Quem nunca sonhou em ter uma cópia de si mesmo para trabalhar, resolver problemas e pagar as contas no seu lugar? Mas, e se isso se tornasse realidade, sem as partes boas? É o que tem acontecido com algumas vítimas do golpe do WhatsApp duplicado.

Golpe do WhatsApp? Isso mesmo, já citamos alguns exemplos de golpes por aplicativos de mensagens, mas este novo esquema fraudulento usa uma abordagem diferente das outras.

Confira abaixo como funciona o golpe do WhatsApp duplicado e dicas simples e eficientes para se proteger:

O que é o golpe do WhatsApp clonado?

A abordagem mais comum nos golpes por mensagens é entrar em contato com a vítima enquanto finge ser o suporte de uma empresa ou até uma oportunidade de emprego.

No golpe do WhatsApp clonado, a tática é diferente. Criminosos usam nome, foto e a lista de contatos da vítima para atingir amigos, familiares e pessoas próximas a ela. Ao mandar mensagem por um número novo, o golpista inventa alguma desculpa para a mudança.

“Me faz um favor?” é o segundo passo para o golpe. Enquanto o contato da vítima conversa, sem saber, com o golpista, surge uma situação de emergência e ajuda relacionada a dinheiro.

Pressionado a agir e preocupado com a situação, o conhecido faz uma transferência e termina no prejuízo.

? Leia também: Fez uma transferência para conta errada? Veja o que fazer.

Como funciona a duplicação de uma conta?

Apesar de se passar por alguém, o golpe do WhatsApp duplicado não se caracteriza como clonagem. Isso porque a vítima, muitas vezes, segue com seu acesso ao app de mensagens normalmente e não desconfia de alguém tentando se passar por ela.

A duplicação de uma conta pode acontecer durante o vazamento de dados da população ou por uma minuciosa pesquisa nas redes sociais.

No caso do vazamento, os criminosos compram informações sigilosas e passam a ter acesso ao número pessoal e outras informações sobre a vítima — permitindo que eles achem parentes próximos, endereços, etc.

Já a pesquisa nas redes sociais é feita usando fotos, marcações e curtidas suas e de conhecidos, usadas para extorquir dinheiro.

Preciso trocar de número? O que fazer?

Não é necessário trocar de número, a não ser que você tenha perdido o acesso à sua conta.

Para se proteger do golpe do WhatsApp duplicado ou ao suspeitar de uma tentativa de fraude, siga alguns passos importantes:

Avise família e pessoas próximas sobre a tentativa. Deixe claro que isso não passa de um golpe.

Vá até as configurações do seu aplicativo de mensagens e deixe a opção de foto de perfil visível apenas para os seus contatos.

Caso seja abordado com esta mesma abordagem por um suposto conhecido, peça que a pessoa envie áudio e, se possível, faça chamadas de vídeo para confirmar a identidade.

Evite usar a mesma foto de perfil em todas as redes sociais.

Não transfira dinheiro sem antes conferir os dados de quem vai receber o valor — desconfie de contas estranhas ou no nome de terceiros. 

? Leia também: Veja por que emprestar o cartão ou a conta pode te prejudicar.

O golpe tá aí… e a Superdigital te ajuda a escapar dele!

Perfis fakes, emails, links, mensagens falsas e ligações suspeitas. Estes são só alguns exemplos de golpes que têm bombado por aí. Pensando em alertar e proteger seus clientes, a Superdigital prepara, mensalmente, conteúdos sobre as táticas mais usadas e sinais para ficar alerta e fugir das ciladas.

Veja aqui mais posts como este e saiba como proteger a sua conta, informações pessoais e vida financeira de criminosos. ?‍♀️?