O consumo das classes C e D no Brasil recuou 11% em junho ante maio deste ano, de acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech focada em inclusão econômica. O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil do consumidor das classes de menor poder aquisitivo do Brasil.

Na pesquisa, todas as regiões do Brasil mostraram queda no consumo, com o Sudeste impactando mais no resultado (-12,2%). Nas demais regiões, o Norte fechou com redução de 11,5% no consumo, seguido pelo Centro-Oeste (10,1%), Nordeste (8,3%) e Sul (6,5%).

Os setores que se destacaram positivamente no período foram Companhias Aéreas (24%) e Hotéis e Motéis (15%). Já os que apresentaram quedas foram Supermercado (-8%), Lojas de Roupas (-7%,) Restaurante (-6%), Transporte (-6%), Combustível (-6%), Prestadores de Serviços (-6%), Rede Online (-5%), Lojas de Artigos Diversos (-5%) e Serviços (-4%).

Segundo Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, o resultado se deve à conjunção de alguns fatores. “O mundo vive um momento desafiador na economia, e no Brasil não é diferente. A inflação tem retraído o consumo das famílias e as classes C e D têm sofrido bastante. Vemos claramente isso na busca por mais parcelamentos nos pagamentos e produtos mais baratos. Além disso, as famílias estavam se preparando para o período de férias escolares em junho, o que justifica também o aumento em gastos com passagens aéreas e hotéis”, afirma.

O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento continua sendo com Supermercado (37,1%), seguido de Restaurante (13%), Lojas de Artigos Diversos (10,3%) e Combustível (7,5%).

A pesquisa realizada pela Superdigital também apontou que 87% dos gastos totais foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a mais se comparado a maio.

Em relação ao ticket médio, houve um aumento significativo nos setores de Companhias Aéreas (27%) e Hotéis e Motéis (19%). Contudo, diminuiu o ticket médio gasto com Rede Online (-4%), Diversão e Entretenimento (-3%), Lojas de Roupas (-3%) e Supermercado (-2%).

Para acessar os dados completos da pesquisa, clique aqui

Sobre a Superdigital

A Superdigital é uma conta digital especializada na inclusão econômica da população desbancarizada e semibancarizada da América Latina. No centro de sua estratégia estão o uso da tecnologia e a geração de economia e renda para esse público. Hoje, a marca está presente no Brasil, Argentina e Chile e prepara sua expansão na Colômbia, México, Peru e Uruguai. Sua plataforma multipaíses, multilíngue e multimoedas - desenvolvida com código próprio e tecnologia nativa da nuvem - tem orientação mobile first e API first. No atendimento a pessoas físicas, a Superdigital oferece ferramentas simples e de uso intuitivo, com acesso a conta e cartão em poucos minutos, por meio de um processo de adesão 100% digital. E no segmento de banking as a service, a fintech atende empresas que precisam de soluções de pagamentos para a remuneração de funcionários e/ou oferta de benefícios, trazendo ganhos de eficiência para suas operações.

Relações com a Imprensa – Superdigital

Evandro Ribeiro – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | (13) 98132-6511

Licia Martinez – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.