Por mais que a tecnologia tenha possibilitado a diminuição de correspondências e a facilidade de, hoje em dia, quitar dívidas em apps bancários, ainda existem cartas e envios importantes por correio. O problema é que criminosos passaram a usar desse meio para enviar falsas correspondências para as vítimas, como é o caso do golpe da falsa guia do Simples Nacional.

Ficou confuso? Não esquenta! Confira abaixo como funciona esse golpe e maneiras de se proteger das tentativas fraudulentas.

O que é o golpe da falsa guia do Simples Nacional?

A principal característica do golpe da falsa guia do Simples Nacional é o envio de correspondências para empreendedores, normalmente contribuintes, idênticas a um boleto de cobrança, mas com logo, nome e cores do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

A falsa guia também possui uma data limite para pagamento — normalmente um prazo super apertado, com juros altíssimos e palavras difíceis, usadas exatamente para passar um ar mais “sério” e confundir a vítima.

Ao tentar pagar a guia, por Pix, o nome do beneficiário que aparece é SIMPLES PAGAMENTO ONLINE LTDA. Junto a tudo isso, e com medo de pagar multa, os contribuintes acabam quitando o valor, sem saber que não passava de um golpe.

? Leia também: Valores a Receber: como evitar golpes por links, emails e ligações.

Tentativas de fraude ganharam força nos últimos anos

Segundo levantamento do Indicador de Tentativas de Fraude, da Serasa Experian, o brasileiro sofre uma tentativa de golpe a cada 8 segundos. Agora, imagine a quantidade de pessoas que devem cair diariamente em tentativas que se adaptam frequentemente, seja por aplicativos de mensagens, redes sociais, falsos anúncios e até cartas, como é o caso do Simples Nacional.

? Leia também: Tudo sobre engenharia social e como se proteger desta tática.

Como se proteger da falsa guia do Simples Nacional?

O primeiro passo para se proteger de golpes como o da falsa guia do Simples Nacional é não reagir imediatamente. Antes, leve em consideração os alertas mais comuns de tentativas de fraudes:

• Urgência para realizar um pagamento: o prazo de validade está muito próximo ou existe uma multa alta, com juros que assustam só de pensar? Cuidado, pode se tratar de um golpe.

Esta é uma das táticas usadas para causar uma reação imediata da vítima, que tem medo de sair prejudicada financeiramente. Pense, com calma, e ligue para os canais de atendimento oficiais do órgão responsável pela cobrança.

• Erros de português ou má qualidade da correspondência: outro alerta para sempre estar atento são os erros gramaticais ou as imagens de baixa qualidade, que podem ser modificadas sem muito esforço por golpistas.

• “Novo procedimento”: caso a cobrança seja feita sem aviso prévio, por meio de envios assim, procure se informar com outros declarantes se eles também receberam a mesma guia. Lembre-se de entrar em contato pelos canais oficiais de atendimento da empresa.

#SuperDica: confira se você possui algum débito em aberto apenas no portal e-CAC ou no próprio portal do Simples Nacional.

? Leia também: Veja como funciona o atendimento Superdigital e tire suas dúvidas.

O golpe tá aí… e a Superdigital te ajuda a escapar dele!

Perfis fakes, emails, links, mensagens falsas e ligações suspeitas. Esses são só alguns exemplos de golpes que têm bombado por aí. Pensando em alertar e proteger seus clientes, a Superdigital prepara, mensalmente, conteúdos sobre as táticas mais usadas e sinais para ficar alerta e fugir das ciladas.

Veja mais posts como este aqui e saiba como proteger a sua conta, informações pessoais e vida financeira de criminosos. ?‍♀️?