Os brasileiros das classes C e D aumentaram os gastos com viagens em setembro em comparação com agosto, de acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander. Segundo o levantamento, os setores que mostraram recuperação mais significativa no consumo foram Companhias Aéreas (13%) e Hotéis e Motéis (8%). No balanço geral, o consumo recuou 4%.

Todas as regiões registraram queda, puxadas pelo Norte (-8%) e Nordeste (-7%). O Sul recuou 4%; o Sudeste, 3%; e o Centro Oeste, 1%.

De acordo com Luciana Godoy, CEO da Superdigital, “as pessoas estão mais confortáveis e confiantes para voltarem a viajar. De fato, por conta da pandemia, muitas viagens foram adiadas e, com o avanço da vacinação e a queda no número de contaminados, é normal que a população retome as viagens e os planos que foram adiados em 2020 e primeiro semestre de 2021”, afirma ela.

Os demais setores que mostraram recuperação no consumo foram Diversão e Entretenimento (3%), Telecomunicações (2%), transporte (1%) e combustíveis (1%). Na outra ponta, os gastos que mais caíram foram Rede Online (-7%), Automóveis e Veículos (-6%), Lojas De Roupas (-5), Lojas de Artigos Diversos (-3%) e Prestadores de Serviços (-3%).

O levantamento mostra também que o principal gasto do orçamento das famílias é com Supermercados (37%), seguindo de Restaurantes (12%) e Lojas de Artigos Diversos (11%).

Em setembro, 84% dos gastos foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a mais em comparação a agosto e 3 pontos a mais que junho.

Em relação ao ticket médio, houve aumento significativo nos setores de Companhias Aéreas (24%), Hotéis e Motéis (11%), Transportes (5%) e Diversão e Entretenimento (5%).

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Recortes regionais

SUDESTE

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o consumo em setembro recuou 1,9% ante agosto. Os setores que se destacaram com o crescimento foram Passagens Aéreas (49%), Combustíveis (10%), Transportes (3%) e Supermercado (2%). As quedas foram observadas nos setores Rede Online (-12%), Serviços (-12%), Diversão e Entretenimento (-8%), Lojas de Roupas (-8%), Automóveis e Veículos (-5%), Drogaria e Farmácia (-5%) Telecomunicações (-3%) e Lojas Artigos Diversos (-3%).

São Paulo

Em São Paulo, a diminuição no consumo foi 3,1% em setembro. O resultado foi puxado, principalmente, por Automóveis e Veículos (-7%), Lojas de Roupas (-6%), Rede Online (-5%), Prestadores de Serviços (-2%), Drogaria e Farmácia (-2%) e Lojas de Artigos Diversos (-2%). No entanto, seguindo a tendência de todo o Brasil, foram observados aumentos nos gastos com Companhias Aéreas (15%), Hotéis e Motéis (12%), Transportes (3%) e Diversão e Entretenimento (3%).

Minas Gerais

Em Minas Gerais, o consumo em setembro ficou praticamente estável, com leve queda de 0,3% em relação ao mês anterior. Os setores que apresentaram altas foram Companhias Aéreas (31%), Diversão e Entretenimento (13%), Hotéis e Motéis (5%), Serviços (4%) e Restaurantes (4%). No entanto, houve queda em Automóveis e Veículos (-13%), Rede Online (-11%) e Transporte (-3%).

Espírito Santo

Já Espírito Santo, o consumo acelerou em setembro e fechou em alta de 4,1%. Companhias Aéreas apresentou alta de 142%; Hotéis e Motéis, 94%; Transportes, 27%; Combustíveis, 24%; Diversão e Entretenimento, 23%; Telecomunicações, 13%; Lojas de Roupas, 7%; e Serviços, 7%. Recuaram o consumo nos segmentos Automóveis e Veículos (-21%), Drogaria e Farmácia (-7%), Rede Online (-5%) e Prestadores de Serviços (-2%).

SUL

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, a queda no consumo foi de 5% em setembro com relação a agosto, puxado, principalmente, por Automóveis e Veículos (-23%), Telecomunicações (-14%), Serviços (-7%), Lojas de Roupas (-6%) e Rede Online (-6%). Contudo, o consumo acelerou nos setores de Companhias Aéreas (25%), Hotéis e Motéis (25%), Diversão e Entretenimento (20%), Restaurantes (3%) e Transportes (2%).

Paraná

No Paraná, setembro apresentou queda no consumo de 4,9% ante agosto. Diferentemente da maioria dos estados do Brasil, no Paraná os gastos com Companhias Aéreas recuaram 31%. Também tiveram declínio Diversão e Entretenimento (-20%), Automóveis e Veículos (-12%), Transportes (-12%), Lojas de Artigos Diversos (-8%), Serviços (-7%) e Drogaria e Farmácia (-6%). Entretanto, houve crescimento nos gastos com Hotéis e Motéis (43%), Restaurantes (4%) e Telecomunicações (2%).

NORTE

Amazonas

No Amazonas, o consumo apresentou queda de 7% em setembro ante agosto. O resultado foi impulsionado, principalmente, por Rede Online (-41%). Em seguida, aparecem Hotéis e Motéis (-29%), Companhias Aéreas (-11%), Telecomunicações (-11%), Lojas de Roupas (-5%), Combustível (-4%) e Lojas de Artigos Diversos (-4%). Já as altas foram nos setores Prestadores e Serviços (15%), Serviços (9%), Automóveis e Veículos (6%) e Drogaria e Farmácia (3%).

Pará

No Pará, setembro apresentou expressiva queda no consumo de 11% sobre o mês anterior. As maiores baixas foram nos setores Companhias Aéreas (-46%), Hotéis e Motéis (-31%), Automóveis e Veículos (-28%), Serviços (-28%), Rede Online (-15%) e Lojas de Artigos Diversos (-14%). Os que se destacaram com alta foram Diversão e Entretenimento (14%), Telecomunicações (7%) e Lojas de Roupas (7%).

NORDESTE

Bahia

O consumo na Bahia recuou 5,4% em setembro ante agosto. Recuaram os gastos com os setores Companhias Aéreas (-45%), Automóveis e Veículos (-16%), Diversão e Entretenimento (-14%), Lojas de Artigos Diversos (-6%), Combustíveis (-6%) e Drogaria e Farmácia (-4%). Os principais setores que se destacaram com a alta foram Hotéis e Motéis (23%), Transportes (4%), Lojas de Roupas (3%) e Serviços (2%).

Ceará

O Ceará teve uma queda de 4,4% no consumo em setembro. No período, recuaram mais os setores Motéis e Hotéis (-27%), Serviços (-10%), Prestadores de Serviços (-9%) e Rede Online (-8%). Já as altas destacadas foram em Companhias Aéreas (27%), Automóveis e Veículos (17%), Transportes (9%), Combustível (6%) e Supermercados (5%).

Pernambuco

Em Pernambuco, o consumo caiu 11,3% em setembro em comparação com agosto. As maiores baixas se deram em Hotéis e Motéis (-16%), Supermercados (-10%), Prestadores de Serviços (-9%), Telecomunicações (-9%) e Serviços (-8%). Cresceram gastos com Companhias Aéreas (44%), Rede Online (18%), Automóveis e Veículos (17%), Diversão e Entretenimento (16%) e Transportes (10%).

Sobre a Superdigital

A Superdigital é uma das fintechs do Grupo Santander com atuação global. Possui mais de 1,9 milhão de clientes e processa mais de 70 milhões de transações por ano. O propósito da empresa é democratizar os serviços bancários: em apenas cinco minutos, qualquer pessoa pode abrir uma conta e gerenciar sua vida financeira sem burocracias, pelo celular.

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