Transferir pra uma conta errada é sempre embaçado, né? Entrar em contato com o banco, pedir reembolso ou só aceitar e chorar? Fique suave! Sabia que em alguns casos é possível recuperar o valor transferido? Pois é! Veja o que acontece, como recuperar o dinheiro e quais dados é bom conferir antes de fazer uma transferência.

Antes de fazer uma transferência...

Ao fazer uma transferência, os dados da pessoa que vai receber esse dinheiro aparecem na tela. Caso seja uma transferência por TED ou DOC, confira se o nome da pessoa está correto, se a agência e conta batem com o que foi passado e, principalmente, altere, se achar necessário, antes de apertar o botão “confirmar”.

Isso evita futuros transtornos e dores de cabeça. Além disso, você consegue efetuar seus pagamentos sem se preocupar com nenhuma burocracia. ?

Ainda ficou em dúvida? Então, olha só o passo a passo da Superdigital:

1. Entre no app Superdigital e clique em “transferir”;
2. Se for transferir para uma conta Superdigital, procure o contato na sua agenda ou digite o CPF/telefone da pessoa. Caso seja outra instituição, selecione “Outros Bancos” e preencha com os dados da pessoa;
3. Confira e confirme o valor da transação, e coloque sua senha de 4 números. Antes de apertar “confirma”, verifique mais uma vez se os dados estão corretos.
4. E tá feito! Transferência realizada com sucesso. ✅

Já em casos de transferência por Pix, as opções aumentam. Isso porque, a transferência pode ser feita por CPF, CNPJ, copia e cola, QR Code e email. Seja como for, antes de finalizá-la, confirme se todos os dados batem, combinado?

? Leia também: Veja quanto tempo leva para compensar TED e DOC.

Fiz uma transferência errada, e agora?

O primeiro passo é não se desesperar. Antes que uma transferência seja debitada, o banco confere se a conta existe e se os dados estão corretos. Além disso, o dinheiro não cai imediatamente na conta da outra pessoa — com exceção das transferências feitas por Pix, claro.

Você fez um TED ou DOC e suspeita que errou alguma informação? Entre em contato com o banco quanto antes. Em casos nos quais não é possível encontrar a conta de destino, é comum o banco estornar o valor completo para a conta de origem. Ou seja, a sua.

Quando alguém transfere para outra pessoa por engano, a situação fica mais delicada. Se for um conhecido, amigo ou familiar, peça o estorno e explique a situação.

Em situações nas quais a transferência cai em uma conta aleatória, ainda é possível entrar em contato com o banco e negociar o retorno. Apesar disso, em todos os casos, tudo vai depender da instituição.

? Leia também: Já sabe qual é o seu novo limite do Pix? Confira aqui.

Agendou uma transferência e percebeu que a conta estava errada? Tranquilo! Entre em contato com o seu banco antes do prazo e solicite o retorno.

Sou cliente Superdigital e fiz uma transferência por engano, o que preciso fazer? Nesse caso, você pode entrar em contato com qualquer um dos nossos canais:

? Mande inbox no Facebook oficial da Superdigital Brasil. Fica de olho nos dias e no horário de atendimento: de segunda a sexta-feira — das 8h às 18h.
? Fale com a gente por SMS (gratuito) e a qualquer hora, enviando a palavra SUPER para o número 27595.

Ou, se preferir, ligue pra gente:

☎ 4090 1450 (capitais e regiões metropolitanas).
☎ 0800 090 1450 (demais localidades).

Vale lembrar que a Superdigital não se responsabiliza por estorno de transferências bancárias, sejam elas Pix, TED ou DOC, beleza? ?

? Leia também: Problemas na sua conta Superdigital? Veja como resolver.