Você é daquelas pessoas que, vez ou outra, recebe ligações e mensagens de ONGs, campanhas e instituições com o objetivo de arrecadar dinheiro para os mais necessitados? Apesar da boa intenção, é preciso estar atento a possíveis golpes de doação de dinheiro.

Tais fraudes podem surgir em campanhas de arrecadação ou até no uso indevido do nome de instituições grandes para enganar vítimas mais facilmente. Mas não se preocupe. Para que você não deixe de contribuir quando quiser, separamos abaixo alguns alertas importantes para antes e durante o processo de doação de dinheiro. Confira:

O que é um golpe de doação de dinheiro?

Em 2022 viralizou um caso chamado de “marmitagate”, um dos golpes envolvendo doação de dinheiro para uma suposta instituição que ajudava moradores em situação de rua e pessoas de baixa renda a se alimentarem. E era aí que o golpe era aplicado.

Pelas redes sociais, os criminosos adulteravam imagens e vídeos para receberem o valor por Pix e outras transferências bancárias. O que os doadores não sabiam era que o valor não era repassado de forma correta e que tudo não passava de uma fraude.

Apesar de curioso, o golpe da doação de dinheiro não é novo na praça e pode surgir em diferentes ciclos sociais e de maneiras variadas. Mas, para que você não caia em nenhuma cilada assim, veja abaixo os principais sinais de um golpe de doação de dinheiro.

3 alertas para não cair no golpe de doação de dinheiro:

1- Desconfie de ligações frequentes

Já falamos por aqui sobre os golpes por WhatsApp e até os pedidos de dinheiro por aplicativos. O caso do golpe de doação tem algo em comum: a tentativa de fraude por telefone e, algumas vezes, o uso indevido de nomes de instituições grandes como parte do golpe.

O que fazer? O primeiro passo é saber como o seu número foi parar na lista de contatos da suposta ONG. Depois, pegue as principais informações sobre a localização dela, seu endereço, objetivo e a quanto tempo existe.

? Leia também: WhatsApp duplicado: como golpistas usam vítimas para pedir dinheiro

1- Confira sites e redes sociais para contato

Outro ponto importante, ainda mais com a presença forte de perfis e campanhas online, é a verificação de contas oficiais. Aqui no blog, já mostramos como saber diferenciar um perfil fake de um verificado, lembra?

O que fazer? Além de visitar as redes sociais da ONG, campanha ou vakinha online, fique de olho também nas fotos e nos vídeos recentes, veja a frequência de atualização e o número de seguidores/participantes.

? Leia também: “Hackearam meu Instagram”: veja o que fazer e como evitar essa situação

1- Procure por depoimentos e referências

Para não restar dúvidas, saiba quais são as referências de uma ONG ou campanha: seja por redes sociais, matérias, notícias, depoimentos de participantes e até mesmo reportagens na TV.

O que fazer? Faça pesquisas com o CNPJ do lugar que pretende ajudar e dê uma olhada em possíveis processos ou reclamações em aberto. Isso servirá de apoio na sua apuração.

? Leia também: Como acessar o Registrato para consultar seu CPF?

O golpe tá aí… e a Superdigital te ajuda a escapar dele!

Perfis fakes, emails, links, mensagens falsas e ligações suspeitas. Esses são só alguns exemplos de golpes que têm bombado por aí. Pensando em alertar e proteger seus clientes, a Superdigital prepara, mensalmente, conteúdos sobre as táticas mais usadas e sinais para ficar alerta e fugir das ciladas.

Veja aqui mais posts como este e saiba como proteger a sua conta, informações pessoais e vida financeira de criminosos. ?‍♀️?