Precisa de uma grana e a solução mais viável é a venda do seu carro? A moto está parada na garagem e você já não sabe o que fazer com os gastos? Veja como vender um veículo com segurança, dicas para criar um anúncio e negociar, tudo sem sair no prejuízo.

Como vender um veículo sem sair no prejuízo?

A primeira dica para vender um veículo é saber quanto o mercado paga para o modelo a ser vendido. Para isso, você pode consultar a Tabela Fipe, principal índice para a negociação de automóveis no país.

Leve em consideração também os documentos do carro ou da moto, o estado de conservação do automóvel e a forma de pagamento que você vai aceitar (à vista, com garantia, etc.).

Conferiu se todos esses pontos estão em dia? Então é hora de procurar uma plataforma para anunciar a venda, seja o antigo anúncio no vidro do carro, ou em sites especializados em negociações do tipo.

Caso escolha fazer um anúncio online, esteja preparado para possíveis tentativas de golpe, como acontece em sites como OLX, além de mensagens de falsos interessados na compra. Mas não esquente, falamos sobre as dicas de segurança logo abaixo! ?

Para facilitar a venda, acrescente fotos do veículo em boa definição e coloque as informações mais importantes (modelo, ano, valor, etc.) na descrição do anúncio.

? Leia também: Como sair das dívidas até o fim do ano? Veja o passo a passo.

Negocia?

É comum na venda de usados, sejam automóveis, imóveis e até roupas, que apareçam pessoas interessadas e dispostas a negociar. Para não cravar apenas um valor e possivelmente perder a venda, defina uma margem limite (para mais e para menos).

Considere que, se o valor for alto demais, poucos compradores devem conseguir pagar à vista o valor pedido.

Devido a esses motivos, deixe explícito no anúncio se você negocia ou não o preço estipulado e quais são as condições da venda.

? Leia também: Copa do Mundo 2022: 7 ideias para ganhar dinheiro com futebol

Cuidados que você deve ter ao vender um veículo:

Chegamos às principais dicas de segurança para não ser passado para trás durante a venda de um veículo. Preparado? São elas:

• Desconfie de ofertas urgentes e agressivas: sabe aquele comprador super interessado? Que quer fechar o negócio quanto antes? Apesar da empolgação, fique com o pé atrás e tente seguir com as etapas que falamos acima.

• Não entregue o veículo antes de confirmar o pagamento: mesmo se receber o “sinal” como voto de confiança, prefira entregar as chaves apenas com o pagamento total do automóvel (caso você tenha optado pelo pagamento à vista).

#SuperDica: cuidado com o golpe do Pix agendado, uma tática que consiste em agendar uma transferência, enviar o comprovante de pagamento e no fim não enviar o dinheiro.

• Analise bem as propostas de troca e parcelamento: ao receber propostas de parcelamento do dinheiro ou até de troca por outros veículos, defina bem como funcionará esses pagamentos. No caso das trocas, peça uma revisão do veículo para não acabar recebendo um automóvel com problemas.

• Passe toda a documentação para o nome do novo comprador: nada de deixar pendências para resolver depois, combinado? Com o carro ainda no seu nome, o risco de complicações aumenta.

? Leia também: Tá sem dinheiro? Veja como ter uma renda extra com estas dicas

Educação financeira sem sofrimento? Só aqui.

Alcançar a independência financeira não deve ser um sonho distante. E, para te ajudar nesse objetivo, seja para mostrar dicas de como vender um veículo ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Baixe aqui o app da Superdigital, abra a sua conta de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Dê adeus à burocracia!