Você já deve ter visto ou ouvido falar de “adiantamento do FGTS” e “empréstimo do Fundo de Garantia”, mas anunciado por pessoas comuns, seja por redes sociais ou status em apps de mensagens. O que poucos sabem é que, na verdade, isso não passa de uma tática do golpe do FGTS.

Para saber mais sobre esse tipo de fraude, como ele acontece e de que maneira você pode se proteger, a Superdigital preparou um guia supersimples, seguro e eficiente para cuidar do seu bem-estar financeiro. Olha só:

O que é o golpe do FGTS?

O Golpe do FGTS é uma ação de criminosos que se passam por gerentes/atendentes de instituições financeiras ou do INSS para enganar vítimas financeiramente.

Tais falsos atendentes prometem ajudar os trabalhadores a acessarem seus saldos do Fundo de Garantia de forma mais rápida que o convencional — baixando o app, indo ao banco, etc. Com isso, passam a pedir informações pessoais e dados bancários da vítima, além de depósitos e pagamentos para “adiantar” parte desse saque.

? Leia também: Saque do FGTS: entenda os diferentes tipos e quem pode recebê-los.

 Como Funciona?

O golpe do FGTS funciona da seguinte forma: os criminosos costumam entrar em contato com as vítimas por meio de ligações, emails falsos ou mensagens convincentes, como:

“Seu saque foi liberado! Aproveite para receber hoje mesmo”;

“Somos parte do atendimento do banco X e trazemos boas notícias: seu saque foi liberado”;

“Não fique sem dinheiro! Adiante o seu FGTS aqui”.

As promessas são tentadoras, especialmente para quem deseja liberar o FGTS rapidamente.

? Leia também: Veja como funciona o atendimento Superdigital e tire suas dúvidas.

4 dicas essenciais para se proteger:

1- Verifique os canais de atendimento:

Sempre desconfie de contatos não solicitados por telefone, email ou mensagens. Lembre-se de que o INSS e as instituições financeiras não pedem informações pessoais ou financeiras por mensagens ou ligações.

2- Confirme as informações:

Se você receber uma oferta para liberar seu FGTS de maneira mais rápida, entre em contato diretamente com a Caixa Econômica Federal, que é responsável pelo Fundo de Garantia. Ou verifique a veracidade das informações por meio de portais de notícias confiáveis.

3- Proteja seus dados:

Não compartilhe informações pessoais, bancárias ou senhas por telefone ou email. Golpistas podem usar esses dados para acessar contas bancárias e cometer fraudes.

4- Pesquise:

Antes de tomar qualquer decisão, pesquise na internet para identificar possíveis golpes. Muitas vezes, outras pessoas já relataram experiências semelhantes e podem oferecer alertas valiosos.

? Leia também: Robô do Pix é golpe que promete dinheiro rápido e fácil; entenda.

Caí no golpe do FGTS, e agora?

Caso você suspeite que possa ter caído em um golpe do FGTS, as medidas mais indicadas são:

Tente resolver assim que possível: quanto mais rápido agir, melhor será sua chance de minimizar os danos. Evite demorar a procurar a polícia e o banco.

Bloqueie e denuncie: se você foi contatado por um golpista, bloqueie o número ou email imediatamente. Denuncie a tentativa de fraude às autoridades.

Contate seu banco: se alguma informação financeira foi compartilhada, entre em contato com seu banco para bloquear transações suspeitas e tomar medidas de segurança.

Agora que você está ciente do golpe do FGTS, pode se proteger melhor e evitar cair nessa armadilha financeira. Lembre-se sempre de verificar a fonte das informações, proteger seus dados pessoais e financeiros, e tomar ações imediatas caso desconfie de qualquer tentativa de golpe. Sua segurança financeira é importante e, com conhecimento e cuidado, você pode se manter protegido contra fraudes.

? Conheça o adiantamento do saque-aniversário na Superdigital: é seguro, prático e rápido.