Você provavelmente já ouviu falar de “A casa”, onde não tinha teto, não tinha chão, não tinha nada. Apesar de ser apenas uma música, famosa entre as crianças, existem adultos que acabam levando isso ao pé da letra. É o caso do golpe da casa na praia, também conhecido como golpe do “Alugue temporada”.

Aproveitando as férias e viagens em épocas sazonais, criminosos anunciam falsas residências para locação, onde a vítima acaba perdendo não só o dinheiro do aluguel, mas também o local para ficar.

O que é o golpe da casa na praia?

O golpe da casa na praia, como o próprio nome diz, é um tipo de fraude onde a vítima encontra um anúncio online, com fotos e detalhes que parecem ser reais, de locais lindos — normalmente, próximos à praia —, por um preço super em conta.

Depois de entrar em contato e mostrar interesse na locação, a pessoa é pressionada a pagar um adiantamento ou “sinal” da locação. Todo o processo é feito nos conformes, até que ela chega ao local e acaba encontrando um imóvel diferente do combinado.

Em alguns casos, os criminosos clonam anúncios verdadeiros e utilizam fotos e informações publicados em outros sites, enquanto fingem se passar pelo proprietário.

? Leia também: Entenda a clonagem de chip e veja como se proteger.

Dicas para se proteger de um falso anúncio:

Para se proteger deste tipo de golpe, é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes:

Imagens — fotos de má qualidade ou poucas imagens do local são o primeiro aviso de que pode se tratar de uma fraude. Se puder, faça uma chamada de vídeo e peça para mostrar o lugar.

Endereço — procure por imagens do local com serviços de visualização de mapas, como Google Maps. Dessa forma, você garante que a casa é a mesma que aparece anunciada.

Preço — um valor muito baixo é outro sinal que você deve prestar atenção. Por mais que pareça algo imperdível, valores muito abaixo do esperado costumam ser fraudes, justamente por atraírem as vítimas com mais facilidade.

Além desses sinais, o comportamento do anunciante deve ser outro ponto de atenção ao alugar uma residência por temporada. Caso ele esteja apressado para fechar o negócio, queira pagamento adiantado, deixe de dar informações sobre a residência ou não responda às mensagens e ligações, desconfie e não feche a locação.

Se já suspeita ter caído no golpe da casa na praia, procure a polícia e abra um boletim de ocorrência. Lembre-se de citar todos os detalhes possíveis: número de telefone, nomes, etc.

Não vá embora ainda! Conheça mais conteúdos sobre segurança e evite dores de cabeça:

Embaçado! Conheça o golpe do motoboy e como se proteger.
• Golpe na OLX: como comprar e vender em segurança.

• Cuidado! 4 tipos de golpe com cartão que você não sabia.

Clientes Superdigital só têm vantagens!

Seja para mostrar como se proteger do golpe de aluguel por temporada ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Abra a sua conta digital de forma rápida e acessível, sem precisar enfrentar filas de banco e sem consulta no SPC/Serasa. Quer saber como? É só baixar o app da Superdigital neste link, se cadastrar e começar a usar!