Começar um negócio próprio é sempre um desafio, certo? Fornecedores, investimento, movimentação de clientes… e a lista só aumenta. Agora, se você quer saber como revender roupas, mas não tem ideia de como começar, então chegou ao lugar certo!

Para fazer deste desafio uma experiência positiva para o seu negócio e, claro, para a sua conta bancária, a Superdigital separou as 10 principais dicas para ter sucesso nas vendas e o que fazer para fugir do preju. Bora conhecer mais e #vender?

Como comprar roupas para revender?

O primeiro passo para se sair bem nas vendas é saber como comprar roupas para revender. Nesse caso, você deve estar se perguntando: “Ué, é só achar o produto, escolher os tamanhos e vender!”, mas não é bem assim…

Antes de sair comprando diversos produtos, é preciso ficar atento em dois pontos fundamentais. São eles:

Defina a sua mercadoria — se você já definiu o estilo de roupa que pretende vender e o público que mais consome, então não precisa se preocupar! Agora, se você ainda está em dúvida sobre vestuário infantil, feminino, masculino, streetwear, fitness, etc., chegou a hora de analisar a mercadoria que você quer vender.

Imagine chegar em uma loja que tem de tudo, menos algo que você realmente procurava? Para chegar a uma resposta satisfatória, busque por estilos que te agradem ou que você já tenha contato. Depois de definido, é só partir para as compras.

Escolha os fornecedores com calma — opaaa, sair para comprar, porém, depende. Nesta segunda dica para saber como revender roupas, é preciso conferir de quem e o que você está comprando.

Alguns fornecedores definem regras e pedidos mínimos para venda, especialmente atacadistas. Além disso, confira sempre a forma de pagamento, se existe crediário, qual é a reputação da marca e sempre analise o custo-benefício.

? Leia também: Procurando o que fazer para vender e ganhar dinheiro? Chega aí!

Como revender roupas?

Após escolher quais produtos devem entrar na sua loja e quais são os locais mais em conta para a compra das roupas, chegou a hora de revender em 5 passos:

Monte a sua marca — dar um nome ao seu negócio, estar com os documentos em dia e criar um logo que tenha a cara da sua marca é outro ponto importante para revender roupas. Afinal, como criar uma boa fama entre os clientes, sem ter um nome? ?

Fotografe as suas peças e saiba descrevê-las bem — organizou todos os vestuários por tamanho e estilo? Então, lembre-se de memorizar as principais características de cada peça.

Para não se perder: clientes costumam perguntar sobre o tipo de tecido (É elastano?) e também o tamanho (Veste 42?). Com essas respostas na ponta da língua, você aumenta as chances da venda!

Saiba precificar o seu produto — chegamos à parte mais delicada e que pode definir o seu salário no fim do mês. Existem várias técnicas para precificação, mas você, basicamente, precisa conhecer as duas mais importantes:

Markup: o percentual sobre o valor que você coloca em cada peça, que será o lucro esperado da venda.
Margem de lucro: o resultado final, quando todos os gastos são eliminados (produto, vendedor, aluguel da loja, etc.).

Pesquise tendências e concorrentes — seja a tiara que viralizou em um reality show ou o vestido que fez sucesso na novela, é importante ficar de olho nas tendências do mercado e o que a concorrência anda fazendo de novo.

Para te auxiliar nessa missão, use a ferramenta de tendência de busca, o Google Trends, e analise bem as vitrines e produtos mais anunciados entre as lojas.

Crie um controle financeiro e estabeleça metas — faça planilhas, tabelas, separe a sua parte do lucro da sua loja e sempre anote as despesas fixas ou variáveis. Acredite, o menor valor pode passar despercebido no começo e se tornar um problema no futuro, se não resolvido quanto antes. Combinado?

? Leia também: A patroa tá on! Como abrir uma pequena empresa do zero?

Como revender roupas? O que não fazer…

Tudo está indo conforme planejado, até que surge uma ideia para o seu negócio que pode dar em algo muito positivo ou negativo, se não for o momento certo. Nesse caso, é bom evitar:

Estocar muitas roupas — como os revendedores e empreendedores costumam dizer: produto estocado é dinheiro parado.

Se a sua loja ainda for pequena ou você prefere inovar nas opções, o recomendado é evitar uma grande estocagem de produtos, já que eles podem se acumular com o tempo, resultando em menos vendas.

Se espelhar completamente na concorrência — estar sempre com um olho aberto e outro fechado é importante para não ficar para trás quando o assunto é concorrência. Apesar disso, tente revender roupas da maneira que você achar mais conveniente e busque dar uma cara única ao seu negócio.

Ter uma loja física logo no início — por mais que a empolgação de ter uma loja seja enorme, experimente usar as redes sociais ou sites de baixo custo como porta de entrada para revenda de roupas. Depois, quando as coisas estiverem mais encaminhadas, considere o valor do aluguel, o movimento do local, etc.

? Leia também: “Quero abrir uma empresa”: quando é o momento certo?

A Superdigital está aqui para descomplicar sua vida.

Seja para mostrar como vender roupas e lucrar rapidamente ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Abra a sua conta digital de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Quer saber como? É só baixar o app da Superdigital neste link, se cadastrar e começar a usar!