Uma lembrança que pode ser compartilhada por muitas pessoas, seja seu avô, vizinha ou conhecido, é a primeira vez que eles receberam dinheiro, fruto do trabalho deles. E, para que ninguém fique de fora dessa experiência, a Superdigital reuniu dicas e alternativas para você que está procurando como ganhar dinheiro sendo estudante.

Além de complementar a renda da sua casa e contribuir para a sua vida financeira, ter um emprego enquanto estuda também gera experiência profissional, o que pode te favorecer mais pra frente. Quer saber mais? Se liga só:

​​Como ganhar dinheiro sendo estudante?

Falta de oportunidade e pouca experiência são os principais obstáculos no mercado de trabalho apontados por estudantes, segundo pesquisa do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Com isso em mente, alguns jovens procuram por fontes de renda que não tomam muito tempo, como em um emprego registrado; que podem ser feitas em casa, como é o caso da fabricação de doces; e que não exigem muita experiência ou cursos superiores concluídos.

E o que não faltam são opções que se encaixam nessas características para ganhar dinheiro sendo estudante, por exemplo:

?? Brechós — tem algumas peças de roupa paradas no guarda-roupa que podem se tornar uma fonte de renda? Aproveite para encontrar lojas de brechó que oferecem um preço justo ou reúna amigos interessados na ideia e abram a própria loja de vocês, seja ela virtual ou na garagem de alguém.

? Abra a sua própria loja em sites de venda — fora o nicho de roupas, existem sites de e-commerce que permitem a entrada de vendedores amadores. Neste caso, encontre o nicho que mais faça sentido para você e para o seu público e, depois, produza a mercadoria, caprichando na descrição e valor final.

#SuperDica: alguns sites oferecem a opção de pré-venda de um produto, dessa forma você saberá quantos foram vendidos e conseguirá calcular o quanto gastará para produção deles. ?

? Leia também: Procurando o que fazer para vender e ganhar dinheiro? Chega aí!

Se as alternativas acima sobre como ganhar dinheiro sendo estudante não se encaixarem no que você procura, tente investir em profissões que não exigem curso superior, tais como:

? Escrita — sites que buscam freelas para redação de legendas nas redes sociais ou pequenos textos são uma boa pedida para complementar a renda ou ter um primeiro contato com o mercado de trabalho. Basta dominar a escrita e estar atento aos erros de português.

? Fotografia — você é bom em fotografar, sendo a referência da família quando o assunto são retratos e selfies? Então a fotografia pode ser um bom ramo para você investir. Faça cursos rápidos e estude luz, formas, cores, texturas, pessoas e trabalhos de outros profissionais que possam te ajudar a crescer na área.

? Edição — com o crescimento de conteúdos audiovisuais, sejam reels, stories ou vídeos no YouTube, surge a necessidade de profissionais do ramo ou pessoas interessadas que manjam de edição, além de serem super criativas, claro.

? Redes sociais — ser um influenciador digital também é uma possibilidade para quem busca ganhar dinheiro sendo estudante. Fique de olho no que rola nas redes, quais tendências você acredita que te trarão um retorno positivo em seguidores e engajamento.

E como conciliar trabalho e estudo? ?

Agora que você já tem um leque de opções para ganhar dinheiro sendo estudante, não se esqueça de conciliar o trabalho e os estudos para garantir que você vá bem em ambos os lados. Para isso dar certo, evite fazer as duas coisas ao mesmo tempo, invista em uma rotina regrada, com cronograma semanal, apps e métodos de concentração, e deixe sempre um tempo de descanso e pausa entre as tarefas.

Precisando de uma renda extra? A Superdigital te ajuda!

Seja para mostrar como ganhar dinheiro sendo estudante ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Conheça o SuperProfissa, a frente profissionalizante que reúne tudo o que você precisa para se preparar para o mercado de trabalho, para se recolocar ou para fazer aquela graninha no fim do mês. Saiba mais aqui!