Quem nunca passou pelo momento tenso de tentar realizar uma compra e descobrir que o cartão está bloqueado? Sabemos como essa situação pode ser frustrante. Mas fique tranquilo, antes de tentar realizar a mesma compra várias vezes, confira os possíveis motivos do seu cartão ter sido bloqueado e o que fazer para desbloqueá-lo. Bora saber mais?
O que é o bloqueio de cartão?
Quando você tem um cartão bloqueado, a operadora responsável não permite compras, saques ou qualquer tipo de transação financeira. Normalmente, o bloqueio de um cartão é descoberto por meio de uma compra negada, por um aviso no visor da tela da maquininha ou pelo próprio app do seu banco.
?Leia também: Conta Superdigital bloqueada? Não esquenta! Veja como resolver.
Por quais motivos um cartão pode ser bloqueado?
Os motivos para um cartão — de débito, de crédito ou pré-pago — ser bloqueado podem variar:
1- Compras e pagamentos suspeitos.
As instituições financeiras estão sempre atentas a atividades incomuns ou transações suspeitas. Afinal, elas querem proteger você de possíveis fraudes. Então, quando você faz compras em valores fora do comum, o sistema de segurança entra em ação e coloca o cartão para investigação. É como se ele estivesse dizendo: "Ei, tem algo de estranho aqui, vamos dar uma olhada!".
2- Atraso no pagamento da fatura.
Quando você acumula algum atraso no pagamento da fatura, seu cartão pode não passar até que você quite o valor devido. As instituições financeiras precisam garantir que os clientes estejam em dia com as contas, então é essencial manter os boletos em ordem para evitar surpresas desagradáveis.
3- Limite ultrapassado
Quando você excede o limite de crédito do seu cartão, é provável que ele seja bloqueado temporariamente. Os bancos que oferecem cartão de crédito estabelecem um limite para evitar tentativas de fraudes e compras acima do valor disponível — baseado no score e nos ganhos financeiros do cliente.
4- Dados desatualizados
Se você mudou de endereço ou telefone, ou fez uma atualização nos seus dados pessoais, mas esqueceu de informar à instituição financeira, é provável que seu cartão seja bloqueado. As empresas precisam ter informações atualizadas para garantir que você seja o verdadeiro dono do cartão. Portanto, fique atento e mantenha seus dados em dia para evitar dores de cabeça.
Quando um cartão Superdigital é bloqueado?
Na Superdigital, o cartão só fica indisponível se a conta digital estiver bloqueada. Isso pode acontecer por questão de segurança ou por mais de 90 dias sem atividade na conta.
Ou seja: caso você não utilize a sua conta digital para qualquer transação financeira (Pix, pagamentos, transferências etc) por 90 dias, a conta e o seu cartão estarão bloqueados temporariamente.
?Leia também: Cartão para quem tem nome sujo: veja como pedir o seu aqui.
Como faço para desbloquear o cartão Superdigital?
Para desbloquear o seu cartão, é preciso normalizar primeiro o status da conta. Para isso, o cliente precisará entrar em contato com a central de atendimento da Superdigital e realizar a confirmação de identidade/dados, além de um depósito.
Quanto tempo até o cartão Superdigital ser desbloqueado?
A Superdigital realiza o desbloqueio da conta e do cartão físico e digital em até 3 dias. Funciona assim:
Ao entrar em contato com a central de atendimento, a sua conta volta a ficar ativa. Mas, para o desbloqueio completo, é preciso realizar um depósito de qualquer valor por Pix, TED ou outra forma de pagamento. Os três dias são apenas o período necessário para contabilizar esse depósito.
Caso isso não aconteça, a conta volta a ser bloqueada, assim como o cartão, sendo necessário entrar em contato com o atendimento novamente e repetir o processo.
?Leia também: É vapt-vupt: veja como atualizar o aplicativo Superdigital rapidinho.
Confira os canais de atendimento oficiais da Superdigital:
Pensando em facilitar o processo de atendimento, a Superdigital oferece mais de uma opção para você tirar suas dúvidas e conseguir resolver alguma pendência, tudo isso sem precisar sair de casa. Só vantagens, né? ?
Você pode falar com a gente por:
✅ SMS: mande uma mensagem gratuita a qualquer hora com a palavra SUPER para o número 27595.
? SuperAssistente Virtual: use o chat de suporte pelo app ou site.
? Inbox: mande mensagem no Facebook da Superdigital Brasil.
#SuperDica: a Superdigital não realiza atendimento no Instagram. Caso receba qualquer mensagem no seu perfil, desconfie.
Ou, se preferir, ligue pra gente:
☎ 4090 1450 (capitais e regiões metropolitanas).
☎ 0800 090 1450 (demais localidades).
? Leia também: Problemas na sua conta Superdigital? Veja como resolver.
Ainda não segue nossos perfis oficiais? Confira:
? Facebook: https://www.facebook.com/SuperdigitalBrasil/
? Instagram: https://www.instagram.com/superdigitalapp/
Qual o horário de atendimento da Superdigital?
O horário de atendimento da Superdigital é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Para conferir o atendimento durante feriados, siga a nossa página no Facebook e fique atento às atualizações.