“Como limpar meu nome?”. Vez ou outra essa pergunta invade seus pensamentos, e você acaba mirabolando possíveis alternativas para quitar as dívidas e retomar o seu score de bom pagador? Para te ajudar nessa missão, a Superdigital preparou um guia simples e eficiente para deixar todas as contas em dia.

Qual a melhor forma de limpar o nome?

Ver uma dívida se acumulando e gerando juros pode até assustar, mas o que nem todos sabem é que muitas vezes esse débito é negociável e, depois de acordado entre empresa e pagador, pode ser pago por um valor muito menor do que originalmente.

Mas, para isso acontecer, é preciso negociar. Ir até o banco ou instituição financeira que está gerando a cobrança, participar de feirões de negociação, além de utilizar os famosos birôs de crédito, como o Serasa, que informa seu histórico de pagador e quais dívidas estão em aberto no seu nome.

E não para por aí. Conciliar as cobranças do dia a dia com a negociação de uma dívida e não perder os prazos de pagamento é o segundo passo para ter o nome limpo. Evite perder o controle dos gastos com um bom planejamento financeiro, que te ajudará a organizar e gerenciar o seu dinheiro.

? Veja aqui como criar um planejamento financeiro pessoal hoje mesmo.

Com quantos anos uma dívida caduca?

Se você está aguardando os próximos 5 anos para quitar uma dívida que sujou recentemente o seu nome, é melhor repensar. Débitos em aberto com bancos, operadoras de cartão de crédito e empréstimos podem prescrever depois deste período, mas não deixam de existir.

Segundo o Código Civil, o CPF e o nome de um devedor não devem ficar mais de 5 anos como negativados. Apesar disso, ainda que o nome volte a ficar limpo, os juros seguem correndo em cima da dívida e a cobrança pode seguir até que você quite completamente o que deve.

?Leia também: Vale a penar esperar cinco anos para uma dívida caducar?

E como limpar meu nome?

É comum ser pego de surpresa por uma conta que você não lembrava. Afinal, com a correria da rotina, alguns boletos se perdem e são esquecidos. Por isso, para saber exatamente o valor de uma cobrança e quem é responsável por ela, é preciso:

• Acessar o site Serasa ou app do SPC Score — ambos têm funções bem parecidas, mas a fonte dos dados é diferente. Enquanto os dados do SPC são coletados a partir de informações de lojistas credenciados, a Serasa obtém seus dados de bancos e instituições financeiras.
Caso a opção de “negociar dívida” esteja disponível, analise se é interessante para você, aceite e quite no próprio site da Serasa.
Se depois de ambas as consultas você desejar uma nova negociação, vá até o banco ou empresa responsável pela cobrança e busque uma alternativa benéfica para ambas as partes e que se encaixe na sua realidade financeira.

#SuperDica: se preferir, é possível negociar e fazer propostas nos feirões que falamos lá no início. Mas tenha cuidado, isso não impede que a empresa negative o seu nome até lá.

?Leia também: Vale a pena? Como funciona a venda de dívida para outro banco.

Tem como limpar o nome de graça?

Não exatamente. Apesar da negociação de uma dívida diminuir (e muito) o valor original de uma cobrança, ainda é preciso pagar parte desse débito, seja apenas os juros ou as parcelas em aberto, por um novo preço.

?Leia também: Como sair das dívidas até o fim do ano? Veja o passo a passo.

Quando eu faço um acordo, meu nome fica limpo?

Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o prazo para limpar o nome de um cliente é de cinco dias úteis, contando a partir da data do pagamento da dívida.

Essa regra se aplica mesmo nos casos de parcelamento, com a primeira parcela sendo paga. Isso não significa que o débito foi quitado, mas uma nova cobrança e prazos foram criados. Caso não sejam pagos, é possível que o seu nome volte a ficar negativado.

A Superdigital está aqui para descomplicar sua vida.

Seja para te mostrar como limpar nome sujo ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Abra a sua conta digital de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Quer saber como? É só baixar o app da Superdigital neste link, se cadastrar e começar a usar!