Você provavelmente já ouviu falar ou mesmo caiu, ainda que sem querer, em uma live. Seja um show ao vivo, um podcast ou algum influenciador gerando conteúdo online. Agora, se você também tem vontade de transmitir e virar um influenciador de sucesso, veja abaixo como ganhar dinheiro fazendo lives com dicas simples e eficazes:

Como ganhar dinheiro com lives?

Apesar da base de seguidores ser um fator de peso quando o assunto é lives, existem alternativas que não dependem apenas disso, são os casos de:

Programa de afiliados — essa tática de vendas consiste em ter afiliados que se cadastrem na plataforma de uma empresa e que recebem links de produtos para serem vendidos. Com as vendas, o afiliado recebe comissões.

Live nas redes sociais — seja para promover o seu negócio ou mercadorias que você vende, até para transmitir aulas e palestras online, as redes sociais servem como canal para promover assuntos que você domina, enquanto faz uma renda extra.

#SuperDica: respeite sempre as regras da plataforma em que você escolher fazer lives. Procure não ser banido por violar os regulamentos e fique atento aos temas que possam ferir tais condições. Combinado?

Plataformas com assinaturas e anúncios — além do programa de afiliados, algumas plataformas também disponibilizam a opção de monetização de vídeos e lives, planos de assinatura e parcerias.

? Leia também: Como ganhar dinheiro na internet? 8 opções para iniciantes.

5 ideias de como ganhar dinheiro fazendo live:

É comum pensar em grandes influenciadores quando a palavra live vem à cabeça. Independentemente do segmento, muitos se destacam por serem divertidos, autênticos e, claro, dominarem o assunto que falam.

Um exemplo em alta são os gamers, que transmitem enquanto jogam e também reagem às táticas de jogo de outros influenciadores. Mas não para por aí: a quantidade de temas e assuntos só cresce, o que possibilita que novos influencers apareçam e ganhem espaço todos os dias.

Agora, se você tem dúvida do que transmitir em lives, confira 5 ideias para investir:

‘Reacts’ — as chamadas “reações” podem incluir de tudo um pouco, desde trailers de filmes e séries muito aguardados, até memes, reality shows e jogos de futebol.

?Como fazer? A principal dica é apostar na autenticidade ou pontos fortes da sua personalidade, enquanto fala de assuntos em alta. Fique atento às tendências e no que o público tem buscado, se preferir use ferramentas como Google Trends para definir o tema das próximas lives.

ASMR — Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano ou ASMR é um conteúdo que busca gerar sensações prazerosas, geralmente um formigamento ou arrepio causado por estímulos visuais, auditivos e cognitivos.

O assunto pode parecer peculiar, mas acredite, existem muitos fãs de ASMR que escutam os mais diversos tipos de som para relaxar e até tirar uma soneca.

?Como fazer? A primeira recomendação é procurar por vídeos e referências sobre ASMR, especialmente para quem ainda não domina completamente o tema. Estude e procure saber o que desperta a curiosidade do público, como você pode se diferenciar dos concorrentes e, claro, lembre-se de comprar um microfone de boa qualidade.

? Leia também: Como conseguir clientes? 5 dicas para seguir e o que não fazer.

Gameplay — se a sua infância foi cercada de jogos e primos em volta assistindo a partida e aguardando ansiosamente a vez de jogar, você provavelmente está acostumado a ser assistido dessa forma. E que tal transformar essa memória em lives?

?Como fazer? Não se preocupe em comprar o jogo mais caro ou correr atrás daquele lançamento super disputado. Para quem começou agora, vale apostar na pegada nostalgia e transmitir os jogos que você tiver em casa, seja console de fita ou CD.

Sprints de leitura e estude comigo — outro tema curioso que tem feito sucesso nas transmissões ao vivo são as leituras e estudos em conjunto.

O termo “sprint”, inclusive, é uma tática que busca atingir objetivos em um determinado período de tempo. No caso da leitura, o influencer é quem define o tempo para ler, descansar, etc.

?Como fazer? Seja organizado, lembre o usuário do timing de descanso e foque em pontos que possam transmitir conforto (iluminação, música de fundo ou som ambiente, etc.). Isso traz uma sensação de pertencimento, especialmente para quem assiste.

? Leia também: Profissões sem faculdade? 9 alternativas para se profissionalizar.

Músicas — você tem vontade de criar remixes, produzir sons do zero ou quer promover o seu conhecimento sobre o assunto? Considere fazer uma transmissão ao vivo.

?Como fazer? Por ser um tema amplo, é possível se começar com covers, pedidos dos espectadores, reações de novos lançamentos ou até curiosidades do mundo musical.

#SuperDica: fique atento aos direitos autorais de cada plataforma para não ter o seu conteúdo removido, combinado?

? Leia também: Veja como assinar streaming de música sem cartão de crédito.

Precisando de uma renda extra? A Superdigital te ajuda!

Seja para mostrar dicas sobre como ganhar dinheiro fazendo lives ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Conheça o SuperProfissa, a frente profissionalizante que reúne tudo o que você precisa para se preparar para o mercado de trabalho, para se recolocar ou para fazer aquela graninha no fim do mês. Saiba mais aqui!