Quem não curte juntar a galera, pegar a estrada ou mesmo fazer grandes viagens? Por mais que a grana esteja apertada, é possível aproveitar os rolês de forma acessível e viajar com os amigos sem gastar muito. Quer saber como? Confira as dicas que a Superdigital preparou abaixo para você:

Como viajar com amigos sem gastar muito?

1. Organize todos os contatos em um grupo.

Avise para os menos fãs de grupo os motivos de juntar todos em um só lugar: além de facilitar a comunicação, evita que alguém fique de fora de algum alinhamento. Se acharem melhor, definam administradores do grupo para melhorar a entrada de novos membros e os envios de recados importantes.

? Leia também: Faz um Pix? Como cobrar uma dívida sem perder a amizade.

2. Faça uma divisão de tarefas.

Para não sobrecarregar apenas uma ou duas pessoas, a recomendação é abrir a possibilidade de cada um escolher uma função no grupo, conforme necessidade, por exemplo: carona, compra de alimentos, roteiro de passeios, etc.

3. Crie uma planilha de gastos.

Já falamos sobre como fazer uma planilha de gastos por aqui, lembra? Neste caso, anote todas as despesas do grupo, os valores e quanto o valor somaria se estivesse dividido pela quantidade de membros do grupo. Assim, a divisão fica mais organizada e evita confusões relacionadas a dinheiro.

4. Use apps de finanças.

A quantidade de apps para finanças — pessoais e em grupos — pode variar muito conforme o seu objetivo. Entre os principais que encontramos, além do cartão digital para poupar dinheiro, estão:

Organizze: considerado um gerenciador financeiro, tem o objetivo de ajudar os usuários a administrarem os ganhos e gastos. Nele, você consegue ter uma noção de quanto dinheiro seria necessário ter para a viagem, além dos gastos esperados nesse período.
Splitwise: neste caso, o app é focado na divisão de valores entre duas ou mais pessoas. Funciona assim: os participantes da viagem colocam os gastos que tiveram e o app faz a divisão de quanto uma pessoa deve para outra, com base em seus gastos individuais.

5. Procure por menus e reviews de locais.

Antes de partir para a aventura de restaurantes, bares e locais para conhecer, faça uma procura minuciosa sobre o lugar. Geralmente, é possível encontrar na internet reviews de clientes antigos, além do menu com os valores disponíveis e as recomendações sobre o local, por exemplo: chegar cedo, fazer reservas com antecedência, pedir o prato do chefe, etc.

? Leia também: Vai tirar férias agora? O que você precisa saber antes.

6. Tenha uma reserva de emergência.

Mesmo que tudo esteja bem-planejado, é possível que algo possa fugir do esperado. Nessas situações, a principal recomendação é ter um fundo de emergência.

Para criar a sua reserva, comece cortando despesas variáveis enquanto investe o dinheiro poupado em desafios financeiros. Seja um plano mais equilibrado, como é o caso do método 50-30-20, extenso, como o desafio das 52 semanas ou mesmo um método de curta duração — desafio Superdigital: R$ 1.040 em 6 meses.

Educação financeira sem sofrimento? Só aqui.

Alcançar a independência financeira não deve ser um sonho distante. E, para te ajudar nesse objetivo, seja para mostrar como viajar com os amigos sem gastar muito ou para te ajudar a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Baixe aqui o app da Superdigital, abra a sua conta de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Dê adeus à burocracia!