Receber o décimo terceiro salário no final do ano é um dos momentos mais aguardados por muitos trabalhadores. Mas, com ele, surge a necessidade e vontade de gastar o dinheiro, seja para realizar o sonho da casa própria, um consórcio ou até uma viagem de férias.

Por mais merecedores que esses sonhos sejam, existe outra opção para usar o décimo terceiro: limpar o nome e dar adeus aos juros das dívidas! Se esse é o seu caso, veja abaixo dicas para começar o ano sem pendências:

4 jeitos de se organizar para pagar dívidas com o 13º salário:

Se planejar direitinho, todo mundo quita as dívidas antes mesmo de chegar a contagem regressiva do Ano-Novo. Agora, imagine usar o dinheiro do décimo terceiro para conseguir pagar qualquer débito em aberto.

Independentemente do quanto você tem disponível para receber este ano, reunimos 4 dicas essenciais para dar um pontapé na quitação das suas dívidas:

1- Calcule todos os débitos em aberto

Antes de mais nada, você precisa entender e conhecer a fundo quais são as suas dívidas. Faça uma lista e anote as cobranças importantes, para quem será o pagamento, quanto é o valor total, os juros e as parcelas. 

Com isso, você pode se organizar melhor e criar um planejamento financeiro para saber como vai pagar cada um desses débitos no decorrer do ano, começando com o décimo terceiro.

? Leia também: Como sair das dívidas até o fim do ano? Veja o passo a passo

2- Fique de olho nos juros

Depois de saber quais são as suas dívidas, entenda como funcionam os juros de cada uma. Afinal, uma cobrança pode até ter um valor menor do que as demais, mas, com os juros abusivos, ela só corre o risco de virar uma bola de neve.

Dê prioridade para as dívidas que têm taxas altas e evite que elas consumam todo o seu dinheiro.

3- Negocie com as instituições

Já pensou em negociar a sua dívida? Essa é uma maneira de tentar diminuir o valor do débito e melhorar as condições de pagamento, tudo isso para que você consiga se livrar da despesa rapidamente.

Converse com as instituições em que você tem pendências e veja o que é possível fazer para facilitar o pagamento, sem pesar muito no bolso.

? Leia também: Vale a pena? Como funciona a venda de dívida para outro banco

4- Guarde o que sobrar

Pagou as suas dívidas e ainda sobrou dinheiro? Pegue essa dica para melhorar a sua vida financeira: guarde o que sobrar. Sabemos como é legal fazer compras, mas nessa época de virada de ano sempre aparecem novas despesas e é bom estar preparado para imprevistos, não é mesmo?

? Veja aqui como ter uma reserva de dinheiro (e o que não fazer)

Educação financeira sem sofrimento? Só aqui.

Alcançar a independência financeira não deve ser um sonho distante. E, para te ajudar nesse objetivo, seja para reunir dicas de como pagar dívidas com o décimo terceiro ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado. 

Baixe aqui o app da Superdigital, abra a sua conta de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Dê adeus à burocracia!