Ter um emprego que pague bem, respeite seu horário de trabalho e ainda ofereça benefícios incríveis é o sonho de muitas pessoas, certo? Ainda mais para quem tem dificuldade de encontrar oportunidades assim. Mas, e quando o sonho não dura muito tempo?

No mercado de trabalho, existem profissionais que trocam de emprego com frequência. Em alguns casos, por escolha. Enquanto isso, outros lutam e seguram até os últimos dedinhos do pé para conseguir passar pela crise sem serem demitidos.

E o que acontece com esses profissionais? Existe alguma solução que está passando despercebida? ?

“Por que não consigo me manter no emprego?"

Infelizmente, não existe uma resposta certa para esta pergunta. Tudo vai depender de como cada pessoa se comporta no trabalho, sua produtividade e entrega, além das expectativas e condições que o empregador oferece para os seus funcionários.

O mesmo vale para aqueles que não têm certeza sobre o tempo mínimo que alguém deveria ficar numa empresa. Seja devido à crise econômica ou mudanças que a pandemia afetou, o período de ficar em um local de trabalho e as condições (como ser home office, por exemplo) mudaram, e muito.

Agora, se nenhuma dessas mudanças justifica a troca frequente de emprego, vale ficar atento a outros comportamentos que podem influenciar na forma como os chefes e empresas olham para você:

• Atrasos e faltas: e não estamos falando daquele dia que você precisou ir ao médico ou resolver uma pendência importante, ok?

• Falta de comprometimento: estar dentro do horário certo, mostrar trabalho em equipe e buscar soluções para problemas relacionados à sua entrega são pontos positivos e que mostram comprometimento.

? Leia também: Posso trabalhar em dois empregos? Veja as principais regras.

• Má conduta: falar mal de alguém pelas costas, mostrar aborrecimento e até compartilhar informações sigilosas são alguns exemplos do que não fazer.

• Estagnação profissional: mostrar que está confortável onde está é bom, mas é melhor ainda quando você se mostra um profissional que busca constantemente melhorar e crescer.

• Síndrome do Impostor: pouco se fala desse comportamento, mas acredite, ele é comum em pessoas que não conseguem se manter por muito tempo num local, desacreditando na própria capacidade.

? Leia também: Odeia o que faz? Veja como trocar de emprego com essas dicas.

7 dicas para manter o emprego por mais tempo:

1. Seja você mesmo — ok, a primeira dica para manter um emprego por mais tempo pode parecer clichê, mas é essencial para garantir estabilidade na vida profissional, afinal, quem consegue manter uma personalidade diferente por muito tempo?

2. Use a comunicação não violenta — existem maneiras de se comunicar que acabam gerando mal-estar ou o famoso “climão”. Experimente aplicar a comunicação não violenta na sua rotina, com empatia e paciência.

3. Mostre produtividade — mas saiba medir a dose, beleza? Procure resolver questões que estão ao seu alcance sem precisar acionar o chefe a toda hora. Lembre-se de agir com cuidado e evite invadir o espaço do coleguinha.

4. Mantenha as habilidades atualizadas — outra alternativa para manter o emprego que você está é melhorar o seu lado profissional por meio de cursos profissionalizantes, workshops e até troca de figurinhas com outras equipes.

5. Cuidado com os exageros — da festa da firma até reuniões mais sérias, é preciso ficar atento aos exageros, como conversas inapropriadas, comportamentos fora de hora e falta de profissionalismo.

6. Seja flexível — quando receber um feedback ou ideias de outros profissionais, tente se mostrar aberto e flexível para sugestões, elogios e críticas. Isso com certeza terá reflexos positivos para você.

? Leia também: Como ser um bom líder no trabalho? 7 características importantes.

A Superdigital está aqui para descomplicar sua vida.

Seja para mostrar como se manter no emprego ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Abra a sua conta digital de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Quer saber como? É só baixar o app da Superdigital neste link, se cadastrar e começar a usar!