Com o passar dos anos, as tentativas de golpes se aprimoraram e passaram a fazer vítimas por meio de emails, mensagens e até ligações. Mas uma tática antiga, chamada de golpe do bilhete premiado, não usa nenhuma tecnologia de ponta e continua enganando diversas pessoas.

Quer saber como um simples bilhete supostamente premiado é usado como ferramenta de criminosos, além de dicas essenciais para não cair nessa armadilha? Confira abaixo as recomendações que a Superdigital preparou para você:

Como funciona o golpe do bilhete premiado?

A principal característica de um golpe é a tática utilizada pelos criminosos. No caso dos emails fraudulentos e perfis falsos nas redes, por exemplo, é comum o uso do phishing e outros métodos da engenharia social — que também já falamos por aqui, lembra?

O golpe do bilhete premiado não é muito diferente, já que o golpista usa de um falso comprovante para atrair vítimas. A diferença está na abordagem do criminoso.

Ficou confuso? A gente explica:

Imagine que você está numa caminhada pela cidade, pronto para seguir com os seus afazeres, quando alguém te aborda e te pede ajuda. A pessoa diz ter um bilhete premiado, mas não consegue sacar o dinheiro, seja por não saber ler, estar sem os documentos etc.

O pedido parece ser urgente e você acaba se solidarizando com a história. Nesse momento, aparece uma segunda pessoa e diz conhecer alguém do banco que pode resolver o problema. O ganhador, então, sugere que os três dividam o prêmio pela ajuda prestada, desde que depositem um valor como voto de confiança. 

Sem desconfiar de que tudo não passa de uma fraude, você deposita o dinheiro e acaba saindo sem o prêmio e com um prejuízo na conta. 

? Leia também: Golpe do Pix agendado: saiba como funciona o esquema em alta.

O que fazer para se proteger?

Agora que você conhece a abordagem do golpe do bilhete premiado, é preciso ficar atento a alguns sinais para não cair nessa cilada:

1 — Cuidado ao ser abordado por estranhos.

Por mais que a situação pareça ser verdadeira e a história te emocione, desconfie e evite oferecer ajuda sem estar confiante em sua segurança física e financeira.

2 — Fique de olho em possíveis comparsas.

Dificilmente esse tipo de fraude é aplicada por apenas uma pessoa. Se, durante a confusão, surgir alguém e se envolver na conversa, se afaste. Comparsas podem manter uma distância segura e, ao ver a abordagem, se aproximar como estranhos.

3 — Não empreste a sua conta, cartão ou vá ao banco.

De maneira alguma empreste sua conta, vá ao banco, caixa 24h ou realize pagamentos para essa pessoa. Quando ela consegue o dinheiro, você perde o valor e ainda corre o risco de expor informações pessoais para os criminosos.

4 — Avise idosos conhecidos ou da sua família.

Como falamos no início, esse tipo de golpe é antigo, mas engana com uma história triste e apelando para a boa intenção.

Idosos podem se tornar o alvo dessas pessoas mal-intencionadas. Pesquisas inclusive apontam o aumento de golpes financeiros contra pessoas de idade mais avançada desde o início da pandemia.

O golpe tá aí… e a Superdigital te ajuda a escapar dele!

Perfis fakes, emails, links, mensagens falsas e ligações suspeitas. Esses são só alguns exemplos de golpes que têm bombado por aí. Pensando em alertar e proteger seus clientes, a Superdigital prepara mensalmente conteúdos sobre as táticas mais usadas e sinais para ficar alerta e fugir das ciladas.

Veja aqui mais posts como este e saiba como proteger a sua conta, suas informações pessoais e sua vida financeira de criminosos. ?‍♀️?