Quem nunca passou pelo momento tenso de tentar realizar uma compra e descobrir que o cartão está bloqueado? Sabemos como essa situação pode ser frustrante. Mas fique tranquilo, antes de tentar realizar a mesma compra várias vezes, confira os possíveis motivos do seu cartão ter sido bloqueado e o que fazer para desbloqueá-lo. Bora saber mais?

O que é o bloqueio de cartão?

Quando você tem um cartão bloqueado, a operadora responsável não permite compras, saques ou qualquer tipo de transação financeira. Normalmente, o bloqueio de um cartão é descoberto por meio de uma compra negada, por um aviso no visor da tela da maquininha ou pelo próprio app do seu banco.

?Leia também: Conta Superdigital bloqueada? Não esquenta! Veja como resolver.

Por quais motivos um cartão pode ser bloqueado?

Os motivos para um cartão — de débito, de crédito ou pré-pago — ser bloqueado podem variar:

1- Compras e pagamentos suspeitos.

As instituições financeiras estão sempre atentas a atividades incomuns ou transações suspeitas. Afinal, elas querem proteger você de possíveis fraudes. Então, quando você faz compras em valores fora do comum, o sistema de segurança entra em ação e coloca o cartão para investigação. É como se ele estivesse dizendo: "Ei, tem algo de estranho aqui, vamos dar uma olhada!".

2- Atraso no pagamento da fatura.

Quando você acumula algum atraso no pagamento da fatura, seu cartão pode não passar até que você quite o valor devido. As instituições financeiras precisam garantir que os clientes estejam em dia com as contas, então é essencial manter os boletos em ordem para evitar surpresas desagradáveis.

3- Limite ultrapassado

Quando você excede o limite de crédito do seu cartão, é provável que ele seja bloqueado temporariamente. Os bancos que oferecem cartão de crédito estabelecem um limite para evitar tentativas de fraudes e compras acima do valor disponível — baseado no score e nos ganhos financeiros do cliente.

4- Dados desatualizados

Se você mudou de endereço ou telefone, ou fez uma atualização nos seus dados pessoais, mas esqueceu de informar à instituição financeira, é provável que seu cartão seja bloqueado. As empresas precisam ter informações atualizadas para garantir que você seja o verdadeiro dono do cartão. Portanto, fique atento e mantenha seus dados em dia para evitar dores de cabeça.

Quando um cartão Superdigital é bloqueado?

Na Superdigital, o cartão só fica indisponível se a conta digital estiver bloqueada. Isso pode acontecer por questão de segurança ou por mais de 90 dias sem atividade na conta.

Ou seja: caso você não utilize a sua conta digital para qualquer transação financeira (Pix, pagamentos, transferências etc) por 90 dias, a conta e o seu cartão estarão bloqueados temporariamente.

?Leia também: Cartão para quem tem nome sujo: veja como pedir o seu aqui.

Como faço para desbloquear o cartão Superdigital?

Para desbloquear o seu cartão, é preciso normalizar primeiro o status da conta. Para isso, o cliente precisará entrar em contato com a central de atendimento da Superdigital e realizar a confirmação de identidade/dados, além de um depósito.

Quanto tempo até o cartão Superdigital ser desbloqueado?

A Superdigital realiza o desbloqueio da conta e do cartão físico e digital em até 3 dias. Funciona assim:

Ao entrar em contato com a central de atendimento, a sua conta volta a ficar ativa. Mas, para o desbloqueio completo, é preciso realizar um depósito de qualquer valor por  Pix, TED ou outra forma de pagamento. Os três dias são apenas o período necessário para contabilizar esse depósito.

Caso isso não aconteça, a conta volta a ser bloqueada, assim como o cartão, sendo necessário entrar em contato com o atendimento novamente e repetir o processo.

?Leia também: É vapt-vupt: veja como atualizar o aplicativo Superdigital rapidinho.

Confira os canais de atendimento oficiais da Superdigital:

Pensando em facilitar o processo de atendimento, a Superdigital oferece mais de uma opção para você tirar suas dúvidas e conseguir resolver alguma pendência, tudo isso sem precisar sair de casa. Só vantagens, né? ?

Você pode falar com a gente por:

✅ SMS: mande uma mensagem gratuita a qualquer hora com a palavra SUPER para o número 27595.

? SuperAssistente Virtual: use o chat de suporte pelo app ou site.

? Inbox: mande mensagem no Facebook da Superdigital Brasil.

#SuperDica: a Superdigital não realiza atendimento no Instagram. Caso receba qualquer mensagem no seu perfil, desconfie.

Ou, se preferir, ligue pra gente:

☎ 4090 1450 (capitais e regiões metropolitanas).

☎ 0800 090 1450 (demais localidades).

? Leia também: Problemas na sua conta Superdigital? Veja como resolver.

Ainda não segue nossos perfis oficiais? Confira:

? Facebook: https://www.facebook.com/SuperdigitalBrasil/

? Instagram: https://www.instagram.com/superdigitalapp/

Qual o horário de atendimento da Superdigital?

O horário de atendimento da Superdigital é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Para conferir o atendimento durante feriados, siga a nossa página no Facebook e fique atento às atualizações.