“Opa, opa, olha o carro da oportunidade de emprego passando na sua rua!” Reconheceu a frase? Parece diferente da original que anuncia ovos, certo? E se a gente te contar que tem muitos golpistas usando de falsas promessas de emprego para enganar e roubar dados pessoais de vítimas? Conheça abaixo o golpe do trabalho meio período e como reconhecer uma vaga verdadeira.

O que é o golpe do trabalho meio período?

Se você é atento aos SMS e às mensagens que chegam no seu celular, então provavelmente já se deparou com a seguinte situação: um número desconhecido, de um suposto gerente de projetos, chega anunciando que você foi selecionado para um emprego meio período, com salário alto (normalmente, acima de um salário mínimo).

A oportunidade parece ser boa demais para ser verdade. E é. Tudo se trata de uma farsa com o objetivo de atrair vítimas por meio de algo muito desejado: um emprego que pague bem, trabalhando por menos. 

? Leia também: Fica esperto: conheça o novo golpe do SMS e como se proteger.

E como funciona a fraude do trabalho meio período? 

Depois de ganhar a atenção da vítima, o golpista a influencia a clicar em um link desconhecido para seguir com a falsa oportunidade. Assim que a vítima entra no link, uma nova conversa é iniciada automaticamente por WhatsApp, onde o suposto gerente de projetos dá continuidade ao golpe.

Durante a conversa, além de obterem informações pessoais da vítima, os criminosos também instigam a pessoa a “adquirir” um “curso preparatório” para só então entrar na lista de recrutamento. 

Além de perder o dinheiro investido, a pessoa também corre o risco de cair em um esquema de phishing, que usa táticas da engenharia social para roubar dados e invadir contas e apps bancários.

Oportunidades na Amazon e no Mercado Livre também são falsas?

Sim. Segundo ambas as empresas, nenhuma oportunidade de trabalho é enviada por SMS ou apps de mensagens, muito menos são solicitadas informações como login e senha, códigos enviados, etc.

Como se proteger deste tipo de golpe?

O primeiro passo ao reconhecer uma tentativa de fraude de trabalho meio período é não clicar em qualquer link enviado. Dessa forma, você evita que os cibercriminosos invadam o seu perfil nas redes sociais ou nas contas em apps bancários.

Caso identifique a fraude, também não é recomendado puxar assunto ou brincar com a situação, evitando, assim, que o golpista tenha acesso a mais informações pessoais suas, como foto, nome, lista de contatos, etc.

Por fim, não se esqueça de conferir se a oportunidade é realmente verdadeira. Para isso, basta pesquisar por vagas em aberto e páginas de banco de talentos da empresa.

#SuperDica: não confie em processos seletivos que cobram taxa de inscrição ou cursos preparatórios. Na grande maioria, são apenas criminosos se passando por recrutadores.

? Leia também: É fã de sorteios no Instagram? Então você precisa saber disso.

O golpe tá aí… e a Superdigital te ajuda a escapar dele!

Perfis fakes, emails, links, mensagens falsas e ligações suspeitas. Esses são só alguns exemplos de golpes que têm bombado por aí. Pensando em alertar e proteger seus clientes, a Superdigital prepara, mensalmente, conteúdos sobre as táticas mais usadas e os sinais para ficar alerta e fugir das ciladas.

Veja mais posts como este e saiba como proteger a sua conta, suas informações pessoais e sua vida financeira de criminosos. ?‍♀️?