Ter algumas dívidas em aberto pode tirar o sossego e o sono de muitas pessoas. A boa notícia é que existem alternativas eficazes para se livrar dessas cobranças e retomar o controle da sua vida financeira. Hoje, a Superdigital vai te mostrar 7 passos essenciais para priorizar suas dívidas e quitá-las mais rapidamente. Vamos começar?!

Qual dívida pagar primeiro?

Antes de partir para as dicas, vale lembrar que a decisão sobre qual dívida pagar primeiro vai depender muito da sua situação financeira e das suas prioridades. Avalie cuidadosamente cada dívida com base em taxas de juros, consequências legais e cobranças, e faça uma escolha cuidadosa.

Mas, se mesmo depois de colocar os boletos na ponta do lápis, você não souber por onde começar, não se preocupe. Confira os pontos que você deve considerar para priorizar e quitar dívidas:

Dívidas com taxas de juros mais altas

A primeira recomendação é priorizar as dívidas com taxas de juros mais altas. Isso ocorre porque essas cobranças acumulam mais juros ao longo do tempo, aumentando o custo total. Ao priorizá-las, você pode economizar dinheiro a longo prazo.

Dívidas em atraso ou em cobrança

Se você possui dívidas que estão em atraso ou que foram transferidas para agências de cobrança, é uma boa ideia priorizá-las. Esses débitos, se negociados de maneira breve e sem tempo para analisar com calma, podem aumentar o tempo das parcelas e juros da cobrança, resultando em uma bola de neve.

Dívidas com garantia

Caso você possua algum empréstimo com garantias de algum bem, como um carro ou uma casa, é importante priorizá-las para evitar a possibilidade de perder o bem por inadimplência.

Dívidas com conhecidos e familiares

Certas dívidas podem ter um impacto emocional significativo, como empréstimos com familiares ou amigos. Embora elas possam não ter juros (ou tê-los em valores bem menores do que o usual), é importante considerar a importância dos relacionamentos e o impacto emocional envolvido. Quanto mais rápido você puder honrar essas dívidas, melhor.

? Leia também: Vai pegar dinheiro emprestado? O que você precisa saber antes.

Como quitar as dívidas mais altas?

 1- Avalie a situação: comece revisando todas as suas dívidas, identificando aquelas com prazos mais longos e taxas de juros mais altas. Anote o saldo devedor, a taxa de juros e o valor mínimo de pagamento de cada caso.

 2- Crie um orçamento: elabore um orçamento realista que leve em consideração todas as suas despesas mensais, sejam elas fixas ou variáveis. Identifique áreas em que você possa reduzir gastos e direcione as economias para quitação.

 3- Pagamentos extras: além do pagamento mínimo exigido, tente destinar um valor extra para as dívidas mais longas e caras, como as amortizações de financiamento. Busque aumentar a sua renda com bicos, trabalhos extras ou aproveitando bônus do seu trabalho.

 4- Negocie taxas de juros: entre em contato com os credores e tente negociar taxas de juros mais baixas. Explique sua situação financeira atual e o desejo de pagar a dívida quanto antes.

 5- Consolidação de dívidas: considere a possibilidade de consolidar suas dívidas em um único empréstimo com uma taxa de juros mais baixa. Isso pode simplificar os pagamentos e, em alguns casos, reduzir os juros que você pagaria ao longo do tempo.

 6- Aumente a renda: busque oportunidades para aumentar sua renda. Isso pode incluir procurar um emprego em tempo parcial, iniciar um negócio lateral, vender itens que você não precisa mais ou oferecer seus serviços como freelancer.

?Confira todas as opções de renda extra que a Superdigital preparou para você.

1- Mantenha a disciplina: fique comprometido com seu plano de pagamento. Evite contrair novas dívidas e mantenha o foco em quitar as existentes sem perder os prazos e descontos.

Dívida caduca em 5 anos?

É comum deixar dívidas em aberto por anos na esperança de que elas eventualmente prescrevam — ou deixem de valer. Ainda que as pendências com bancos, cartão de crédito ou empréstimos não pagos prescrevam em até cinco anos, elas seguem existindo.

Isso porque o nome do devedor fica limpo nesse mesmo período, mas as limitações que ele pode passar com a empresa a quem deve, além das cobranças para o resto da vida, continuam.

O indicado é pagar as pendências econômicas de maneira organizada e constante, sem perder os prazos e negociações feitas, garantindo uma melhor qualidade de vida financeira.

? Leia também: “Como limpar meu nome?” Veja dicas para negociar e quitar as dívidas.

Educação financeira sem sofrimento? Só aqui.

Alcançar a independência financeira não deve ser um sonho longe de ser conquistado. E, para te ajudar neste objetivo, a Superdigital mostra o caminho que mais faz sentido para você e para a sua vida financeira. Seja para mostrar como funciona a fatura do cartão de crédito ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, ela está do seu lado.

Baixe aqui o app da Superdigital e abra a sua conta de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Dê adeus à burocracia!