Fazer e receber um Pix facilitou a vida de muitas pessoas, especialmente aquelas que não têm tempo para enrolação e burocracia. Mas, você sabia que é possível cobrar e pagar alguém por Pix usando um simples QR Code? Vem que a Superdigital te explica melhor como funciona.

Como funciona o Pix por QR Code? 

Se você assistiu, recentemente, a algum programa de TV, é bem provável que tenha escutado o apresentador dizer “aponte a câmera do seu celular para o QR Code que aparece na tela”. Aquela imagem abstrata, com fundo branco e símbolos preto, chamada Quick Response Code, ou código de resposta rápida, é o que te levará para outras páginas, boletos de pagamento, sites, etc.

Unindo essa tecnologia por imagem com a facilidade do Pix, surgem duas formas de pagamentos por QR Code: a versão estática e a dinâmica.

? Leia também: Tudo sobre como funciona o Pix: limite, parcelamento e muito mais.

 Qual a diferença entre os códigos QR Code estático e dinâmico?

A diferença entre o código QR Code estático e o dinâmico é a quantidade de vezes que ambos estão disponíveis para serem escaneados.

O QR Code dinâmico pode ser usado em apenas uma transferência, recomendado para enviar a alguém que fará um pagamento avulso. Neste caso, é possível também colocar a identificação do cobrador.

No caso do QR Code estático, você consegue usar um código em diversas transações. Se tiver algum vínculo de prestação de serviço, como freelancer, se precisa pagar ou cobrar alguém mensalmente, não será necessário gerar mais de um QR Code por vez, basta reutilizar o mesmo.

#SuperDica: ambos os códigos podem ser gerados no app da Superdigital (veja o tutorial mais abaixo ?).

? Leia também: Quanto tempo leva para compensar TED e DOC? #SuperAjuda.

Por que usar o QR Code para Pix?

Utilizar o Pix por QR Code diminui as chances de realizar transações para contas erradas, perder a chave de cadastro (sua e de alguém) ou não saber como cobrar alguém sem perder a amizade.

Além dessas vantagens, você facilita todo o processo de desbloquear o celular, logar no app do seu banco, selecionar a opção de pagamento e ainda se frustrar com a leitura do código de barras.

Como gerar QR Code para Pix na Superdigital

Para gerar o seu QR Code pelo aplicativo da Superdigital, não tem segredo:

 Faça o login no app e clique em “Pix”.

Selecione a opção “Pagar QR Code Pix”.

Escolha entre as opções QR Code estático ou dinâmico — se esquecer a diferença entre eles, não esquenta. Nesta etapa, explicamos como funciona cada um.

Depois, selecione uma chave Pix ou cadastre uma nova.

#SuperDica: se quiser, é possível preencher as informações pessoais que aparecerão para a outra pessoa, como nome e descrição do pagamento.

Insira o valor do pagamento ou cobrança e clique em “Continuar”.

Finalize, clicando em “Gerar QR Code”, e insira a sua senha de 4 dígitos. Pronto! Código gerado com sucesso.

? Leia também: Problemas na sua conta Superdigital? Veja aqui como resolver.

Como ser um cliente Superdigital?

Quer uma conta que não pede comprovação de renda, análise de score de crédito e ainda é sem consulta no SPC/Serasa? Então vem ser Superdigital! Baixe o aplicativo aqui e cadastre-se.

Depois de falar um pouco mais sobre você e informar seus dados para cadastro, é só depositar uma quantia de dinheiro na sua conta (Fique tranquilo! O valor é estornado.), solicitar o seu cartão virtual e recarregá-lo quando e com o valor que você quiser! Simples, né?