de grandes turnês e festivais ao país, é comum o interesse do público por entradas de última hora, mesmo depois das vendas esgotadas. Mas não são apenas os fãs que estão de olho nessa oportunidade: pessoas mal-intencionadas estão aplicando o golpe do ingresso falso e causando prejuízo financeiro a muitos internautas.

Para você curtir todos os shows em segurança, e sem perder dinheiro, a Superdigital preparou um guia simples e prático. Olha só:

Como funciona o golpe do ingresso?

Você provavelmente já se deparou com alguma oferta online de ingressos, em posts nas redes sociais ou anúncios. Aí está o primeiro passo do golpe do ingresso.

O criminoso envia uma DM ou mensagem à pessoa interessada falando sobre a venda. Ele diz os valores, o tipo de entrada (pista, premium, inteira, meia-estudante etc) e as condições de pagamento (normalmente por Pix, já que o débito é feito na hora), em tom de urgência.

Com o recebimento de supostos comprovantes, ingressos e documentos, a vítima realiza o pagamento sem saber que é uma fraude, ficando sem o dinheiro e sem a entrada para o show.

? Leia também: Pix com segurança: saiba como identificar golpes e fraudes.

7 dicas para identificar um ingresso falso:

Mas, afinal, como saber se uma venda é segura ou fraudulenta? Confira 7 passos importantes na hora de adquirir ingressos de terceiros:

1. Anúncios suspeitos: Você já se deparou com a venda de ingressos para um show que não estava esperando ou de um artista que há muito tempo não faz turnês? Procure por posts ou anúncios de turnês no Brasil nos sites oficiais das empresas de eventos e nas redes sociais do próprio artista.

Além de usarem o golpe do ingresso falso como atrativo, os golpistas passaram a vender também entradas para shows de bandas que não existem mais.

2. Comprovante de ingresso: Leia atentamente o documento e procure por erros de digitação, diferença entre fontes e, claro, se o nome do vendedor em contato com você bate com aquele informado no comprovante.

3. Documento do titular: Peça uma selfie do vendedor com o documento (com foto) em mãos para assegurar que tudo está dentro dos conformes. Desconfie de documentos com fotos diferentes ou em baixa qualidade. O mesmo vale se a outra pessoa negar o pedido de envio.

? Leia também: Tchau, golpe: como denunciar um perfil falso no Instagram?

4. Imagens com baixa qualidade: “A internet está ruim” ou “Minha câmera quebrou” são algumas das justificativas que um golpista pode usar para negar o pedido de envio de selfie com seu respectivo documento. Tudo isso para que o comprador não insista na solicitação e realize logo o pagamento.

Seja firme e confira com máxima atenção se a imagem está visível, assim como nome completo e data de nascimento.

5. Urgência no pagamento: Tenha calma durante a negociação de uma compra. Confira todos os detalhes e não ceda aos pedidos de transferência sem estar 100% seguro.

#SuperDica: O pagamento de um “sinal” como boa-fé não é algo incomum em vendas assim. Entretanto, a insistência desse pagamento e frases como “Já tem alguém interessado” ou “Vou vender para outra pessoa” não devem te influenciar durante a negociação.

6. Divergência de dados: Confira o nome e os dados informados nos documentos, como RG ou CPF, e no comprovante de venda. E até mesmo no Pix — algumas pessoas cadastram o número de telefone, email ou documento como chave de transferência; com isso, é possível verificar mais uma vez se as informações batem.

Caso o vendedor apareça com muitas desculpas para as informações divergentes do que foi informado anteriormente na conversa, repense a negociação.

? Leia também: Taxa extra, visor quebrado: conheça o golpe da maquininha.

7. Demora na resposta: Combine um horário para transferência do dinheiro e do envio do ingresso. Assim, você evita a demora nas respostas e a incerteza de quando irá receber as entradas para o evento, enquanto garante o pagamento para a outra pessoa.

O golpe tá aí… e a Superdigital te ajuda a escapar dele!

Perfis fakes, emails, links, mensagens falsas e ligações suspeitas. Esses são só alguns exemplos de golpes que têm bombado por aí. Pensando em alertar e proteger seus clientes, a Superdigital prepara, mensalmente, conteúdos sobre as táticas mais usadas e sinais para ficar alerta e fugir das ciladas.

Veja aqui mais posts como este e saiba como proteger de criminosos a sua conta, suas informações pessoais e sua vida financeira. ?‍♀️?