Você já ouviu falar do 'robô do Pix'? É uma suposta ferramenta que promete aumentar suas chances de ganhar prêmios em dinheiro em sorteios de redes sociais. No entanto, antes de criar uma expectativa, é importante você saber que isso é apenas mais um golpe em alta.

Para que você saiba reconhecer essa tentativa de fraude e consiga proteger o seu dinheiro, a Superdigital separou as principais dúvidas sobre o falso robô do Pix. Confira abaixo:

Como funciona o ‘robô do Pix’?

Primeiramente, é fundamental compreender que o 'robô do Pix' não é real, tudo não passa de uma farsa para enganar as pessoas e roubar dinheiro delas.

​​E, assim como na maioria dos golpes, o robô do Pix usa uma tática rápida e efetiva para atrair vítimas para o esquema fraudulento: ele promete dinheiro fácil e sem precisar trabalhar.

Tá confuso? A gente explica!

Na teoria, funcionaria assim: você teria um robô responsável por fazer muitos comentários em sorteios que acontecem nas redes sociais, aumentando suas chances de vencer e acumulando prêmios em espécie.

Como nem tudo é perfeito, para ter acesso a essa ferramenta milagrosa, é preciso pagar um valor específico, que pode variar de R$ 47 a R$ 197, a ser pago por Pix, boleto ou cartão de crédito — o que também facilitaria a clonagem do cartão.

Como a oferta é limitada (outra mentira dos criminosos), a vítima se sente pressionada a fechar o negócio na mesma hora e acaba pagando o valor, percebendo que caiu em um golpe só depois do prejuízo.

? Leia também: Curte, comenta, marca alguém: os golpes de sorteio no Instagram

Razões para não confiar no 'Robô do Pix’

Embora existam robôs para aumentar seguidores e curtidas, o 'robô do Pix' não tem a capacidade de fazer comentários em grande quantidade, especialmente em páginas de sorteios.

Além disso, é comum criminosos pedirem pagamentos adiantados e, para que você fique despreocupado, oferecerem um trabalho meio período, uma ferramenta online ou qualquer outra desculpa inventada para te calotear. É assim que eles conseguem lucrar.

? Leia também: “Golpe do Ray-Ban” invade perfis e publica falsos anúncios

5 dicas para se proteger do golpe do ‘robô do Pix’

Agora que você está ciente de que o 'robô do Pix' não é confiável, seguro nem real, aqui estão algumas dicas de segurança e alertas a serem observados:

 - Não confie em promessas boas demais: dinheiro sem precisar trabalhar e lucro alto em pouco tempo são apenas falsas promessas para atrair mais pessoas para o golpe.

 - Cuidado ao agir por impulso: tome um tempo para pensar, não assine ou faça pagamentos sem antes ter certeza de que é algo seguro e bom para você.

 - Confira a informação em sites de confiança: e não estamos falando do próprio site do robô do Pix, beleza? Portais de notícia e depoimentos de usuários nas redes sociais podem te ajudar a chegar numa resposta positiva ou negativa.

Desconfie de imagens com celebridades: outra característica do golpe do robô é o uso de montagens com famosos para trazer mais credibilidade para a ferramenta. Na maioria das vezes, a pessoa nem mesmo sabe desse uso indevido de imagem e não tem relação com o anúncio.

- Proteja seus dados bancários: evite cadastrar seus dados pessoais e financeiros em sites suspeitos. Caso desconfie de um golpe, não faça depósitos, Pix ou transferências. Também evite emprestar o seu cartão para outra pessoa.

O golpe tá aí… e a Superdigital te ajuda a escapar dele!

Perfis fakes, emails, links, mensagens falsas e ligações suspeitas. Esses são só alguns exemplos de golpes que têm bombado por aí.

Veja aqui mais posts como este e saiba como proteger a sua conta, suas informações pessoais e sua vida financeira de criminosos. ?‍♀️?