Disponível para consulta desde 14 de fevereiro, o Sistema Valores a Receber planeja devolver aos brasileiros que têm algum dinheiro “esquecido” em instituições financeiras. Mas é preciso estar atento: junto com a grana, surgiram golpes e fraudes que usam o serviço como isca para atrair vítimas.

Abaixo, a Superdigital reuniu dicas e alertas simples para você reconhecer e fugir de golpes que possam te causar algum prejuízo financeiro. Bora conhecer mais?

E o que são os Valores a Receber?

Pensando em ajudar o brasileiro a resgatar o dinheiro esquecido em bancos, consórcios e outras instituições financeiras, o Banco Central criou uma ferramenta chamada “Sistema Valores a Receber” (SRV). Ao acessá-la e após informar o seu CPF ou CNPJ e a data de nascimento, é possível descobrir se você tem algum valor retido.

Esses valores podem surgir de resquícios em contas fechadas, juros, taxas e até centavos que foram cobrados a mais ou deixados em contas com pouca ou nenhuma movimentação.

? Leia também: Saiba como vai funcionar o pagamento dos Valores a Receber e outras dúvidas.

Valores a Receber: cuidado com os golpes.

Hoje em dia é possível perceber algumas táticas que os golpistas usam para aplicar golpes, como clonar cartões, invadir contas, etc. Phishing, ligações falsas, são algumas delas. Isso acontece tanto nas redes sociais como em aplicativos de mensagem. E, infelizmente, com o Sistema de Valores a Receber não foi diferente.

Segundo uma projeção da PSafe, mais de 560 mil pessoas já foram vítimas de criminosos que usaram o serviço para aplicar golpes. Esses dados foram somados à quantidade de pessoas que acessaram sites falsos e acabaram fornecendo seus dados pessoais.

Na maioria das vezes, esses sites são enviados dentro de mensagens em grupos com alguma chamada muito atrativa, o que faz com que os usuários cliquem sem antes conferir.

Além disso, vale reforçar que o Banco Central não contrata o serviço de outras empresas “representantes” para facilitar o desbloqueio do dinheiro ou agilizar qualquer pagamento. Cabe a você consultar se possui algum valor retido e retornar na data correta para solicitar o pagamento do débito.

#SuperDica: ao receber um telefonema suspeito, não dê informações privadas, desligue e procure o atendimento oficial da empresa. Vale lembrar também que o único site correto para consulta do SVR é: valoresareceber.bcb.gov.br/publico/ . Combinado?

Como resgatar o dinheiro esquecido?

Para solicitar o pagamento desses valores, é preciso voltar na data informada pelo Sistema — aquela primeira consulta que você fez, sabe? Em alguns casos, será possível receber o dinheiro esquecido por Pix. Depois de informar alguns dados e a sua chave Pix, o valor cairá em até 12 dias úteis.

#SuperDica: ainda não tem a sua chave cadastrada na Superdigital? Veja como é simples ter a sua aqui.

Caso perca a data para retorno, você ainda pode contar com a repescagem para solicitar o pagamento. Se ainda assim você não conseguir, basta aguardar as novas datas do BC e voltar a pedir.

? Leia também: Veja mais conteúdos sobre golpes e dicas de segurança. Proteja o seu dinheiro!

A Superdigital está aqui para descomplicar sua vida.

Seja para mostrar como resgatar os Valores a Receber de forma segura ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Abra a sua conta digital de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Quer saber como? É só baixar o app da Superdigital neste link, se cadastrar e começar a usar!