Antigamente, ter o nome sujo significava ser ‘mau pagador’. Hoje sabemos que não é bem assim. Seja por causa da crise, uma emergência financeira, gastos que aparecem de surpresa, nem sempre é fácil manter as contas em dia. Mas o que acontece quando a pessoa fica negativada?

 Abaixo, explicamos melhor o significado de ter o nome sujo, o que acontece, quais as limitações, como saber se você está nessa situação, e como evitar mais dores de cabeça. Bora lá?

O que significa ter o nome sujo? 

Existem vários jeitos de dizer que alguém está com dívidas acumuladas: ter o nome sujo, dever no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), estar negativado, e muito mais. Mas o que é nome sujo

Vamos supor que você financiou a moto que tanto queria ou assinou um pacote de dados mais caro, estourou o limite do cartão de crédito, e acabou sem condições de pagar o que devia. Depois de um tempo, essas dívidas são registradas e enviadas para diversos bancos e empresas, deixando seu crédito e score baixo.

Como saber se o meu nome está sujo?

 Se você suspeita que o seu nome esteja sujo, fique tranquilo! Antes de ser negativado, é comum receber pelo menos um aviso da loja ou banco que está te cobrando. Essa notificação chega através de uma carta, junto com o prazo máximo para quitar a dívida.

 Não recebi nenhum aviso, e agora? Tudo o que você vai precisar para conferir se o seu nome está sujo é do seu CPF. Empresas como Boa Vista SCPC, Serasa e SPC Brasil oferecem algumas opções de consulta, sem pagar nada.

 Basta fazer o cadastro no site, com documento em mãos, e conferir se todos os dados estão corretos. Mas atenção: cada empresa possui informações únicas sobre a pessoa que está com o nome sujo. Por isso, vale sempre checar as três opções, combinado?

O que acontece quando alguém fica com o nome sujo? 

Financiar um imóvel, ter um cartão de crédito novo, e até mesmo continuar os estudos, são algumas das consequências para quem teve o nome negativado. Entretanto, é preciso estar atento: 

  • Posso alugar ou vender um imóvel? Como muitos casos: depende. Algumas imobiliárias trabalham com fiador ou depósito caução para aluguéis, e dispensam o status de quem aluga. Em caso de venda, é preciso conferir se a dívida não envolve penhora de bens.
  • Nome sujo pode abrir MEI? Mesmo com algumas limitações em outras áreas, é possível abrir a própria empresa sem complicações.
  • Posso trabalhar? Ter o nome sujo ainda gera muitas dúvidas na hora de arranjar um emprego. Ainda que a situação financeira não esteja bem, é ilegal desclassificar um candidato por esse motivo.
  • Consigo fazer um empréstimo? Apesar de ser mais trabalhoso, quem estiver com o nome sujo pode conseguir um empréstimo. Dependendo da empresa, existem alguns limites: valores, juros e parcelas.

O que acontece com o nome após 5 anos no SPC? 

Contas que não foram pagas em até cinco anos podem prescrever ou ‘caducar’, como é o caso de: dívidas em bancos, empréstimos, entre outros. Apesar disso, vale lembrar que apenas o nome voltará ao normal (desde que não apareçam outros débitos), a dívida ainda existe e pode ser cobrada. 

Depois de limpar o nome, a empresa tem até cinco dias úteis para atualizar o status do cliente, retirando o mesmo da lista de negativados.

Estou com o nome sujo, posso abrir conta? 

Tudo vai depender muito do banco escolhido. Especialmente se for um dos tradicionais, aí fica mais complicado: é preciso enviar os documentos e torcer para ser aprovado. 

Mas na Superdigital, você SuperPode abrir a sua conta ! Direto de casa, com aprovação rápida e fácil, sem enrolação.

3 dicas simples para limpar o nome 

Nós, da Superdigital, separamos 3 dicas simples e práticas para você limpar o seu nome: 

  • Defina sua prioridade - Quem nunca tentou abraçar todos os problemas de uma só vez e acabou transformando tudo numa bola de neve, né? Mesmo nesses momentos, sempre há uma saída. Escolha qual conta está com os juros mais alto, quanto gastaria e quando você vai poder quitá-la, por exemplo. 
  • Procure se planejar - Você provavelmente já ouviu o ditado “Devo, não nego, pago quando puder”, certo? Mas para deixar a conta no azul, é importante se planejar financeiramente. Ao definir suas prioridades, saber organizar todas as dívidas pode te ajudar e muito. Deixe todos os boletos separados e, se necessário, crie uma planilha de controle de gastos.
  • Tente renegociar as dívidas - É possível falar diretamente com a empresa que você está devendo, e saber o quanto eles estão propostos a negociar a dívida. Além disso, fazer uma proposta de quando e como você vai poder pagar é um bom começo. 

Outra solução é participar do mutirão de renegociação de débitos do Serasa, que acontece durante o ano. Funciona assim: em parceria com várias empresas, o Feirão Limpa Nome oferece alguns descontos para quem está com o nome sujo, basta participar.

A Superdigital está aqui para descomplicar sua vida

Não importa se para explica o que significa estar com o nome sujo ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro de forma rápida e acessível, a Superdigital está do seu lado.

Seja cliente Superdigital e faça pagamentos e transações de forma rápida e muito simples.

Abra a sua conta em menos de 10 minutos de maneira totalmente online via nosso aplicativo (PlayStore | AppStore).