“Olha a promoção! Banana por preço de banana!” e “cliente bonito não paga, mas também não leva” são algumas das frases mais comuns de um lugar popular, com muitas opções de frutas, legumes e verduras. Já sabe do que estamos falando? Então que tal conferir as principais dicas de como economizar na xepa da feira e ainda aproveitar as promoções? Olha só o que a Superdigital separou:

Como economizar na xepa da feira?

Procure por feiras de rua próximas a sua casa: o primeiro passo para gastar menos na ida às compras é encontrar a feira do seu bairro. Procure no site da prefeitura da sua cidade ou pergunte a vizinhos por recomendações de feiras de rua.

Faça uma lista de alimentos para comprar: evite gastar mais do que gostaria e correr o risco de esquecer o que realmente queria comprar. Se preferir, crie uma lista semanal e coloque mais de uma opção para itens que podem ser substituídos.

Dê preferência para alimentos da estação: já reunimos a lista completa dos alimentos sazonais por aqui, lembra? Além de serem mais saborosos, o preço sai mais em conta se comparado a frutas, legumes e verduras fora de época.

Vá no horário da xepa: não existe um momento exato em que a xepa começa, mas ela costuma acontecer ao final da feira. Por exemplo: se a feira do seu bairro inicia às 7h e encerra às 12h, o melhor horário para ir às compras é às 11 horas.

#SuperDica: evite chegar cedo e pegar o início das vendas, quando os alimentos estão mais caros.

Ande por mais de uma barraca: outra dica essencial para economizar na feira é conferir os valores de outros feirantes. A diferença não deve ser tão grande, mas algumas barracas oferecem alimentos frescos e promoções mais vantajosas.

Evite comprar muitos alimentos: o desperdício de alimentos também pode ser a causa de um gasto alto de dinheiro com a feira. Pensando nisso, fique de olho em quais alimentos são mais consumidos na sua casa e tente seguir à risca a sua lista de compras.

Negocie os valores: é comum alguns feirantes oferecerem descontos na hora do pagamento, especialmente para quem tem dinheiro trocado — o que não prejudica o troco de outras vendas.

Busque por hortas comunitárias: outra alternativa para não gastar muito com a feira de rua, é procurar por alimentos nas hortas comunitárias do seu bairro. Normalmente, eles são distribuídos gratuitamente, por valores menores ou em troca de manutenção na horta.

Psiu! Não vá embora ainda! Confira outros conteúdos de economia para as contas de casa e gaste menos no fim do mês:

Saiba como funciona a venda de produtos perto do vencimento.
Menos é mais: como economizar água e diminuir a conta do mês.
Como economizar energia elétrica? Dicas simples e econômicas.
Como dividir as contas do casal e administrar as finanças?

Educação financeira sem sofrimento? Só aqui.

Alcançar a independência financeira não deve ser um sonho distante. E, para te ajudar nesse objetivo, Seja para mostrar dicas para economizar na xepa da feira ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Baixe aqui o app da Superdigital, abra a sua conta de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Dê adeus à burocracia!