Chegamos na época mais importante do ano para muitos trabalhadores: é hora de preencher a declaração anual do MEI 2021. Mas você sabe o que isso significa? Nós, da Superdigital, respondemos as suas dúvidas sobre o assunto e te mostramos como é simples fazer a sua DASN-SIMEI usando o passo a passo abaixo. Bora lá?

Como funciona a DASN-SIMEI:

A DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional do MEI) é obrigatória e acontece uma vez por ano. Assim como o Imposto de Renda, os trabalhadores declaram todos os valores de faturamento e gastos. Mas, diferente do IR, a declaração é obrigatória para quem possui CNPJ MEI.

A declaração anual só deve ser feita por quem decidiu ser microempreendedor individual em 2020 ou anos anteriores. Caso você tenha se tornado MEI em 2021, por exemplo, só deve declarar o DASN-SIMEI em 2022 e assim por diante.

O período de declaração começou no dia 1 de janeiro e vai até 31 de maio. Aqueles que perderem o prazo devem pagar uma multa em até 30 dias após a entrega da declaração, no valor mínimo de R$ 50, com desconto.

Mas fique de olho: microempreendedores que não faturaram nada em 2020 também devem preencher a declaração MEI, citando o total de ganhos no último ano (no caso, R$ 0). Por isso, cuidado para não dar bobeira e acabar pagando multa, hein?

Como fazer a declaração MEI:

Antes de partir para a ação e entregar a sua DASN-SIMEI 2021, é preciso cuidado: se você deixou de registrar seus ganhos nos anos anteriores, vai precisar regularizar a situação antes que o prazo de entrega da declaração acabe. Combinado?

• Organizar todos os comprovantes, boletos e notas fiscais. Nessa hora, a planilha de organização financeira pode te ajudar com toda a papelada acumulada. Aproveite para conhecer a nossa planilha de gastos e organize as finanças de uma vez por todas.

Acesse o site do Governo Federal, selecionando a opção Declaração Anual de Faturamento.

• Coloque o seu CNPJ e clique em continuar.

Em seguida, escolha qual das opções faz mais sentido para o seu caso: a declaração original ou retificadora. O segundo caso funciona mais para aqueles que preencheram errado alguma declaração anterior e precisam corrigir as informações.

Na declaração anual 2021, o MEI deve informar:

 • O valor bruto total recebido no ano anterior, sem os descontos.

• A receita referente à venda de produtos e/ou serviços prestados nesse período.

• Empregados que foram registrados (se houver algum). 

Por fim, clique em continuar e confira o resumo da sua declaração. Tá tudo certo? Agora é só salvar e finalizar ?.

Seja um cliente Superdigital

Já pensou em vincular a sua conta a qualquer maquininha? Realizar vendas por WhatsApp ou redes sociais, sem preocupação? Na Superdigital clientes MEI têm acesso a essas e outras vantagens.

Se interessou? Acesse a nossa página e veja como é suuuper fácil abrir a sua conta.