Gastos com Rede online e Automóveis e Veículos também subiram, enquanto os setores Diversão e Consumo e Telecomunicações mostraram recuo no mês passado

Os brasileiros das classes C e D aumentaram os gastos com passagens aéreas em março em comparação a fevereiro, de acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander com foco em inclusão econômica. Segundo o levantamento, os setores que mostraram recuperação mais significativa foram Companhias Aéreas (11%), Rede Online (11%), Automóveis e Veículos (10%), Combustível (7%), Serviços (7%) e Transportes (4%). Na contramão, setores como Diversão e Entretenimento e Telecomunicações recuaram, 9% e 2% respectivamente. No balanço geral, o consumo subiu 1%.

Exceto o Sul do Brasil, que mostrou um recuo no consumo das classes C e D (-2,4%), todas as regiões registraram altas, puxadas pelo Centro-Oeste (6,4%), seguido do Nordeste (1,5%); Sudeste (1,4%) e Norte (1,3%).

“Certamente o que impactou os gastos com companhias aéreas foi a alta sofrida nos preços das passagens, decorrente do aumento no valor dos combustíveis. Prova disso é que o próprio gasto com combustível das classes C e D também cresceu. Os preços das passagens aéreas de voos domésticos no Brasil subiram até 40% em março, de acordo com dados de plataformas de emissão de passagens, e a maioria dos bilhetes emitidos pelas classes D e C são para voos domésticos”, explica Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil.

O levantamento mostra também que o principal gasto do orçamento das famílias é com Supermercados (37%), seguindo de Restaurantes (13%) e Lojas de Artigos Diversos (10%).

Em março, 86% dos gastos foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a menos em comparação a fevereiro.

A Pesquisa de Hábitos de Consumo da Classes C e D da Superdigital apontou aumento significativo no ticket médio dos gastos com Companhias Aéreas. Além disso, o ticket médio com Automóveis e Veículos, Rede Online, Lojas de Roupas, Combustíveis e Transportes também aumentou.

Para acessar os dados completos da pesquisa, clique aqui.

Recortes regionais

SUDESTE

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o consumo acelerou em março e fechou em alta de 10,7%. O destaque é o setor Companhias Aéreas, com expressiva alta de 72%, seguido por Hotéis e Motéis (31%), Rede Online (19%), Serviços (10%) e Telecomunicação (10%). No entanto, foram observados diminuição de gastos com Automóveis e Veículos (-9%), Prestadores de Serviços (-4%) e Lojas de Artigos Diversos (-3%).

São Paulo

Em São Paulo, o consumo teve um aumento de 0,3% ante fevereiro. Os setores que apresentaram altas foram Automóveis e Veículos (19%), Companhias Aéreas (13%), Rede Online (9%), Serviços (8%), Combustível (7%) e Transporte (5%). As quedas foram observadas nos setores Hotéis e Motéis (-8%), Telecomunicação (-3%) e Diversão e Entretenimento (-3%).

Minas Gerais

Em Minas Gerais, o consumo em março ficou praticamente estável (0,01%) em comparação ao mês anterior. O resultado foi puxado principalmente por Hotéis e Motéis (13%), Combustível (5%), Serviços (4%) e Restaurante (2%). Os setores que apresentaram queda no período foram Companhias Aéreas (-61%), Diversão e Entretenimento (-8%), Drogaria/Farmácia (-8%), Prestadores de Serviços (-7%), Rede Online (-6%), Lojas de Artigos Diversos (-6%) e Lojas de Roupas (-5%).

Espírito Santo

No Espírito Santo, o consumo fechou o mês com baixa de 1,4%. Os setores que contribuíram para o resultado foram Hotéis e Motéis (-42%), Diversão e Entretenimento (-38%), Telecomunicação (-3%), Drogaria/Farmácia (-2%), Lojas de Artigos Diversos (-1%), Restaurante (-1%) e Supermercado (-1%). Na outra ponta, foi observada uma expressiva alta no setor Companhias Aéreas (580%), seguido por Automóveis e Veículos (51%), Combustível (12%), Rede Online (7%) e Prestadores de Serviços (4%).

SUL

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul foi observada queda de 4% no consumo em março ante fevereiro. Houve um aumento considerável no setor Companhias Aéreas (358%), seguido por Transporte (20%), Lojas de Roupas (20%), Hotéis e Motéis (12%), Diversão e Entretenimento (4%), Combustível (3%) e Telecomunicação (1%). No entanto, Rede Online (-14%), Lojas de Artigos Diversos (-11%), Automóveis e Veículos (-10%), Prestadores de Serviços (-9%), Supermercado (-3%), Restaurante (-2%), Drogaria e Farmácia (-1%) e Serviços (-1%) apresentaram queda.

Paraná

No Paraná, março apresentou diminuição no consumo de 1,1% ante fevereiro. Os setores Prestadores de Serviços (-6%), Rede Online (-5%) e Telecomunicação (-1%) contribuíram para o movimento. Já Companhias Aéreas (28%), Serviços (19%), Hotéis e Motéis (18%), Automóveis e Veículos (10%), Drogaria/Farmácia (9%), Restaurante (6%) e Combustível (3%) avançaram no mesmo período.

CENTRO-OESTE

Goiás

Em Goiás, foi observada uma alta de 4,4% no consumo em março. Houve uma expressiva alta no setor de Companhias Aéreas (204%), seguido por Automóveis e Veículos (67%), Lojas de Roupas (15%), Lojas de Artigos Diversos (13%), Telecomunicação (10%), Combustível (7%), Supermercado (6%) e Restaurante (6%). No entanto, foi observada redução de gastos nos setores Diversão e Entretenimento (-27%), Rede Online (-10%) e Prestadores de Serviços (-3%).

Mato Grosso

No Mato Grosso, o consumo fechou em alta de 5,4% ante fevereiro. As maiores altas foram nos setores Companhias Aéreas (54%), Lojas de Roupas (20%), Combustível (16%), Restaurante (13%), Rede Online (7%) e Supermercado (4%). Por outro lado, houve queda nos setores de Diversão e Entretenimento (-25%), Transporte (-21%), Prestadores de Serviços (-15%), Serviços (-9%), Telecomunicação (-9%), Hotéis e Motéis (-7%), Drogaria/Farmácia (-6%), Lojas de Artigos Diversos (-3%) e Automóveis e Veículos (-2%).

Norte

Amazonas

No Amazonas, o consumo ficou praticamente estável (0,2%) em março. Os destaques de alta foram os setores Prestadores de Serviços (112%), Rede Online (19%), Combustível (18%), Transporte (12%), Drogaria/Farmácia (6%), Serviços (5%), Telecomunicação (3%) e Lojas de Roupas (2%). Já as quedas foram observadas nos setores Automóveis e Veículos (-61%), Diversão e Entretenimento (-39%), Hotéis e Motéis (-28%), Restaurante (-2%), Lojas de Artigos Diversos (-2%) e Companhias Aéreas (-2%).

Pará

No Pará, o mês de março apresentou leve diminuição no consumo, de 0,9%, ante o mês anterior. Os setores que apresentaram as maiores altas foram Automóveis e Veículos (16%), Lojas de Roupas (7%), Rede Online (6%), Combustível (6%), Diversão e Entretenimento (5%), Lojas de Artigos Diversos (3%), Telecomunicação (2%) e Supermercado (2%). Já as quedas foram observadas em Companhias Aéreas (68%), Prestadores de Serviços (-11%), Drogaria/Farmácia (-10%), Hotéis e Motéis (10%), Restaurante (-4%), Serviços (-3%) e Transporte (-1%).

NORDESTE

Bahia

Na Bahia, o consumo registrou alta de 1,2% em março, impulsionado pelos setores Companhias Aéreas, (82%), Rede Online (40%), Combustível (14%), Automóveis e Veículos (14%), Hotéis e Motéis (11%), Serviços (10%) e Transporte (5%). Recuaram os gastos com Diversão e Entretenimento (-36%), Lojas de Artigos Diversos (-10%), Drogaria/Farmácia (-4%), Lojas de Roupas (-3%) e Telecomunicação (-1%).

Ceará

O consumo no Ceará apresentou queda de 1,6% em relação ao mês anterior. No período, os gastos com Diversão e Entretenimento (-52%), Hotéis e Motéis (-42%), Automóveis e Veículos (-27%), Companhias Aéreas (-24%), Telecomunicação (-20%), Prestadores de Serviços (-16%), Restaurante (-8%) e Transporte (-2%) recuaram. Os setores que se destacaram na contramão foram Rede Online (284%), Lojas de Roupas (37%), Serviços (21%), Combustível (5%), Drogaria/Farmácia (3%) e Lojas de Artigos Diversos (1%).

Pernambuco

Em Pernambuco, o consumo apresentou alta de 1,7% em março ante fevereiro. Os setores que se destacaram foram Companhias Aéreas (82%), Rede Online (40%), Combustível (14%), Automóveis e Veículos (14%), Hotéis e Motéis (11%), Serviços (10%), Transporte (5%), Restaurante (2%), Prestadores de Serviços (2%) e Supermercado (2%). Por outro lado, as classes C e D em Pernambuco gastaram menos com Diversão e Entretenimento (-36%), Lojas de Artigos Diversos (-10%), Drogaria/Farmácia (-4%), Lojas de Roupas (-3%) e Telecomunicação (-1%).

Sobre a Superdigital

A Superdigital (www.superdigital.com.br) é uma das fintechs do Banco Santander com atuação global. Possui mais de 1,9milhão de clientes e processa mais de 70 milhões de transações por ano. O propósito da empresa é democratizar os serviços bancários: em apenas cinco minutos, qualquer pessoa pode abrir uma conta e gerenciar sua vida financeira sem burocracias, pelo celular.

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