Oi, gente! Eu sou a Nathaly Dias, também conhecida no Instagram como a Blogueira de Baixa Renda, e tenho uma novidade: agora sou colunista do blog da Superdigital. Todo mês vou contar um pouco de como faço pra me organizar financeiramente e dividir umas dicas com vocês.

Conheci a Super em 2018 e desde então consigo entender mais sobre minha vida financeira e como consigo fazer a minha grana (pouca, por sinal) render mais.

Hoje vou falar um pouco sobre como a gente, que é baixa renda, consegue se virar e ir atrás de ter uma renda extra. Quer saber mais? Continue acompanhando!

Saiba o que você pode fazer pra se preparar para ter uma renda extra

Brasileiro é super criativo, né? Isso a gente já sabe. Por isso, eu tenho CERTEZA que você aí tem um talento ou uma habilidade especial que pode transformar em negócio e ganhar uma grana com isso. É aquilo: quando a gente se dedica de verdade em alguma coisa, quando coloca carinho e energia, tem tudo pra dar certo!

Eu, por exemplo, já fiz de tudo nessa vida. Mas uma das coisas em que eu realmente me senti empreendendo e vi o resultado disso foi vender meus bolos de pote. Como fiz isso? Vou explicar logo abaixo!

Planejamento é tudo! E é o início de tudo também.

O primeiro passo é o planejamento. Organizar mesmo, fazer listas, pesquisar na internet, visualizar como será o seu negócio com os prós e contras, além dos possíveis imprevistos que podem acontecer. Uma boa estratégia é fazer uma listinha (o famoso checklist) de tudo, como essa aqui:

- O que eu vou fazer?

- Do que vou precisar?

- Tenho tudo ou preciso comprar?

- Como será minha logística de produção e venda?

- Quanto pretendo vender por dia/mês?

- Quanto vou ter de lucro?

- Como vou divulgar o meu negócio?

- Como vou fidelizar o meu cliente? Ou seja, como vou fazer esse cliente voltar e comprar de novo?

- O que vou fazer com essa renda extra?

E esta última pergunta, meu povo, é a mais importante! Não dá pra ter um projeto de renda extra só por ter, só pra apagar incêndios. É preciso ter um objetivo de verdade! Com isso, a gente, que é baixa renda, consegue se organizar e se educar financeiramente para melhorar e muito a nossa situação.

Você sabe quais são os seus objetivos?

Ter objetivos claros em relação à nossa grana faz toda a diferença. É legal organizar todas as suas despesas fixas, quanto você gasta com cada coisa e as despesas variáveis, os possíveis contratempos que podem rolar ao longo do mês. A Superdigital já escreveu sobre isso aqui no blog. Quer ler? É só clicar aqui.

E aí com a grana extra você já consegue planejar também e, quem sabe, guardar um pouco, economizar, ter uma reserva para emergências. Aliás, nesse caso, a Superdigital pode ajudar muito nisso. Isso porque lá no app tem os cartões virtuais que a gente consegue nomear e guardar uma graninha pra fazer coisas legais. Por exemplo, você pode guardar R$ 20,00 pra ir ao cinema, fazer as unhas, ir ao estádio ver um jogo de futebol ou comprar uma coisa gostosa pra comer.

Claro que você pode economizar para emergências e questões que sejam super relevantes, mas, de vez em quando fazer o que a gente gosta e nos deixa feliz também é incrível e a gente merece! Então use sua criatividade, faça aquele seu hobby que você adora virar um negócio, se planeje, se organize e bora empreender.

Ah, e não para de acompanhar o blog da Super porque por aqui vai ter muito conteúdo legal sobre educação financeira e várias dicas para você saber como lidar melhor com o seu dinheiro. A Superdigital é uma conta digital sem enrolação, sabia? Não tem comprovação de renda, de endereço, nem análise de score de crédito ou consulta no SPC/Serasa. A conta digital Superdigital é pra todo mundo. Experimente! ?