Quem não adora descansar, né? Viagens, passeios ou ficar no sofá maratonando a sua série favorita são algumas das diversas opções para esse período. Mas, para tirar férias, é preciso estar atento às principais regras da empresa e detalhes que podem passar batido devido à pressa, ansiedade ou falta de planejamento.

Se o prazo das suas férias está para vencer, ou você precisa de uma grana extra e pretende vender alguns dias para a empresa, este post chegou na hora certa! Veja as principais informações que você precisa saber antes de ficar offline por uns dias.

Quais são as regras para tirar férias?

O primeiro alerta para quem vai sair de férias é conferir o período que estará ausente e quanto deverá receber. Isso porque, segundo a Constituição Federal, todo empregado registrado tem direito a 30 dias de férias, que podem ser divididos em duas ou três vezes.

Vale lembrar que essa divisão tem uma regra: os períodos devem ser superiores a 14 dias e o restante não poderá ser inferior a 5 dias. Tudo vai depender da escolha do trabalhador.

Já na parte financeira, o pagamento do salário é feito da mesma forma, com acréscimo de ⅓ (um terço) da remuneração.

? Leia também: Saiba como funciona o décimo terceiro salário.

Qual é o prazo para tirar férias?

Depois de completar 12 meses no emprego, o trabalhador tem direito aos 30 dias de férias. Apesar disso, existe a possibilidade de prolongar esse período de descanso por mais alguns meses — desde que seja feito até um mês antes de completar 24 meses. Caso as férias ultrapassem esse tempo, a empresa pagará uma multa.

? Leia também: Odeia o que faz? Veja como trocar de emprego com essas dicas.

Quem pode vender férias?

Chamado de “abono pecuniário”, o ato de vender as férias tem uma limitação de um terço do período disponível — ou seja, de 30 dias, apenas 10 poderiam ser vendidos.

Os valores do abono variam de acordo com cada caso, mas é possível chegar à média se você dividir o seu salário bruto por 30 e depois multiplicar pela quantidade de férias vendidas.

? Leia também: Como ser um bom líder no trabalho? 7 características importantes.

3 dicas para aproveitar melhor as férias:

Agora que você já sabe as principais regras e direitos para quem vai tirar férias, que tal se planejar e aproveitar esse período ao máximo? Ah, e não esquenta: tem dicas para todos os gostos. ?

1. Dica para quem vai tirar férias e ficar em casa:

Curtir o período de férias é a primeira recomendação em todos os casos. Até mesmo para quem decidir ficar em casa. Uma telha quebrada, problema no encanamento ou até a vontade de ter renda extra podem surgir nesse meio tempo.

Se a sua intenção é se desligar dos compromissos e diminuir a quantidade de tarefas, crie uma rotina mais controlada e imponha limites. Dessa forma, você evita uma possível exaustão e controla melhor as suas férias.

2. Dica para quem adora viajar:

Escolher o local para se desligar dos compromissos é outro fator importante quando o assunto é férias. No Hoteis.com, clientes Superdigital conseguem 10% de desconto com o cupom BENEFICIOESFERA!

Para garantir o seu e pagar menos em qualquer hospedagem, basta acessar aqui o link da promoção, acrescentar o cupom acima e finalizar o pagamento utilizando o seu cartão Superdigital. Diz aí se não é moleza?

Ah, mas corre para garantir o seu, ok? Essas condições têm prazo de validade e estão disponíveis só até 31 de dezembro.

3. Dica para quem vai tirar férias e não quer gastar muito:

Essa dica é perfeita para quem quer pesar menos no bolso, enquanto aproveita para conhecer novos lugares, especialmente os fãs de estrada que não têm medo de se aventurar.

Com a parceria Unidas + Esfera, você aluga o carro que quiser, de 15 categorias diferentes, para atender suas necessidades e viajar com tranquilidade. E o melhor: com desconto de 10% no valor do aluguel. Conheça todas as condições aqui e não perca.

Clientes Superdigital só têm vantagens!

Seja para reunir as regras e dicas para tirar férias ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Abra a sua conta digital de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Quer saber como? É só baixar o app da Superdigital neste link, se cadastrar e começar a usar!