Quem aí não curte pagar menos em itens e serviços que parecem ser caros demais? Quase um luxo que nem todo mundo tem o privilégio de aproveitar. Apesar de parecer um ótimo negócio logo de primeira, existem produtos e situações “em conta" que acabam gerando prejuízo ao bolso do cliente, o famoso barato que sai caro.

Mas como reconhecer uma promoção cilada? É preciso gastar muito dinheiro para ter o melhor? Não exatamente. A Superdigital preparou um guia simples com alguns exemplos de compras que podem te frustrar, além de dicas para identificar quando algo é realmente vantajoso, financeiramente falando. Bora lá? ?

Todo barato sai caro?

Se você é daquele tipo de pessoa que adoooora uma promoção, cupons de desconto ou se arrisca em outras funções por ter dó de pagar alguém para resolver, pode ficar tranquilo. Ainda vai ser possível seguir com alguns destes costumes, depois de ler este post.

A diferença é que existem sinais de que algo pode virar um grande arrependimento futuramente. E é isso que vamos focar no conteúdo de hoje, quais são os produtos e costumes que aparentemente são econômicos, mas que, na realidade, geram dor de cabeça.

? Leia Também: Procurando o que fazer para vender e ganhar dinheiro? Chega aí!

Itens e serviços baratos, mas que podem dar prejuízo:

Tênis e outros calçados — ah, quem já ouviu falar do famoso tênis barulhento? Aquele que te entrega de longe! E não é só isso, em muitos casos, o calçado pode gerar desconforto e até estragar mais rápido do que outros produtos.

? O que fazer? A recomendação é reunir o valor que você gastaria em dois sapatos, de qualidade duvidosa, para apenas um, desde que ele seja um ótimo investimento. Outra dica é ter um calçado que dê para usar em diversas ocasiões, se tornando a peça coringa do seu guarda-roupa.

Armação de óculos — essa é feita especialmente para aqueles que compram armação na feira ou em sites 2 por 1. Ainda que pareçam um bom negócio, as armações baratas podem estragar mais rápido, além de não serem fáceis de adaptar à necessidade do cliente e, muitas vezes, não possuem garantia de fábrica.

? O que fazer? Por se tratar de um objeto que vai ser usado com frequência, os óculos precisam garantir segurança ao usuário por bastante tempo. Uma alternativa é procurar óticas que parcelam a compra ou oferecem promoções em que você paga apenas a armação, enquanto a lente sai praticamente de graça.   

Colchão — sente aquela dorzinha chata para dormir? Quer trocar de colchão, mas se assustou com o preço e decidiu investir no mais barato que tinha? Isso acontece com mais frequência do que parece, fique tranquilo.

? O que fazer? Em vez de trocar o colchão por outro que pode afundar e gerar o mesmo problema de antes, compensa insistir no que você já tem por mais tempo, até ter dinheiro o suficiente para comprar outro colchão. Sim, pode parecer difícil, mas vai te ajudar lá na frente. Confia!

Gambiarras — trocar uma fiação, arrumar um encanamento ou uma torneira vazando parece ser algo para depois, certo? Mas não é bem assim. Esse tipo de problema é sempre disfarçado com alguma gambiarra improvisada que pode gerar um prejuízo maior.

? O que fazer? Ao encontrar qualquer problema em casa, seja elétrico ou estrutural, procure um profissional da área. Vale pedir até recomendações para conhecidos, se for possível. O importante é não prolongar a situação e, assim, evitar que fique mais caro de resolver.

? Leia Também: Entenda o que é inflação e como ela funciona.

Como economizar nas compras e fugir do prejuízo?

Se ainda bater aquela dúvida “será que compensa?”, lembre-se de calcular o custo-benefício do item, além de fazer uma pesquisa de mercado caprichada, sempre visando no que a concorrência tem a oferecer de melhor.

Considere também por quanto tempo você espera economizar com essa compra, seja em meses ou anos. Combinado? O importante é ter um prazo mínimo para toda aquisição.

? Leia também: 5 tipos de dinheiro extra que você tem direito e não sabia.

Clientes Superdigital só têm vantagens!

Seja para mostrar as vantagens da conta digital ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Abra a sua conta digital de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Quer saber como? É só baixar o app da Superdigital neste link, se cadastrar e começar a usar!