Se dever para o banco pode se tornar uma dor de cabeça, imagina só dever para o Estado? ? Esse tipo de débito chama dívida ativa e tem tirado o sono de muita gente por aí. Quer saber como funciona essa cobrança, onde consultar e o que acontece com o devedor?

Então, lá vai: confira o guia simples e completo da Superdigital sobre dívida ativa e acabe com as dúvidas de uma vez por todas.

O que é dívida ativa?

A dívida ativa nada mais é do que um débito municipal, estadual e até mesmo federal. Elas são divididas em dívida tributária (impostos, taxas e contribuições) e dívida não-tributária (contas que estão fora do tributo, como multas de trânsito, indenizações, etc).

Os tipos de dívidas ativas mais comuns, que podem causar complicações financeiras e burocráticas, ? são:

Imposto de Renda: esse tipo de débito vai direto para a dívida ativa da União. Para regularizar, é preciso ir até a Receita Federal e conferir o que pode ser feito, já que cada caso é diferente do outro.

IPTU: considerado uma dívida ativa do município, o IPTU em atraso pode ser resolvido direto na prefeitura da sua cidade.

IPVA: deixou de pagar esse imposto? Então é preciso fazer uma visita até um posto da Secretaria da Fazenda da cidade onde o seu veículo está emplacado. Mó rolê, né? Mas é necessário.

? Leia também: Como quitar dívidas? Veja quais priorizar no aperto.

Como consultar uma dívida ativa:

Antes de saber como consultar uma dívida ativa, fique ligado nas exceções: débitos com a União que estão abaixo de R$ 1.000, por exemplo, não são inscritos como dívidas ativas. Esse é o seu caso? Então, pode respirar aliviado!

Agora, se você suspeita que o seu débito passa desse valor, é preciso procurar o órgão responsável pela cobrança (é só voltar um pouquinho que explicamos lá em cima quais são eles ?). Além disso, algumas pessoas também podem ser notificadas judicialmente, dependendo do valor e do tipo de dívida ativa.

Posso consultar os débitos no SPC, Serasa ou Boa Vista? Apesar dessas empresas serem muito conhecidas para consulta de negativados, não é possível conferir as dívidas ativas por meio delas.

? Leia também: “Como limpar meu nome?” Veja dicas para negociar e quitar as dívidas.

Tenho uma dívida ativa, e agora?

O mais recomendável, depois de identificar uma dívida ativa, é buscar quitar os débitos e até mesmo negociar o parcelamento para não pesar no bolso.

Caso você não regularize a situação, algumas complicações podem aparecer no seu caminho, como ter o CPF inscrito no Cadin. Isso pode dificultar na hora de pedir um empréstimo, receber a restituição do Imposto de Renda, vender ou financiar um imóvel, etc.

? Leia também: Vale a pena? Como funciona a venda de dívida para outro banco.

Dívida ativa caduca?

Depende. Uma dívida ativa só caduca se a pessoa não for cobrada em até 5 anos pelo órgão responsável.

Dá pra parcelar?

Em alguns casos, é possível parcelar os débitos, mas vai depender do valor, da quantidade de débitos atrasados (especialmente aqueles de milianos) e dos juros acumulados. Existe até a opção de execução de bens para quitar a dívida.

? Leia também: Negociação, renda extra e mais: como sair das dívidas até o fim do ano?

Como quitar uma dívida ativa?

Caso você decida por negociar e quitar a sua dívida ativa, mas está com o dinheiro contado ou não tem um trabalho fixo neste momento, o primeiro passo é procurar alternativas de renda que possam te ajudar nesse processo.

Além das ideias de renda extra e trabalhos temporários, é possível também realizar um empréstimo como forma de quitar a dívida ativa mais rapidamente. Dessa forma, você consegue negociar o tempo e as parcelas para pagar o valor devido enquanto se estabiliza financeiramente.

Aqui na Superdigital você encontra parcerias de empréstimo FGTS e empréstimo com garantia — de veículos e de celular — que podem atender o valor da sua dívida ativa.

Conheça mais sobre cada um deles:

Empréstimo FGTS — modalidade de empréstimo que antecipa o seu Fundo de Garantia por meio do saque-aniversário. Para participar, é preciso ter a partir de R$ 400 de saldo no FGTS e seguir este passo a passo.

Empréstimo com garantia — a principal característica do empréstimo com garantia é utilizar de um bem próprio como garantia de pagamento, seja um imóvel, veículo ou celular.

?Se interessou? Conheça todas as opções de empréstimo Superdigital aqui.

Seja um cliente Superdigital

Sabia que clientes Superdigital têm ofertas e descontos exclusivos? E o melhor de tudo: você só precisa baixar o app Superdigital (na Play Store ou na App Store), fazer o seu cadastro e começar a usar o seu cartão digital.