Esperar uma transferência cair parece ser coisa do passado, né? Ainda mais com o Pix, opção de pagamento rápida e fácil de ser usada. Mas, ainda que muitas pessoas utilizem o serviço para transferências feitas na hora, um novo golpe chamado de “Pix agendado” tem feito muitas vítimas por aí.

Quer saber como se proteger e continuar usando o Pix para receber e transferir dinheiro? Então chega mais, que a Superdigital te ajuda nessa!

Como funciona o Pix agendado?

O Pix agendado segue o mesmo padrão de um Pix feito na hora: você informa a chave, agência, QR Code ou código da pessoa ou empresa que deve receber o dinheiro, seguido do valor para transferência. O que muda nesse processo é o campo “agendar para”, que te permite programar a transferência para outro dia.

Depois de agendar, é possível salvar e compartilhar o comprovante do pagamento. É aí que acontecem as tentativas de fraude.

Como funciona o golpe do Pix agendado?

Vale dizer que o Pix agendado em si não é golpe ou crime. Caso o pagador tenha dinheiro suficiente para o débito ou a transferência não seja cancelada, o dinheiro cairá na conta normalmente. O que acontece é a falsificação dos comprovantes de transferência, além do cancelamento do Pix antes da data de pagamento.

? Leia também: Robô do Pix é golpe que promete dinheiro rápido e fácil; entenda.

Entenda a tática dos golpistas:

Os golpistas aproveitam a oportunidade para enganar e agendar o pagamento em datas distantes, e até mesmo falsificar os comprovantes com ferramentas de edição.

Fique atento às falsas notificações:

Alguns criminosos enviam falsas notificações de agendamento por Pix com comprovantes alterados, usando essa tática para pedir o valor pago “por engano” de volta. Segundo o Banco Central, isso não é possível, pois não existe notificação de agendamento para quem deveria receber, apenas para quem transfere.

Todos os agendamentos são golpe?

Não. É comum agendar pagamentos para datas como o quinto dia útil, quando o salário ou benefício de algumas pessoas costuma ser pago. Mas, para evitar enganos e pagamentos feitos duas vezes, avise a pessoa ou a empresa que vai receber o valor sobre o agendamento.

? Leia também: Tudo sobre como funciona o Pix: limite, parcelamento e muito mais.

Como saber se o Pix não é golpe?

Além de sempre pedir o comprovante de pagamento, é recomendável conferir as principais informações do documento:

✅ Repare na fonte usada e desconfie de erros de português e letras ilegíveis;

✅ Compare os dados do pagador e os seus, como: nome completo e parte do CPF;

✅ Confira o logo do banco e outras informações comuns em um comprovante de pagamento (data e hora da transferência, autenticação, canal, etc.).

? Leia também: Tem como cancelar um Pix? O que fazer nesse caso?

Proteja-se com a Superdigital!

O golpe tá aí… e a Superdigital te ajuda a escapar dele! Perfis fakes, emails, links, mensagens falsas e ligações suspeitas. Esses são só alguns exemplos de golpes que têm bombado por aí. Pensando em alertar e proteger seus clientes, a Superdigital prepara mensalmente conteúdos sobre as táticas mais usadas e os sinais para ficar alerta e fugir das ciladas.

Veja aqui mais posts como este e saiba como proteger a sua conta, suas informações pessoais e sua vida financeira de criminosos. ?‍♀️?