Sejam as comidas e tradições nordestinas, a saudade de casa ou as origens da sua família, o que não se pode negar é o sucesso das Casas do Norte, especialmente em regiões distantes, onde os alimentos, ingredientes e comidas típicas nem sempre são fáceis de encontrar.

Se você se identificou e quer investir no ramo, mas não sabe por onde começar, não se avexe, não. A Superdigital reuniu abaixo as principais dicas sobre como montar uma Casa do Norte, as vantagens desse tipo de negócio e o que é necessário para ter sucesso nas vendas. Bora conhecer mais?

O que são as Casas do Norte?

Lojas de produtos regionais, Casa do Norte e loja de produtos nordestinos são alguns dos nomes para os locais que vendem, basicamente, itens típicos do norte do Brasil, como: castanhas, carne seca, temperos, buchada, feijão de corda, farinha, pimenta, bebidas, etc.

A maioria dos comércios que levam esse nome foram fundados por migrantes nordestinos que já são familiarizados com os produtos e sabem usar o interesse do público — e de outros migrantes — para criar um negócio próprio e bem elaborado.

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Por que ter uma Casa do Norte?

Ainda que o público-alvo das Casas do Norte pareça ser muito específico, existem consumidores de produtos nordestinos que não necessariamente vieram do norte do país, mas que buscam ingredientes para restaurantes que oferecem pratos típicos, além de outros itens para consumo próprio.

Vale lembrar também que a população de migrantes nordestinos em regiões mais afastadas é alta. De acordo com o último censo do IBGE, por exemplo, a população de migrantes na Grande São Paulo chegou a ultrapassar os 3 milhões, sendo 1,3 milhão deles na capital. Ou seja: clientela não será um problema. ?

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7 dicas para montar uma Casa do Norte

Dizer um valor fixo para começar no ramo dos produtos nordestinos vai variar muito do tipo de mercadoria que você vai comercializar, quem será o seu fornecedor, o local escolhido para seu negócio e outros fatores importantes. Pensando nisso, veja abaixo 7 dicas essenciais para montar uma Casa do Norte, independentemente do seu orçamento:

1. Ofereça produtos de qualidade: saiba onde encontrar alimentos que possam conquistar os consumidores e gerar uma boa reputação para o seu negócio. Lembre-se que eles serão responsáveis pelo bom desempenho das vendas e da lista de novos clientes.

2. Tenha um fornecedor de confiança: quando se trata de produtos fornecidos por produtores de outras regiões, o cuidado precisa ser redobrado. Isso porque você precisará lidar com prazos, valores de transporte e possíveis atrasos na produção ou entrega dos materiais.

3. Escolha uma boa localização: neste caso, a recomendação é estudar o bairro onde você mora ou onde se concentra boa parte de migrantes ou comércios como mercados populares, sacolão e feiras de rua. Esses locais, especialmente aos fins de semana, costumam atrair uma quantidade de consumidores interessados.

4. Não tenha medo da concorrência: você deve estar pensando: “mas abrir um negócio perto de outros concorrentes?”. E sim, é exatamente essa a ideia. Ainda que haja outros mercados próximos à sua loja, pense no seu diferencial como empreendedor e na procura dos clientes por produtos que não são tão fáceis, baratos ou com a qualidade que você pode oferecer.

5. Regularize a sua loja: para que não haja complicações com os regulamentos legais e outros tramites burocráticos, procure organizar todas as documentações, licenças, notas e contratos necessários para o seu negócio seguir em pé e sem multas.

6. Saiba divulgar a sua marca: por mais que os produtos sejam tradicionais, a recomendação é usar a tecnologia ao seu favor. Crie um perfil de vendas nas redes sociais ou sites, fique por dentro das novidades e como dar uma cara “atual” para a sua Casa do Norte.

7. Esteja preparado para imprevistos: como falamos acima, os fornecedores, o transporte, a localização e os clientes são pontos delicados para o seu negócio. Por isso, crie fundos de emergência, tenha uma segunda opção de fornecedores — caso a primeira fure — e promoções/descontos que ajudariam a atrair consumidores. O importante é sempre inovar nas soluções, combinado?

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O que vender em uma Casa do Norte?

Tá preparado para anotar os principais ingredientes que não podem faltar na sua Casa do Norte? Então, lá vai:

• Carne seca e defumada;
• Queijos, requeijões e manteiga na garrafa;
• Doces (cocadas, rapadura, goiabada);
• Cereais, farinhas (tapioca, cuscuz, etc.);
• Frutas secas, castanhas, oleaginosas e temperos;
• Feijões e favas;
• Bolachas, biscoitos e bolos.

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