Seja para não ficar “parado”, ou devido a necessidade financeira, muitas pessoas de idade voltaram ao mercado de trabalho. Mas e aqueles que estão em busca de um emprego para idosos? Quais são as opções de trabalho? Como se destacar nos processos seletivos?

Confira abaixo o guia rápido e eficiente que a Superdigital preparou especialmente para você e veja como garantir um emprego com sucesso.

Como funcionam os empregos para idosos?

Uma das principais dúvidas sobre o emprego para idosos é se alguém pode continuar trabalhando, mesmo se já for aposentado. A resposta para isso vai depender de dois fatores:

• Exemplo 1 — Aposentados que foram afastados ​​por idade ou por tempo de contribuição podem seguir trabalhando efetivamente enquanto recebem a aposentadoria.
• Exemplo 2 — Já os aposentados por invalidez, servidores públicos e aqueles que se encaixam na aposentadoria especial não podem continuar trabalhando depois de afastados.

Além disso, o idoso que decidir voltar ao trabalho formal deve realizar os pagamentos ao INSS, como contribuinte, para seguir com o trabalho legalizado e com seus direitos em dia.

É importante lembrar que o tempo de contribuição não aumenta ou passa por revisão nos casos de aposentados que seguem trabalhando, beleza?

? Leia também: Profissões sem faculdade? 9 alternativas para se profissionalizar.

7 tipos de emprego para idosos que você precisa conhecer:

Caso você esteja em dúvida sobre qual profissão seguir, chegou ao lugar certo! Confira 7 tipos de trabalho para procurar neste ano:

Recepcionista: procure por vagas de meio período ou que não exigem experiência anterior na área. Em alguns casos, é preciso ter um conhecimento básico em informática, mas nada muito complexo.

Síndico(a): converse com síndicos de outros prédios, entenda as principais funções de um profissional e peça indicações, se for necessário. Lembre-se que esse tipo de trabalho exige muita interação com o público e solução de problemas coletivos.

Motorista de aplicativo: neste caso, é preciso ter um veículo apto para rodar, além dos documentos e carteira de habilitação em dia. Para evitar riscos, experimente dirigir fora dos horários de pico.

Zelador(a): este tipo de emprego exige mais do idoso, devido ao esforço físico diário. Por isso, procure por empregos em locais mais tranquilos, com fácil manutenção e esteja atenta aos riscos do trabalho. Escolas, hospitais e restaurantes costumam ser movimentados e demandam mais cuidado.

Costureiro(a): perfeito para quem deseja retomar o trabalho, mas sem precisar sair de casa. Caso não tenha muita habilidade com costura, busque por oficinas profissionais para só depois oferecer serviços no ramo.

Professor(a): mesmo os profissionais aposentados podem voltar a dar aula, desde que se encaixem nos regulamentos que citamos acima. Considere também mentoria, aulas de reforço e revisão de material para alunos.

Estágio e processos seletivos para idosos: algumas empresas oferecem processos seletivos de trainee e estágio específicos para pessoas idosas. Para participar, fique de olho em sites de vagas e redes profissionais, como LinkedIn.

? Leia também:

• Como abrir uma conta no LinkedIn e criar um bom perfil profissional.
• Fale sobre você: afinal, como se apresentar numa entrevista?
• Posso trabalhar em dois empregos? Veja as principais regras.

Cuidados ao procurar um emprego na terceira idade:

Seja devido à vontade de se manter ativo, ou pela necessidade de complementar a renda de casa, alguns idosos decidem retomar antigos empregos e até se arriscam em novas profissões. Tudo visando uma qualidade de vida melhor.

Mas, para que tudo saia bem e de forma segura, é preciso estar atento aos direitos que um trabalhador na terceira idade — maior de 60 anos — tem. Conforme aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, em 2018, o Projeto de Lei 6685/09 demanda:

• Jornada de trabalho de, no máximo, 8 horas diárias: podendo ser prorrogado em até 2 horas, desde que seja compensado no dia seguinte.
• Exames periódicos semestrais: a empresa deverá submeter os funcionários com mais de 60 anos a exames laboratoriais e clínicos para garantir a saúde do trabalhador.

? Leia também: Tá sem dinheiro? Veja como ter uma renda extra com estas dicas.

Precisando de uma renda extra? A Superdigital te ajuda!

Seja para reunir dicas sobre emprego para idosos ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Conheça o SuperProfissa, a frente profissionalizante que reúne tudo o que você precisa para se preparar para o mercado de trabalho, para se recolocar ou para fazer aquela graninha no fim do mês. Saiba mais aqui!