É fã de quadrinhos, livros de fantasia, filmes, séries ou não abre mão de uma boa partida de game? Então você provavelmente já deve ter ouvido falar do Dia do Orgulho Nerd, data que promove a cultura geek com eventos, comemorações e, claro, muitos produtos nerds!

Caso você esteja perdido e ainda procura uma maneira de ter uma renda extra, fique atento às próximas dicas que a Superdigital tem para te dar! Confira abaixo o que significa o Dia do Orgulho Nerd e 7 alternativas para lucrar nessa época.

O que é o Dia do Orgulho Nerd?

Comemorado no dia 25 de maio, o Dia do Orgulho Nerd surgiu como forma de homenagear o escritor Douglas Adams, responsável pela série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias, uma obra de ficção científica bem humorada e que marcou diversas gerações.

Nessa data, também chamada de Dia da Toalha, fãs da série e nerds de todo o mundo todo celebram o mundo geek, seja carregando sua toalha no ombro, participando de eventos, assistindo ao seu filme favorito ou até fazendo cosplay de um personagem querido.

? Leia também: Dia do Economista: dicas para ser chefia do próprio dinheiro.

Por que investir no Dia do Orgulho Nerd?

Para colocar na balança se o investimento em produtos nerds vale mesmo a pena, é recomendável analisar como anda o mercado nesse setor, qual seria o seu público-alvo e como você poderia fazer parcerias para ganhar mais força nas vendas.

Segundo dados da pesquisa Geek Power, da empresa MindMiners em parceria com a Omelete Company, os consumidores do universo nerd, em sua maioria, são homens (63%) e mulheres (37%), com a faixa etária entre 24 anos (38%), 25 e 34 anos (40%) e entre 35 e 54 anos (22%). A maioria é solteiro (74%) e não tem filhos (87%).

Além disso, é possível acompanhar os recordes de bilheteria e streaming como termômetro para filmes e séries do momento — como é o caso das franquias de heróis que têm dominado o telão dos cinemas há anos.

Outra possibilidade que merece ser analisada é o público gamer, os jogos mais populares, streamers e vídeos de reação que viralizaram nos últimos tempos.

Por fim, lembre-se de ficar atento aos chamados booktubers (produtores de conteúdo sobre livros no formato de vídeos) e os perfis literários nas redes sociais. A partir de todas essas informações, você conseguirá identificar quais temas e produtos podem agradar mais o público.

? Leia também: Maio é o mês das noivas! Você sabe como e quanto custa organizar um casamento?

O que vender nesta data?

Agora que você já conhece o potencial do mercado geek, chegou a hora de conhecer 7 alternativas de produtos para fazer e vender nessa época do ano e, quem sabe, transformá-las em renda fixa?

Camisetas personalizadas: opções para casais, crianças e até pets são uma ótima pedida. Tente aproveitar a estampa, tecido ou modelagem para oferecer mais opções para os clientes, enquanto economiza nos itens de produção.

Doces e comidas marcantes: os fãs de anime conhecem bem as cenas onde os personagens preparam pratos lindos e em diversos ângulos — é só lembrar da paixão do Naruto por lámen, por exemplo. E que tal transformar essas cenas em realidade e criar um cardápio nerd de primeira?

Acessórios: usar o mesmo brinco que o seu personagem favorito ou carregar uma frase marcante de um filme em uma jóia traz um sentimento de conforto e pode ser a solução que você procurava para o Dia do Orgulho Nerd.

Roupas de cosplay: essa opção de renda extra pode dar um trabalhinho, mas, acredite, o público que realiza cosplays leva as competições a sério, o que contribui (e muito!) para quem já manja das costuras e procura um meio de ganhar dinheiro fazendo o que gosta.

Lives e reacts de games: você provavelmente já se deparou com um streamer, gamer ou influenciador digital reagindo a jogos populares. Experimente se aventurar no mundo dos streamers e, se preferir, chame uns amigos para curtir junto. Com o tempo, criando uma base boa de seguidores, é possível fazer parcerias pagas e promover seus produtos.

HQ e ilustrações: esta dica é perfeita para os ilustradores e artistas que produzem e divulgam suas obras por conta própria. Durante eventos grandes, como a CCXP, e até mais específicos, como a PerifaCon, existe a possibilidade de se candidatar para vender seus produtos — fanarts, quadrinhos, etc.

Aluguel de casa temática: quem se lembra da simpática toca dos hobbits em Senhor dos Anéis? O que poucos sabem é que existem réplicas espalhadas por diversos países que são alugadas (e disputadas) por fãs que procuram os espaços para curtir e descansar. Uma ótima oportunidade para ter renda o ano inteiro!

? Procurando o que fazer para vender e ganhar dinheiro? Chega aí!

Precisando de uma renda extra? A Superdigital te ajuda!

Seja para mostrar ideias do que vender no Dia do Orgulho Nerd ou para ajudar você a lidar com o seu dinheiro, a Superdigital está do seu lado.

Conheça o SuperProfissa, a frente profissionalizante que reúne tudo o que você precisa para se preparar para o mercado de trabalho, para se recolocar ou para fazer aquela graninha no fim do mês. Saiba mais aqui!