Com a energia elétrica cada vez mais alta, pode ficar difícil manter as faturas em dia, certo? Quando isso acontece, é provável que o corte de luz se torne realidade, gerando desconforto e burocracia para os moradores. Mas você conhece todas as regras para o desligamento? Veja como funcionam os cortes e saiba como evitar cair nessa situação.

Como funciona o corte de luz?

Considerada um dos bens mais valiosos, a energia, quando cortada de um local, acaba afetando não só o fornecimento de luz, como também a alimentação, a higiene, a saúde e o bem-estar geral dos seres humanos. Desde uma simples casa ou até de um hospital.

Isso explica o cuidado com que esse procedimento deve ser feito, sempre seguindo as normas das empresas responsáveis por distribuir energia.

Dentre os motivos para o corte de luz, estão:

• Corte de luz por falta de pagamento: seja uma ou três contas em atraso, não existe um número mínimo para o corte de luz. Neste caso, o cliente deve ser notificado pelo menos 15 dias antes do desligamento da energia.

• Corte de luz por falta de leitura: para realizar a leitura da conta de luz, é preciso que o medidor esteja visível e ao alcance do técnico responsável por medir o gasto do mês. Se houver alguma dificuldade para isso, como cachorro solto ou portão fechado, uma média é calculada com base nos últimos meses.

Se esse for o seu caso, a recomendação é criar um acesso mais simples e seguro para o seu bolso e para o técnico, evitando a perda das faturas e o possível desligamento da energia em sua residência.

• Desligamento para testes: quando acontece alguma manutenção na rua ou no bairro, é comum receber avisos sobre possíveis instabilidades na rede elétrica, além de horário e data para voltar ao normal.

? Leia também: Como economizar energia elétrica? Dicas simples e econômicas.

Quando é permitido o corte de luz?

Como mostramos acima, o consumidor só poderá ter a sua energia suspensa caso receba a notificação 15 dias antes do corte de luz, que deve ser feito dentro dos horários e dias permitidos: nunca às sextas-feiras, sábados, domingos, feriados ou vésperas de feriado, e apenas entre 8h e 18h.

Caso não ocorra nenhuma notificação antes do corte ou caso ele seja feito fora do prazo permitido, o consumidor poderá entrar com um pedido de indenização.

Existem exceções?

Não exatamente. Apesar da suspensão por um período da pandemia, no final de 2021, as regras de corte por falta de pagamento voltaram ao normal.

Mas, ainda que não exista uma lei que impeça o corte de luz, é comum as empresas oferecerem a opção de renegociar as faturas em atraso, facilitando o pagamento e evitando que o consumidor fique sem energia.

Vale lembrar que o corte deve ser feito em até 90 dias após o vencimento da conta. Caso a empresa perca esse prazo, a energia do consumidor deverá continuar normalmente, mesmo com o débito em aberto.

? Leia também: Como economizar água e diminuir a conta do mês?

Como religar a energia?

Para solicitar a religação da luz, basta tirar uma segunda via da fatura, pagá-la e salvar o comprovante. Depois, é só entrar em contato com a companhia responsável por distribuir energia na sua região, seja por site ou pelo telefone de suporte da empresa.

? Leia também: Pensando em morar sozinho? Dicas para não passar perrengue.

Dicas para evitar o corte de luz:

O medidor de energia está em dia? O alcance entre o portão e o relógio é acessível ou a distância é maior, com algum cachorro impedindo a vistoria? Se você gabaritou todas os itens anteriores, calma… existem mais dicas para evitar o corte de luz da sua casa, olha só:

• Use a Tarifa Social: sabia que famílias de baixa renda podem receber descontos na fatura da energia elétrica? Pois é! Entre em contato com a distribuidora de energia elétrica do seu local ou tire as suas dúvidas no número 167.

• Verifique as notificações na conta de luz ou no seu email: para avisar o consumidor do corte, as empresas costumam notificar por faturas anteriores e até mesmo emails cadastrados.

• Guarde os comprovantes de pagamento: ainda que não seja frequente, é possível o corte de energia acontecer por engano. Por isso, tenha sempre em mãos as últimas faturas pagas juntamente com os recibos de pagamento.

• Fique atento aos horários: infelizmente, quitar uma conta de luz não libera energia na mesma hora. O prazo é de 24 horas para as áreas urbanas e 48 horas para as rurais.

• Não faça religação ilegal: também conhecidas como “gatos”, as ligações irregulares podem prejudicar não só a estrutura elétrica da sua residência, como também gerar multas e até prisão.

Coloque as contas no débito automático: a última, mas não menos importante dica para evitar o corte de luz é manter a conta na opção de débito automático. Dessa forma, você não esquece de pagar a fatura e ainda fica no conforto da sua residência!

? Leia também: Quais são os alimentos da estação? Calendário mês a mês 2022.

A Superdigital está aqui para descomplicar sua vida.

Seja para mostrar as vantagens da conta digital ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Abra a sua conta digital de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Quer saber como? É só baixar o app da Superdigital neste link, se cadastrar e começar a usar!