Quem não gosta de um pão fresco e quentinho? Hmmm, chega a manteiga derrete! Mas o que parecia ser só uma refeição agradável é, na verdade, uma ótima oportunidade de ter renda extra! Veja abaixo as principais dicas de como fazer pães para vender e lucrar o ano inteiro!

Por que fazer pães para vender?

Um dos alimentos mais antigos do mundo, o pão surgiu há 6 mil anos, quando os egípcios descobriram a fermentação do trigo. Na época, o alimento era considerado um símbolo de poder e presença obrigatória na mesa.

Com o passar do tempo, as receitas mudaram e deram origem a pães doces, salgados, recheados e de diferentes formas. E o consumo só aumenta: no Brasil, o consumo de pão francês chega a 704 toneladas por mês.

Além disso, a panificação segue entre os seis maiores segmentos da indústria do país, segundo uma pesquisa do Sebrae.

Agora, se você está em dúvida sobre produzir pães caseiros do zero ou fechar uma parceria com empresas que vendem alimentos congelados, saiba que, dos pães consumidos por brasileiros, 86% são artesanais e 52% são do tipo francês. Incrível, né?

E como fazer pão caseiro para vender?

Existem alguns fatores importantes na produção de qualquer item para venda. Entre os principais, estão: ter um orçamento, conhecer o seu público, saber do seu diferencial, definir seus produtos e ter um planejamento.

Ficou confuso? Calma que a gente te ajuda:

O primeiro passo para vender pães é conhecer o seu orçamento: quanto seria necessário desembolsar em cada receita? Qual é o lucro esperado das vendas? De quanto seria a sua mão de obra?

Outro ponto importante para saber como fazer pães para vender é conhecer o seu público-alvo: pessoas que saem cedo para trabalhar e estudar, donas de casa ou até comerciantes são pessoas com potencial para serem clientes.

Para fugir do comum, é recomendável ter algum diferencial dos outros concorrentes. Por exemplo:

Investir em um veículo que anuncie a venda de pães (seja moto, carro ou até bicicleta);

Oferecer pães para pessoas com intolerância a lactose ou glúten;

Aproveitar a oportunidade para vender geleias, molhos e condimentos que vão bem com esse alimento.

Definir o seu produto também deve entrar na lista de prioridades: vai ter um cardápio fixo? Aceitaria encomendas? Seriam apenas pães doces ou salgados? Ou os dois juntos?

#SuperDica: caso esteja em dúvida, procure alternar as opções de pães e fique atento aos pedidos do público.

Por último, mas não menos importante: tenha um planejamento. Defina metas e os próximos passos do seu negócio. Mesmo que ele tenha começado apenas como uma ajuda financeira, com o tempo, é possível firmar parcerias com outras empresas e até profissionalizar o que antes era só uma fonte de renda.

#SuperDica: não se esqueça de deixar clara a data de validade para os produtos, mesmo sendo caseiros, combinado? Se possível, invista em embalagens seguras e que protejam o alimento por mais tempo.

? Leia também: Saiba o que vender no inverno para faturar muito!

Precisando de uma renda extra? A Superdigital te ajuda!

Seja para mostrar como fazer pão para vender ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Conheça o SuperProfissa, a frente profissionalizante que reúne tudo o que você precisa para se preparar para o mercado de trabalho, para se recolocar ou para fazer aquela graninha no fim do mês. Saiba mais aqui!