Você já deve ter ouvido falar dela por aí: um sonho a ser alcançado ou um investimento a longo prazo. A independência financeira representa tudo isso, além da tranquilidade de poder viver sem trabalhar, apenas desfrutando dos lucros de investimentos que você fez anos atrás. Mas será que é só isso mesmo?

Para descomplicar o tema de uma vez, a Superdigital reuniu as principais dúvidas sobre o que é independência financeira, como alcançar a sua — e se é realmente tão fácil quanto parece. Confira abaixo:

O que é independência financeira?

Sabe aquela ideia que todo adolescente, com certeza, teve em algum momento da vida: “Aos 18 eu vou ser independente!”? Na verdade, o que ele realmente queria dizer era: “Aos 18 vou ter autonomia financeira”. Ambos os casos são diferentes.

Autonomia financeira é poder escolher de que forma e quando você gastará o seu dinheiro — sendo fruto do seu trabalho ou de uma herança, pensão, etc. Nesse caso, é possível ter autonomia antes mesmo de completar a maioridade.

Já com a independência financeira, o significado é um pouco diferente. Alguns especialistas preferem defini-la como ter dinheiro suficiente para parar de trabalhar, sem depender da previdência social (INSS, auxílios governamentais, etc.). Outros a consideram como liberdade de poder fazer o que você gosta com a segurança de não perder isso no futuro.

Apesar dessas definições, é preciso identificar qual o tipo de independência financeira você está buscando (e sim, existe mais de uma). São elas:

Independência de curto prazo — considerada também um “período sabático”, onde você consegue se sustentar a curto prazo, apenas com o dinheiro que tem guardado.

Independência de trabalho — ser o seu próprio chefe, dar adeus à correria do dia a dia e escolher quando você trabalhará é outra forma de independência financeira, onde você se garante sem precisar de um emprego.

Independência financeira completa — trabalhar apenas se for da sua vontade, por um longo período, enquanto garante uma vida econômica estável, podendo lidar com surpresas e emergências financeiras sem complicação.

? Leia também: Como viver de renda? 5 alternativas para não faltar dinheiro.

Quanto dinheiro é necessário para ter independência financeira?

Definir um valor para alcançar a independência financeira vai depender muito do seu perfil econômico. Vamos supor que os seus gastos sejam de R$ 2.000 por mês, enquanto os seus ganhos totalizam $ 3.000. Seria possível poupar o restante (R$ 1.000) ou aplicá-lo no investimento que você escolher.

Nesse caso, sim, em algum momento você alcançaria a sua independência financeira, mas isso levaria anos, sendo necessário também manter os seus ganhos e despesas dentro do valor definido lá no começo. Ou seja: garantir emprego por tanto tempo e conseguir equilibrar as despesas seria o maior desafio.

Ganho pouco e quero ter uma independência financeira: o que faço?

Com o endividamento das famílias brasileiras batendo recorde, o foco para alcançar a independência financeira não deve ser apenas o corte de despesas — afinal, como economizar quando se ganha tão pouco, certo?

Nesses casos, a recomendação é aumentar a sua renda, seja trocando de emprego, se profissionalizando ou sendo promovido no trabalho e, dessa forma, conseguir ter renda extra para complementar o seu faturamento. Depois, com mais dinheiro acumulado, é possível definir uma meta para alcançar a independência financeira.

? Leia também: Procurando o que fazer para vender e ganhar dinheiro? Chega aí!

Qual a importância da independência financeira?

Como o próprio nome sugere, a principal vantagem da independência financeira é se desprender de preocupações com dinheiro que afetam o dia a dia e até a saúde das pessoas. Outro benefício é a possibilidade de utilizar o seu aporte de maneira livre, seja investindo ou usando-o para o seu próprio lazer.

Quer saber como ser independente financeiramente? Clique aqui e faça o download do infográfico “7 passos para alcançar a independência financeira” e compartilhe com os amigos.

Educação financeira sem sofrimento? Só aqui.

Alcançar a independência financeira não deve ser um sonho longe de ser alcançado. E, para te ajudar nesse objetivo, a Superdigital te mostra o caminho que mais faz sentido para você e para a sua vida financeira. Seja para mostrar as vantagens da conta digital ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, ela está do seu lado.

Baixe aqui o app da Superdigital, abra a sua conta de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Dê adeus à burocracia.