Você já recebeu algum telefonema, mensagem ou SMS de um número estranho, ou de um perfil não verificado, pedindo seus dados? Cuidado! Pode ser uma tentativa de fraude. Além de ter as informações pessoais, números e senhas expostas, as vítimas que caem nesses golpes ainda correm o risco de ter o cartão clonado e um enorme prejuízo financeiro. Ninguém merece, né? ?

Mas como saber se o cartão foi clonado?

Como diz a famosa frase ? “O golpe tá aí…” ?, muitas pessoas caem em fraudes sem perceber que se trata de uma mentira. Algumas, nem percebem que tiveram o cartão clonado até a fatura chegar no fim do mês, dando um susto danado na vítima.

Para fugir desses aborrecimentos, que tal conhecer alguns sinais para saber se o seu cartão foi clonado?

Deixe seus dados sempre atualizados - sim! Muito importante para identificar fraudes e golpes no seu nome, manter o endereço correto e o número de telefone atualizado pode ajudar a evitar a clonagem de cartão, dificultando a ação dos golpistas.
Ative as notificações do app do seu banco - preste atenção nesta dica, beleza? Ela também está ligada à dica anterior. ☝️

Quando uma compra é feita no cartão, é comum receber um SMS ou notificação do aplicativo do banco no seu celular, certo? Dessa forma, você fica de olho em tudo que acontece na sua conta.

Ah! Sempre confira se o seu app está configurado para receber notificações, ok?

Entre em contato ou vá até a sua agência bancária - deu falta de algum dinheiro? Não lembra de ter feito aquele Pix suspeito? A recomendação aqui é procurar o seu banco e pedir por mais informações. Dessa forma, você elimina qualquer suspeita e fica mais tranquilo.

? Leia também: Entenda como funcionam os golpes com boleto.

Chegou até aqui sem passar por nenhuma dessas situações? Então já pode respirar aliviado! ? Mas, se ficou alguma pulga atrás da orelha e você ainda quer saber como se proteger de uma clonagem de cartão, então se liga nas dicas que separamos:

Como evitar a clonagem de cartão

Golpes e fraudes, infelizmente, são mais comuns do que parecem. Só em 2020, foram feitos mais de 862 mil boletins de ocorrência no país sobre o tema. Em alguns casos, os golpistas já tinham informações pessoais sobre a vítima, o que fica ainda mais difícil de identificar essas tentativas.

✋ Mas nada é impossível e aqui golpe não tem vez! ? Para te ajudar a fugir das clonagens de cartão, separamos algumas dicas simples para colocar em prática e se proteger. Olha só:

Ative a verificação em duas etapas no seu app - essa dica dificulta ainda mais a invasão de hackers e criminosos na sua conta, pois, além da senha online, eles ainda vão precisar lidar com mais uma etapa surpresa. Para alterar, acesse as configurações do seu aplicativo, procure por “dupla verificação” e sempre mantenha a opção ativada.
Lembre-se de que nenhum banco pede confirmação de dados - tenha essa dica sempre em mente quando receber alguma ligação pedindo seus dados, beleza? Sem o número e senha do seu cartão de crédito, por exemplo, o golpista não tem vez.
Não mande fotos dos documentos de maneira alguma - isso também vale para selfies com qualquer tipo de documento. Basta o criminoso ter acesso às suas informações que o golpe começa a valer. Por isso, nada de vacilar, fechado?
Tenha um cartão digital - acredite, essa também é uma dica essencial para fugir da clonagem. Assim, você evita que o criminoso tire uma foto do seu cartão, por exemplo, além de poder controlar qualquer transação suspeita, onde quer que você esteja.

? Leia mais: O que é cartão virtual, como funciona e suas vantagens.

Tive o cartão clonado, o que faço?

Entrar em contato com o seu banco é a primeira dica para quem teve o cartão clonado. Por mais que a cabeça esteja a mil, tente manter a calma e avise o banco quanto antes.

Quando entrar em contato, vale pegar todos os documentos importantes e pedir o bloqueio do seu cartão imediatamente. Durante o atendimento, é preciso responder perguntas sobre a sua conta: “quando foi a última vez que você usou o seu cartão?”, “qual foi o valor gasto?”.

Se tiver algum pagamento ou transferência indevida, o banco pode devolver o valor para a sua conta e enviar um novo cartão.

? Leia mais: O Pix é seguro? Veja como evitar fraudes mais comuns.

Use seu cartão Superdigital sem preocupação

Pensando na segurança dos clientes Superdigital, o nosso suporte está disponível para tirar qualquer dúvida e te ajudar em todas as situações.

? Mande inbox no Facebook oficial da Superdigital Brasil. Fique de olho nos dias e horário de atendimento: de segunda a sexta-feira - das 8h às 18h.
? Fale com a gente por SMS (gratuito), a qualquer hora, enviando a palavra SUPER para o número 27595.

Ou, se preferir, ligue pra gente: 4090 1450 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 090 1450 (demais localidades).

Venha para a Superdigital! Baixe o app (na Google Play ou na App Store) e abra a sua conta em minutos. Tenha acesso a ofertas e descontos incríveis e faça as suas compras de forma segura e rápida.