Quem aí nunca ouviu a música “cada um no seu quadrado” e ficou com essa frase na cabeça, né? Mas e se a gente levasse ela pra vida real? Ainda mais se o assunto for emprestar o cartão ou conta para um amigo, vizinha, namorado, mãe, conhecido…

Em todos os casos, ter a sua conta ou o seu cartão emprestados para outro pode te prejudicar não só financeiramente, mas também gerar complicações mais sérias até com a polícia. Quer saber como evitar cair nessa cilada? Então se liga. ?

5 motivos para não emprestar o cartão ou a conta:

Recusar um pedido de empréstimo é sempre delicado, né? Você pensa na consideração que sente pela pessoa, imagina o tipo de situação e apertos que ela está passando e, quando menos imagina, está cedendo ao pedido de ajuda.

Mas, apesar de o ato ser inofensivo, é preciso estar atento às encrencas que você pode se envolver quando o assunto é emprestar dinheiro no cartão ou oferecer a sua conta para alguém.

Entre as consequências de um empréstimo, estão:

1. Origem suspeita do dinheiro ? — receber um pedido de depósito na sua conta, seja por qual motivo for, deve ser o primeiro alerta vermelho de que algo está errado. Ah, e não estamos falando daquele Pix que seu amigo fez uma vez, depois do rolê, beleza?

Emprestar a sua conta para outras pessoas, sejam elas próximas ou apenas conhecidas, enquanto um valor alto é depositado na sua conta com frequência, gera suspeitas não só do próprio dono da conta, como também das autoridades. Em específico aquelas que investigam laranjas e lavagem de dinheiro.

2. Abertura de conta ? — sabemos que existem diversos bancos com restrições para negativados, certo? Abertura de conta, cartão de crédito e cheque, por exemplo, são alguns dos serviços cortados para pessoas com nome sujo.

Mas, apesar de ter opções de abertura de conta para negativados, é comum o pedido de empréstimo de conta surgir em algum momento, ainda mais se você tiver um bom status financeiro.

Nesse tipo de caso, a vítima acaba cedendo aos pedidos para abrir uma conta ou pedir um cartão e, no final, fica apenas a má experiência e o débito negativado no banco.

3. Nome sujo ? — este é um dos maiores medos de quem decide emprestar o cartão ou a conta para alguém. Isso porque existem diversas opções para acabar com o nome na praça e todas giram em torno do atraso de pagamento.

Seja para realizar compras parceladas, comprar algo no cartão sem a sua companhia ou até salvar os dados para compras futuras, as possibilidades de dar ruim e sair no prejuízo são altas demais para arriscar.

4. O banco não se responsabiliza ? — assim como as transferências para outras contas são de responsabilidade do cliente, o mesmo vale para empréstimo de cartão ou conta, seja física ou virtual.

Afinal, como explicar (e provar!) que alguém de confiança seria capaz de gerar prejuízo a você, certo? Por isso, leve em consideração este ponto antes de oferecer sua conta e cartão.

Diminuição do score ? — por fim, lembre-se da importância que a pontuação de bom pagador pode ter na sua rotina, já que ela será responsável por garantir um financiamento de carro ou residência, limite de crédito, etc. Isso só será possível se o seu CPF estiver em dia, assim como as contas e boletos.

? Leia também: Já sabe como consultar o score? Vem que a gente te mostra.

Como negar um pedido de empréstimo?

Agora que você já sabe da importância de não emprestar o seu cartão ou conta para alguém, bora partir para as dicas e como dizer não para alguém? ?‍♀?

Ah, e pode ficar tranquilo: apesar de serem 3 letrinhas, a dificuldade de dizer ‘não’ tem origens mais complexas, que até a psicologia explica.

1. Seja delicado: se colocar no lugar do outro pode ajudar muito na hora de negar o pedido. Pensando nisso, tente ser o mais delicado que puder, diga que entende a situação, que sente muito, mas que no momento não pode contribuir dessa forma.

2. Justifique, mas só se desejar: explique o por quê de não emprestar o cartão ou conta de uma maneira que você não fique desconfortável. Fale sobre os compromissos e planos que você tem e como esse empréstimo não cairia bem agora.

3. Ofereça alternativas: apesar de não oferecer ajuda financeira, é possível pesquisar opções para o outro, seja buscando bancos para negativados ou até mesmo recomendando aquele trampo para ter uma renda extra.

#SuperDica: priorize o seu bem-estar financeiro e não se sinta culpado por isso. Se a pessoa for sensata, ela vai entender os seus motivos. ?

A Superdigital está aqui para descomplicar sua vida.

Seja para mostrar por que não emprestar o seu cartão e a sua conta ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Abra a sua conta digital de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Quer saber como? É só baixar o app da Superdigital neste link, se cadastrar e começar a usar!

Não fique de fora! Confira mais conteúdos para dicas segurança contra golpes:

• “Golpe do Ray-Ban” invade perfis e publica falsos anúncios.
• Golpe na OLX: como comprar e vender em segurança?
• Como proteger a sua empresa de golpes e fraudes?