Imagine só abrir o seu app bancário e fazer uma rápida consulta, até que você percebe que o saldo da conta é bem maior do que você tinha antes. Será que o fulano finalmente quitou aquela dívida? Caiu um abono salarial que você não esperava? Ou, ainda, alguém depositou dinheiro na sua conta bancária, mas por engano?

O que você decide fazer em seguida pode impactar positiva ou negativamente a sua vida. Quer ver só? Confira abaixo as recomendações mais seguras para situações assim e dicas de como evitar fazer depósitos por engano.

Depositaram dinheiro na minha conta, o que faço?

O primeiro passo ao perceber um depósito ou transferência por engano é identificar a origem desse dinheiro. Nas transações, por exemplo, é possível conferir o nome da pessoa que enviou o valor para a sua conta.

Depois de reunir informações, como valor, data e horário do depósito ou transferência, vá até a sua instituição financeira e informe o erro.

#SuperDica: algumas pessoas chegam a enviar um Pix de baixo valor para informar sobre o erro, já que o serviço permite inserir “apelido/nome” para a transação. Apesar disso, para que não aconteça mais complicações, o recomendado é ir até o banco.

?Leia também: Veja por que emprestar o cartão ou a conta pode te prejudicar.

Depositaram dinheiro na minha conta e eu gastei… 

Se já tiver gasto parte ou toda quantia depositada na sua conta, procure o banco da mesma forma. Segundo os artigos 876 e 884 do Código Civil, a pessoa que recebe um dinheiro por engano é obrigada a devolver o valor, seja uma transferência do banco ou de outro cliente:

Art. 876. Todo aquele que recebeu o que lhe não era devido fica obrigado a restituir [...].

Em casos de transferências feitas pelo banco, o valor que foi gasto pode ser negociado e pago em parcelas. Já para pagamentos feitos por outros clientes, é possível que ambas as partes cheguem a um acordo e negociem a melhor maneira do estorno ser feito.

?Leia também: Confira qual é o dígito e a agência da sua conta Superdigital.

O que acontece se eu não devolver? 

Apesar de serem situações raras, pessoas ou bancos que fizeram a transferência por engano, solicitaram a devolução para a outra parte e não tiveram sucesso, podem acionar a Justiça para ter o valor devolvido. 

#SuperDica: evite gastar, sacar ou transferir o dinheiro depositado por engano. Além de dificultar a devolução, você ainda corre risco de ser processado.

?Leia também: Faz um Pix? Como cobrar uma dívida sem perder a amizade.

Depositei dinheiro na conta errada, e agora?

O processo é o mesmo de quem recebeu o dinheiro: procurar a sua instituição financeira e informar o ocorrido. Apesar do banco oferecer todo suporte para o cliente, a devolução é responsabilidade da pessoa que recebeu o valor.

?Leia também: Fez uma transferência para conta errada? Veja o que fazer.

O golpe tá aí… e a Superdigital te ajuda a escapar dele!

Perfis fakes, emails, links, mensagens falsas e ligações suspeitas: esses são só alguns exemplos de golpes que têm bombado por aí. Pensando em alertar e proteger seus clientes, a Superdigital prepara, mensalmente, conteúdos sobre as táticas mais usadas e sinais para ficar alerta e fugir das ciladas. 

Veja aqui mais posts como este e saiba como proteger a sua conta, informações pessoais e vida financeira de criminosos. ?‍♀️?