O consumo das classes C e D no Brasil aumentou 6% em outubro ante setembro deste ano, de acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech focada em empoderamento econômico. O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil do consumidor das classes C e D do Brasil.

Na pesquisa, o aumento foi puxado pela região Norte com um acréscimo de 8,5% no consumo. Outra região que registrou crescimento foi o Sudeste, com um aumento de 3,5%. Contudo, apresentaram queda o Centro Oeste (-5%), Nordeste (-3,1%) e Sul (-0,03%).

Os setores que se destacaram com as altas mais significativas foram Diversão e Entretenimento (9%), Supermercados (8%), Lojas de Artigos Diversos (7%), Prestadores de Serviços (4%), Combustíveis (4%), Restaurantes (3%), Hotéis e Motéis (3%), Transportes (3%) e Drogaria e Farmácia (3%). Já os setores que mais tiveram quedas no consumo foram de Rede Online (-11%) e Companhias Aéreas (-6%).

Em relação ao ticket médio, em outubro houve aumento nos setores de Diversão e Entretenimento (7%), Restaurante (5%), Supermercado (3%) e Prestadores de Serviços (2%). Contudo, caiu a média de gasto com Serviços (-7%), Companhias Aéreas (-5%), Telecomunicações (-2%) e Automóveis e Veículos (-2%). 

O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento continua sendo com Supermercado (40,2%), seguido de Restaurante (12,6%) e Lojas de Artigos Diversos (9,8%).

Outro dado da pesquisa mostrou que 88% dos gastos totais em outubro foram feitos presencialmente, mantendo o indicador de setembro.

De acordo com Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, os números mostram que, como esperado, o último trimestre do ano deve ser de um relevante aquecimento no comércio de varejo. “Devemos continuar observando esse ritmo em novembro, com Black Friday, Copa do Mundo de Futebol, e em dezembro por conta das festas de final de ano. Esses meses são tradicionamente de consumo maior, até mesmo pelo suporte do 13° salário. Outubro antecipou um pouco esse movimento, mas vemos claramente uma tendência de crescimento de consumo que deve permanecer nos próximos meses”, afirma a executiva,

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Recortes regionais

SUDESTE

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o consumo não seguiu os dados nacionais e teve um recuo de 0,8% ante outubro. O resultado foi puxado para baixo principalmente pelo setor de Hotéis e Motéis (-15%), Rede Online (-13%), Companhias Aéreas (-10%) e Prestadores de Serviços (-7%). Por outro lado, apresentaram crescimento os segmentos de Diversão e Entretenimento (9%), Lojas de Artigos Diversos (8%), Transportes (7%), Supermercado (7%) e Combustível (6%).

São Paulo

Em São Paulo, o consumo teve uma alta bastante representativa, de 12,5% em relação ao mês anterior. As maiores altas foram nos setores de Companhias Aéreas (14%), Supermercado (10%), Automóveis e Veículos (9%), Lojas de Artigos Diversos (7%), Combustível (-7%), Prestadores de Serviços (6%). No entanto, houve queda de gastos com Rede Online (-9%) e Serviços (-6%).

Minas Gerais

Em Minas Gerais, o consumo fechou o mês com alta de 1,6%. Os principais setores que contribuíram com o resultado foram Companhias Aéreas (44%), Hotéis e Motéis (20%), Diversão e Entretenimento (20%), Lojas de Roupas (13%), Combustíveis (8%), Lojas de Artigos Diversos (7%) e Telecomunicação (5%). Os setores que apresentaram recuo foram Automóveis e Veículos (-6%) e Rede Online (-3%).

Espírito Santo

No Espírito Santo, o consumo em outubro teve um aumento de 12,3% em comparação ao mês anterior. O destaque é o setor de Automóveis e Veículos, com expressiva alta de 193%, seguido por Companhias Aéreas (84%), Lojas de Roupas (37%), Hotéis e Motéis (33%), Prestadores de Serviços (26%), Restaurante (14%), Supermercado (13%) e Drogaria e Farmácia (10%).Os setores que apresentaram queda no período foram e Rede Online (-14%), Transporte (-14%) e Combustível (-11%).

SUL

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul foi observada queda de 2,3% no consumo em outubro ante setembro. Houve redução nos setores de Rede Online (-37%), Companhias Aéreas (-24%), Automóveis e Veículos (-21%), Serviços (-11%), Telecomunicações (-10%). Contudo, alguns setores apresentaram aumento nos gastos, foi o caso dos setores de Hotéis e Motéis (41%), Diversão e Entretenimento (37%), Transporte (8%), Lojas de Artigos Diversos (7%), Supermercado (7%), Lojas de Roupas (6%), Restaurantes (6%) e Combustível (5%).

Paraná

No Paraná, outubro apresentou aumento no consumo de 0,9% ante setembro, impulsionado pelos setores de Serviços (15%), Diversão e Entretenimento (15%), Lojas de Roupas (9%), Prestadores de Serviços (8%), Lojas de Artigos Diversos (8%), Supermercado (6%) e Combustível (5%). As baixas foram observadas nos setores de Rede Online (-21%), Hotéis e Motéis (-15%), Automóveis e Veículos (-12%), Companhias Aéreas (-10%) e Telecomunicações (-3%).

CENTRO-OESTE

Goiás

Em Goiás, foi observada uma queda de 2% em outubro ante setembro. Houve redução de consumo nos setores de Hotéis e Motéis (-29%), Companhias Aéreas (-16%) e Rede Online (-8%). No entanto, houve crescimento nos setores de Lojas de Roupas (22%), Transporte (12%), Telecomunicação (11%), Prestadores de Serviços (9%), Restaurante (7%) e Diversão e Entretenimento (5%). 

Mato Grosso

No Mato Grosso, o consumo fechou em queda de 5,3% ante setembro. As maiores baixas foram nos setores e Diversão e Entretenimento (-37%), Lojas de Roupas (-24%), Hotéis e Motéis (-17%), Companhias Aéreas (-14%), Transporte (-14%). Por outro lado, houve alta nos setores de Combustíveis (16%), Supermercado (7%) e Restaurante (2%).

Norte

Amazonas

No Amazonas, o consumo aumentou 7% em outubro em relação a setembro. Os destaques de alta foram nos setores de Diversão e Entretenimento (23%), Serviços (22%), Companhias Aéreas (14%), Transporte (13%), Supermercado (12%), Prestadores de Serviços (10%), Telecomunicações (10%), Drogaria e Farmácias (9%), Restaurantes (7%). Já as quedas foram observadas nos setores de Automóveis e Veículos (-24%), Rede Online (-21%), Hotéis e Motéis (-5%) e Combustível (-3%),

Pará

No Pará, o mês de outubro apresentou alta no consumo de 33% sobre o mês anterior. Os setores com maiores altas foram Supermercado (31%), Telecomunicação (26%), Diversão e Entretenimento (25%), Lojas de Artigos Diversos (15%), Lojas de Roupas (14), Rede Online (11%) e Restaurantes (10%). Já os recuos foram vistos em Companhias Aéreas (-38%), Hotéis e Motéis (-16%), Serviços (-14%), Automóveis e Veículos (-6%), Transportes (-6%), Combustível (-5%) e Drogaria e Farmácia (-3%).

NORDESTE

Bahia

Na Bahia, o consumo teve uma alta de 1,2% em outubro ante setembro. Houve uma expressiva alta no setor de Hotéis e Motéis (61%), Automóveis e Veículos (10%), Telecomunicação (9%), Supermercado (6%), Restaurante (6%), Combustível (6%) e Prestadores de Serviços (5%). Recuaram os gastos com Companhias Aéreas (-38%), Diversão e Entretenimento (-11%), Lojas de Roupas (-8%) e Rede Online (-3%).

Ceará

O consumo no Ceará caiu 2,9% em relação ao mês anterior. No período, os setores que puxaram a queda foram os de Automóveis e Veículos (-62%), Companhias Aéreas (-55%), Serviços (-12%) e Telecomunicação (-10%). Entretanto, subiram os gastos com Lojas de Artigos Diversos (20%), Restaurante (11%), Drogaria e Farmácia (11%), Rede Online (8%), Supermercado (6%), Diversão e Entretenimento (6%) e Combustível (6%).

Pernambuco

Em Pernambuco, o consumo apresentou queda de 1,8% em outubro em comparação com setembro. Houve queda no setor de Companhias Aéreas (-37%), seguido por Automóveis e Veículos (-33%), Combustível (-21%), Lojas de Roupas (-15%), Rede Online (-14%) e Diversão e Entretenimento (-8%). Subiram os gastos no estado com Hotéis e Motéis (16%), Serviços (10%), Supermercado (5%), Lojas de Artigos Diversos (5%) e Transporte (-3%).

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